Aprenda como gerar a CNH Digital sem precisar sair de casa e ir ao Detran

269

A CNH Digital é a versão digital da CNH impressa. CNH é a Carteira Nacional de Habilitação. E a versão digital tem feito o maior sucesso em vários estados brasileiros porque ela traz muitas vantagens e comodidade.

Por exemplo, ao gerar a CNH Digital, o motorista não precisa mais carregar a carteira impressa na carteira enquanto dirige, já que a versão digital tem a mesma validade.

No entanto, uma grande dúvida das pessoas na hora que ia emitir a versão digital é que tinham que ir até uma agência do Detran para fazer isso. Agora, a novidade é que isso não precisa mais acontecer: dá para emitir pelo aplicativo.

Dá para gerar o documento sem sair de casa

Através de um aplicativo gratuito, todos os portadores da CNH impressa que tenha o QR Code podem fazer a autenticação online para gerar o documento digital, que é a CNH Digital.

Essa é uma notícia nova, já que a geração do documento digital só era possível de ser autenticada após a ida, presencialmente, da pessoa até uma agência do Detran.

Lembrando que o serviço de geração é gratuito.

Hoje são mais de 26 milhões de brasileiros que tem a versão da CNH impressa com QR Code, que está inserida em todas as CNHs que foram impressas a partir de maior de 2017. Então, todas essas pessoas podem ter o documento digital.

Como gerar a CNH Digital?

Com essa informação em mãos, agora a dúvida é sobre como gerar o documento digital, certo? Mas, não se preocupe porque isso é mais simples do que parece.

O passo a passo começa com o download do app no seu celular. Se for um celular com sistema Android, por exemplo, você só tem que ir até a loja de apps da Google Play e baixar.

Aí, você vai fazer o login, com usuário e senha (se não tiver, vai criar um). Depois, você escanea o código de QR e faz a identificação biométrica também. Tudo isso é fácil porque você vai usar, apenas, a câmera do seu celular.

Bom, seguindo o passo a passo, agora é hora de informar o número de celular e criar a senha de 4 dígitos. Isso é importante porque toda vez que for abrir o app para ver a CNH Digital você vai usar a senha, mesmo offline.

Sobre o aplicativo

Praticamente todos os atuais celulares podem ter baixado no aplicativo da CNH Digital. Ele é importante porque será usado para abrir o documento digital, que tem a mesma validade do impresso.

Isso vale durante uma blitz policial, por exemplo.

O app é desenvolvido pela SERPRO e já foi baixado mais de 5 milhões de vezes. A última atualização é de 26 de abril deste ano e o tamanho dele é de, na média, 17 Mb.