3 formas gratuitas e oficiais para consultar o saldo do FGTS

93

A própria página oficial do FGTS diz que existem vários modos de consultar o saldo do FGTS. Isso é importante para saber se você está recebendo o depósito das empresas – que é de direito de todos os trabalhadores.

Abaixo, selecionamos, com base no que diz o site do FGTS, as melhores opções para acompanhar o saldo do FGTS hoje em dia. Confira e descubra qual é a melhor e mais prática para você.

1 – Consultar saldo FGTS por mensagens de celular

O serviço permite que todo trabalhador consulte as movimentações da conta vinculada ao governo.

E para acessar essa opção você tem que considerar o seu número do NIS, a senha da internet e o uso da senha Cidadão também.

Os avisos SMS, como são chamados, informam os valores dos depósitos que são feitos mensalmente pela empresa contratante. O saldo é atualizado com juros e atualizações.

Para aderir à essa forma de consultar o FGTS, clique aqui e siga o passo a passo de adesão. Lembrando que fazendo isso você deixa de receber o extrato bimestral em casa.

2 – Consultar saldo do FGTS através do extrato

Outra maneira de saber sobre depósitos do FGTS é através do extrato. Podem ser extratos resumidos ou os completos.

Esse serviço pode ser acessado com o número do NIS e a senha também. Aí, dá para ver todos os detalhes dos dados cadastrais e dos lançamentos financeiros feitos na sua conta do FGTS. Isso vale para os dados dos últimos 6 meses.

Já no extrato completo aparecem todas as contas vinculadas ao seu número do PIS ou PASEP.

Para acessar o extrato, entre no site da Caixa e siga as instruções.

3 – Consultar saldo do FGTS através do aplicativo

Outra forma muito inteligente de fazer a consulta dos recursos disponíveis no FGTS é através do aplicativo gratuito.

Esse app foi pensado no trabalhador que quer acompanhar a conta do FGTS. E quer fazer isso sem sair de casa, sem sofrimentos, sem perder tempo.

No app dá para consultar os depósitos do FGTS, dá para atualizar o endereço e dá para localizar os pontos de atendimento perto de você. Já que muitas vezes você poderá ir até esses locais para fazer os saques do FGTS.

O processo de baixar o aplicativo é simples. E você pode ver como fazer isso através da loja de aplicativos do seu celular. Confira os links direto: Google Play, App Store ou Windows Store.

Atenção à atualização cadastral

Por fim, saiba que se o seu cadastro estiver inativo ou incorreto vai ser mais complicado consultar o saldo do FGTS. Por isso, uma boa ideia é sempre ativar ou atualizar os dados.

E dá para fazer isso através do app também.

Independente da forma que você escolha para saber sobre os recursos do FGTS, a atualização cadastral é importante. Seja para receber o extrato via Correios ou para ver na tela do celular, através do aplicativo gratuito.

Abaixo tem um vídeo oficial divulgado no site do FGTS que mostra essas opções citadas. Acompanhe.