Veja como usar o Simulador de Aposentadoria do INSS

3

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um órgão do Governo Federal responsável pelo pagamento de vários benefícios das pessoas que tem direito, conforme a Previdência Social. Como é o caso da aposentadoria, seja ela por idade, tempo ou doenças.

Para facilitar as buscas por informações dos cidadãos brasileiros, o INSS criou o Simulador de Aposentadoria. É uma plataforma online que disponibiliza informações sobre os valores dos benefícios e também o tempo que falta para a aposentadoria.

Há, inclusive, uma ferramenta que permite a busca por informações de forma automática. Para outros casos, é preciso preencher todos os dados manualmente. Independente disso, o fato é que uma forma de saber quanto tempo você ainda tem até a aposentadoria.

Como usar o simulador de aposentadoria do INSS

Se você quer fazer uma simulação de aposentadoria automática, que é a famosa Calculadora do INSS, considere que existe uma página online para isso.

A plataforma do MEU INSS é totalmente intuitiva e você precisa criar um cadastro breve para simular.

Essa é uma das melhores opções. E também uma das mais usadas para simular a aposentadoria. e o motivo é bastante óbvio: o INSS consegue buscar automaticamente todas as suas informações trabalhistas e empregatícias.

Para que isso funciona, o usuário vai precisar criar um cadastro pessoal. Agora, caso essa opção não dê certo, tem outra alternativa que é fazer todo preenchimento das informações de forma manual.

A simulação da aposentadoria manual

A simulação da aposentadoria manual não é, e está longe de ser, a mais simples. No entanto, como falamos acima, é uma das alternativas que se tem para quando a simulação automática não dá certo.

Aí, você vai ter que criar um cadastro pessoal e profissional bem longo, incluindo, o seu tempo de contribuição total nessa outra página.

Para usar essa opção de simulação online de aposentadoria no INSS, o ideal é que se tenha em mãos a carteira de trabalho, os carnês de pagamento, as guias de reconhecimento e todos os comprovantes do INSS.

Também dá para simular os valores da aposentadoria

O INSS também tem uma página específica para quem quer simular os valores da aposentadoria. Dá para fazer o cálculo com base na renda mensal do segurado e levando em conta o tempo de contribuição, a idade na aposentadoria e a expectativa de sobrevida.

Assim, é possível calcular os valores do benefício conforme a situação atual.

Nessa página, você precisa informar vários dados, como o seu nome completo, a data de nascimento e o tipo de benefício. Além do tempo de contribuição.

Se você tem o interesse em saber o valor da sua aposentadoria, clique aqui.

A Reforma da Previdência

Vale considerar, ainda, que muito tem se falado sobre a Reforma da Previdência. Ela ainda está em discussão no âmbito governamental. Se for aprovada, vai trazer mudanças para que as pessoas tenham o direito ao benefício.

De qualquer forma, ainda está valendo a lei antiga e o simulador de aposentadoria do INSS continua sendo um meio seguro de saber quanto tempo ainda falta para que a pessoa tenha direito ao benefício.

Em caso de dúvidas, o INSS também fica disponível através do telefone, no 135.