page contents

UTILIDADE PUBLICA Wilder Patrik

CRF FGTS: O que é? Consulta e Como Emitir.

CRF FGTS: O que é? Consulta e Como Emitir.
CRF FGTS: O que é? Consulta e Como Emitir.
Gostou Avalie

Procurando por informações sobre o CRF FGTS? Então neste artigo veremos juntos do que se trata, como emitir o CRF do FGTS, além de outras informações importantes a você que possui CNPJ e precisa estar em dia com suas obrigações quanto ao fundo de garantia por tempo de serviço. Confira a partir de agora tudo a respeito do certificado de regularidade FGTS CRF da Caixa Econômica Federal e aprenda a fazer a consulta por meio do número de cadastro da pessoa jurídica ou do Certificado Específico do INSS (CEI)!

CRF FGTS: o que é?

Pelo que entendi, o certificado de regularidade FGTS CRF é um documento obrigatório de todo empresário, desde quem possui MEI até um empreendedor multinacional, referindo-se a um registro que certifica a situação regular referente à contribuição do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com o site oficial sifge.caixa.gov.br, o certificado FGTS CRF é definido por pessoa ou entidades empregadoras que estejam regulares quanto a cumprir cada obrigação legal juntamente com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, sendo responsável exclusiva pela emissão da certidão do FGTS CRF a Caixa (CEF):

crf fgts caixa

Se você gostaria de saber como fazer pela Caixa CRF FGTS consulta online, nos próximos tópicos te mostrarei o passo a passo, pois é um processo simples e que basta informar seus dados de pessoa jurídica para consultar o CRF certificado de regularidade do FGTS na internet pelo celular ou computador, conforme você preferir.

Lembrando que, caso você ainda não tenha feito, poderá conversar com seu contador ou providenciar por conta própria a emissão CRF FGTS Caixa Econômica, então esteja atento(a) a isso já que é um documento essencial e que vai garantir acesso aos seus direitos trabalhistas como auxílio doença, décimo terceiro, entre outros benefícios do trabalhador.

Consulta CRF FGTS Certidão

O primeiro passo é acessar sifge.caixa.gov.br/Cidadao/Crf/FgeCfSCriteriosPesquisa.asp, pelo menos essa era a URL atual até o momento da criação deste artigo, e lá haverá um enunciado informando a necessidade de:

  • manter a regularidade do CRF caixa FGTS mediante o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é algo obrigatório a fim de que a parte empregadora consiga ter relações com qualquer órgão administrador público e também empresas que atuam oficialmente na área do crédito.

caixa crf fgts consulta

Você verá também os critérios de pesquisa para consulta da certidão FGTS CRF empresa ou CEI, sendo instruído(a) a:

  • informar o tipo de inscrição (cartão nacional de pessoa jurídica, que possui quatorze dígitos, ou certificado específico do INSS, que tem doze), além do dígito de verificação, só não preenchendo a unidade federativa – vide imagem anterior.

Preenchidos todos os campos, basta clicar no botão de consulta FGTS CRF e caso você já tenha o seu certificado de regularidade do empregador, você conseguirá ver como está sua situação, do contrário, vai aparecer  uma mensagem dizendo que não existe cadastro e que é necessário levar toda a documentação para emissão CRF FGTS na Caixa.

fgts certidao crf consulta

Eu preenchi para fazer o teste e vi que não tenho CRF emitido ainda, apesar de já ter CNPJ há mais de 5 anos, e aí descobri que pode acontecer também do empregador estar em situação irregular, ou seja, com a certidão negativa FGTS CRF. Portanto, fazendo a consulta do certificado de regularidade com o INSS, o mesmo será emitido de modo automático se o empregador estiver em situação legal, isto é, devidamente regularizado.

cnd crf fgts

Esses e outros detalhes estão disponíveis na Circular da Caixa, assim como tudo o que você precisa saber em relação ao CND FGTS CRF, emitir, consultar, e demais operações, então não precisa se preocupar, principalmente sendo um(a) contribuinte(a) do INSS em condição regularizada. Todavia, desde que você declare os impostos e “conserte” sua condição empregatícia, é só separar um tempinho, ir na Caixa Econômica Federal, pegar uma senha, aguardar o tempo necessário e emitir CRF do FGTS na agência física.

crf fgts emitir caixa

Concluindo, agora você já está ciente de o que é CRF FGTS Caixa, emissão, consulta, e como fazer a sua certidão de regularidade do fundo de garantia, tudo bem explicadinho e com imagens para não ter erro na hora de consultar sua situação de empregador perante o INSS.

Mas apesar da matéria estar bem completa e informativa, caso você queira saber algo a mais que, por ventura, não tenha sido mencionado e ainda restem-lhe dúvidas, dê uma olhada na página de perguntas frequentes do CRF, através da qual você será informado(a) sobre o processo de obtenção e, posteriormente, conferência de tal documento.

Posts Relacionados

Sobre o autor | Website

Wilder Patric dos Santos é Licenciado em Letras pela Faculdade de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI) e adora ler e compartilhar informações sobre investimentos, finanças e mercado financeiro em geral. Possui quase 10 anos trabalhando com sites, SEO, redação para blogs e afins. 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
DMCA.com Protection Status