Cartão do SUS: Como Solicitar Segunda Via Pela Internet.

2

O Sistema Único de Saúde, SUS, oferece a todos os pacientes cadastrados um cartão do sus gratuitamente. Esse cartão é necessário para consultas em qualquer posto de saúde pública do Brasil, pois com os sistemas automatizados ele permite que se tenha acesso a ficha e cadastro do paciente em qualquer lugar que ele esteja.

Caso você tenha perdido o seu cartão e tenha interesse em saber como ter a segunda via do cartão sus, continue lendo esse artigo que vamos contar tudo pra você.

O que é?

O cartão nacional do SUS é necessário para marcar consultas e para realizar exames que não são considerados emergenciais. Esse cartão é a prova de que o paciente está cadastrado e contém todo o seu histórico médico de consultas, doenças e procedimentos feitos na rede pública de saúde em todo o território brasileiro.

O cartão do Sus passou a ser utilizado e distribuído de maneira gratuita para todos os cidadãos, mesmo aqueles que não utilizam o atendimento público para as suas consultas. Porém eles têm o direito a esse cartão para poder utilizar quando quiser. E caso o percam e um dia precisem podem pedir uma segunda via do cartão sus tranquilamente.

Como solicitar um cartão do sus

Como solicitar segunda via cartão do sus

A primeira via do cartão do sus é enviada a casa do do paciente por um agente comunitário de saúde. Cada bairro possui uma equipe que é responsável por registrar os moradores e cadastra-los nos postos de saúde mais próximos de sua residência. Sempre buscando pelos postos de mais fácil acesso para quando precisarem consultar.

Para se cadastrar é preciso apresentar os documentos pessoais, como identidade, CPF, comprovante de residência e em caso de menores de idade a certidão de nascimento e os documentos dos pais.

O cadastro é feito de maneira muito rápida, e dependendo da cidade o cartão do sus é feito na hora. Algumas cidades do interior ele pode levar alguns dias para ficar pronto, mas é entregue em casa.

Segunda via do cartão do SUS

Quem perdeu a primeira via do cartão do SUS e precisa de se consultar, marcar exames ou outros procedimentos em postos de saúdes públicos precisa de pedir a segunda via do cartão sus. Existem duas maneiras de fazer isso e nós explicamos o passo a passo de cada uma delas abaixo

Segunda via cartão do sus pela internet

Para não ter que sair de casa e ainda assim conseguir a segunda via do cartão sus você só precisa de acessar ao site portaldocidadao.saude.gov.br. Faça o cadastro na área restrita e então solicite a segunda via do seu cartão do sus. Depois basta que você imprima uma via do cartão e plastifique se achar necessário.

Na área restrita você também tem acesso ao seu histórico médico, procedimentos feitos nos postos de saúde e muitas outras informações. Mas para isso é necessário de autorização da secretária de saúde da sua cidade.

Segunda via do Cartão presencialmente

Para quem não tem cadastro no site e tem urgência em uma segunda via do cartão do sus, a melhor opção é ir pessoalmente até a secretaria de saúde da sua cidade, ou a um posto de saúde credenciado para solicitar o cartão.

É necessário levar os documentos pessoais, comprovante de residência e se souber o número do cartão antigo pode facilitar o processo.

Não precisa de pagar nenhuma taxa para se ter um novo cartão, porém sem um documento com foto é impossível de ter a segunda via do cartão do sus.

Benefícios do cartão do SUS

Quem possui um cartão do sus possui muito benefícios, pois ele tem cobertura nacional e com isso você pode consultar em qualquer posto de saúde pública do Brasil, mesmo que não seja o da sua cidade.

Além disso, você não precisa de pagar mensalidades, pode realizar exames, tem segunda via, atendimento emergencial.  Sem contar que com a informatização dos dados os pacientes passaram a ter seus dados muito mais seguros e assim pode-se ter um controle maior do seu histórico de consultas, histórico médico, agendamento, doenças que tenha, consultas pré-natal, cirurgias realizadas e muito mais.

Por isso, fique sempre com o seu cartão do sus a mão, ou em caso de perda ou roubo dos seus documentos faça o mais rapidamente a segunda via do cartão sus para ter todos esses direitos!

Veja no vídeo abaixo como fazer o cadastro, consulta e 2 via do cartão SUS.

Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário!