Aprenda como fazer a consulta do INSS

30

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o órgão governamental responsável pelo pagamento de diversos benefícios sociais e do trabalho. Entre os principais: a aposentadoria – independente se for por tempo ou idade.

Por isso, muita gente busca formas alternativas e mais práticas para fazer a consulta do INSS. Porque até dá para consultar presencialmente, mas isso exige tempo do interessado. Na pesquisa online dá para consultar o saldo e as informações em tempo real.

Abaixo vamos listar a melhor forma de consultar os benefícios pagos pelo INSS pela internet. Observe que para isso é preciso um cadastro gratuito. Depois, dá para ter toda a informação em alguns cliques. Descubra como fazer isso.

O INSS

Atualmente, o INSS tem estado entre os assuntos mais falados do país por um motivo único: a reforma da previdência social. Isso porque a previdência social é paga e orientada pelo INSS, obviamente.

E, com a página online do INSS, o interessado pode fazer as contas sobre os recursos ou sobre o tempo que tem para se aposentar. Por lá dá para usar a calculadora online do tempo de aposentadoria. Assim como dá para consultar serviços e recursos.

Outro bom uso da plataforma online, que ajuda o brasileiro a economizar tempo, é que permite atualizar o cadastro em alguns cliques também.

O que dá para consultar no MEU INSS?

Praticamente todos os serviços que são pagos ou gerenciados pelo INSS podem ser consultados através do MEU INSS.

Então, se a pessoa interessado quer consultar a aposentadoria do INSS, dá para fazer pelo MEU INSS. Ou se ela quer consultar o salário-maternidade ou o consultar a revisão do benefício, por exemplo.

Mas, além das consultas online do INSS, também dá para ter acesso à outros serviços do órgão.

Por exemplo, o cidadão pode agendar uma perícia médica por esse site. Assim como dá para encontrar agências do INSS mais perto ou mesmo alterar os dados de contato e ainda ter acesso à carta de concessão do benefício.

Como usar o site do MEU INSS para consultas?

Usar o site para consultar a aposentadoria ou ter acesso a todos os serviços citados é simples. Primeiro de tudo é preciso entrar na página do MEU INSS.

Aí, logo no início já vão estar os serviços gratuitos, que foram mencionados acima. Inclusive, dá até mesmo para acessar a calculadora para saber o tempo que falta para se aposentar.

Bom, após escolher o serviço que você tem interesse, vamos ao próximo passo, que é o Login. Veja o que a página diz: “quem já tem uma conta no antigo Brasil Cidadão, é só usar o número do CPF e a mesma senha. O mesmo vale para quem tinha conta no cidadão.br”.

Agora, se você não tem cadastro nesses sites, o próximo passo será criar um. E você faz isso inserindo alguns dados pessoais, como o CPF. Depois, é preciso seguir o passo a passo que o site indica para concluir o cadastro e acessar os benefícios.

Para criar o seu cadastro online e gratuito no MEU INSS, clique aqui.