Saiba como consultar e receber o seguro desemprego

62
PROPAGANDA

O seguro desemprego é um benefício do governo federal pago aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa. A ideia é dar uma assistência financeira temporária à essas pessoas.

Os pagamentos podem chegar até 5, sendo em meses subsequentes. Abaixo você descobre como consultar o saldo do seguro desemprego e fica sabendo também o que é preciso fazer para receber o benefício na Caixa.

Lembrando que a Caixa Econômica Federal é o banco que faz o pagamento. E, atualmente, existe a facilidade de optar pelo recebimento em conta corrente, conta poupança ou na conta Caixa Fácil. Saiba mais.

O direito ao benefício do seguro desemprego

O site da Caixa Econômica Federal, responsável pelo pagamento do seguro desemprego, deixa muito claro quais são os requisitos para ter direito ao benefício.

PROPAGANDA

A lista começa indicando que o trabalhador formal ou doméstico deve ter sido demitido sem justa causa. Esse é o primeiro fator para ter direito ao seguro desemprego.

Outra coisa é que pode ter tido o contrato desvinculado também em casos de participações em cursos ou programas profissionais, que tenham sido oferecidos pela empresa.

Já para casos de pescadores, só pode pedir o benefício no período do defeso. E o trabalhador que foi retirado da situação de escravidão também tem direito ao seguro.

Como receber o seguro desemprego da Caixa

Existem alguns passos para receber o seguro desemprego na Caixa. Primeiro é preciso fazer o pedido do benefício. Isso pode ser feito nas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, no Sistema Nacional de Emprego ou no Ministério do Trabalho.

Atualmente, o interessado também pode solicitar o seguro desemprego no site do Emprega Brasil. Há uma página que explica todo passo a passo de como fazer isso, leia.

Aí, após fazer o pedido e estar ativo, o trabalhador poderá optar por receber através de uma conta que tenha na Caixa – pode ser poupança ou Conta Caixa Fácil também.

Caso não tenha, ele pode ir até uma unidade Lotérica, um correspondente Caixa Aqui, autoatendimento da Caixa ou mesmo nas agências para retirar os recursos disponibilizados.

O que precisa para sacar o benefício do seguro desemprego?

Para realizar o saque do seguro desemprego no atendimentos presenciais citados é preciso ter o Cartão Cidadão em mãos, além da senha cadastrada.

Já se você optar pelas contas da Caixa, o dinheiro será creditado automaticamente – desde que você tenha uma conta individual no seu nome e desde que tenha movimentações bancárias, com saques, pagamentos, etc.

Como consultar o seguro desemprego na internet?

Agora, nem todo mundo sabe se o dinheiro do benefício já está disponível. O que fazer nesses casos? O mais indicado é consultar o seguro desemprego online. E dá para fazer isso através de um aplicativo gratuito.

O aplicativo é da Caixa, banco responsável pelo pagamento do benefício. Ele pode ser baixado em celulares Android e iOS de forma gratuita. Depois de feito o download é preciso cadastrar a senha, seguindo o passo a passo indicado na tela do celular.

PROPAGANDA