Saiba se tem como consultar o CNPJ pelo CPF

2

Muitas vezes, quando queremos saber da veracidade das informações de uma pesquisa, o que fazemos? Consultamos o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) dela. Ao menos, é isso que sempre deveríamos fazer.

Aliás, até mesmo as empresas de crédito fazem isso. A consulta do CNPJ é como a consulta do CPF, só que a diferença é que estamos falando de empresas e não de pessoas.

Só que antes de saber se tem como consultar o número do CNPJ e a situação de uma empresa através do CPF de uma pessoa física, vamos entender exatamente o que é o CNPJ e os motivos da pesquisa.

O CNPJ das empresas

O CNPJ é um documento básico de uma empresa. É como se fosse o CPF de uma pessoa física, só que, no caso, é de uma empresa.

Toda empresa deve ter um CNPJ ativo para poder executar seus serviços. Inclusive, atualmente, existem os MEIs (microempreendedores individuais), que também possuem um número de CNPJ.

Esse documento é importante para identificar as empresas e também pelo fato de as tornarem reconhecidas pelo Estado. Isso porque o CNPJ está ligado à Receita Federal. A partir daí, a empresa pode ter vários serviços disponibilizados.

Como o serviço de emitir notas fiscais e até mesmo prestar trabalhos para o governo. Inclusive, isso facilita a declaração dos impostos.

Consultar o CNPJ pelo CPF

Só que muita gente não se lembra do número do CPNJ da empresa. Aí, neste caso, o que fazer? Será que dá para saber o número do CNPJ pelo CPF? Na verdade, não dá – exceto para MEIs, como vamos mostrar abaixo.

Até hoje, por medidas de segurança, ninguém consegue consultar o CNPJ pelo número do CPF do dono da empresa ou dos sócios. O motivo é que as informações de pessoa física são diferentes das informações da pessoa jurídica.

Para quem não sabe o número do CNPJ da empresa, a tarefa é simples: basta procurar pelo nome da empresa.

A Redesim é a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. Por lá, dá para você descobrir o número do CNPJ através do nome empresarial ou do nome fantasia.

E como consultar a situação da empresa

Depois de descobrir o número do CNPJ da instituição, as pessoas e outras empresas podem consultar a situação cadastral e as atividades dessa instituição.

Assim, o passo a passo é outro. E existem vários caminhos para essa consulta online do CPNJ da empresa e da situação atual. Inclusive, essa pesquisa permite saber quando a empresa foi aberta, qual é o capital social e os nomes dos sócios.

São pesquisas simples e gratuitas. Uma delas é pelo site do Serasa, que tem o serviço do “Você Consulta Empresa”.  Basta inerir o número do CNPJ da empresa que você quer consultar e informar os seus dados pessoais.

Agora, a forma oficial de pesquisar o CNPJ é através do site da Receita Federal, que também é gratuito. Por lá, também basta inserir o número do CNPJ com 14 dígitos e sem pontuação.

Por fim, para os MEIs, outra opção é verificar o certificado de microempreendedor individual. Isso pode ser feito, além dos sites citados, através do Portal do Empreendedor. Nesse caso sim dá para usar o número do CPF e a data de nascimento.