Descubra onde consultar a Tabela do IPVA de 2019

2

O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. É um imposto que tem que ser pago todo início de ano e que vai para vários órgãos, como federais, estaduais e municipais. O problema é que o valor pesa no bolso do consumidor.

Aí, tem a opção de parcelar o imposto. E quem atrasa, também pode quitar o débito depois. O fato é que todo mundo tem que seguir a Tabela do IPVA se quiser pagar em dia. E mais do que isso, se quiser obter descontos no pagamento do IPVA. Saiba mais.

O atraso no pagamento do IPVA

Uma das coisas mais comuns que acontecem é atrasar no pagamento do IPVA. Isso pode gerar algumas consequências, como entrar para a lista de negativados ou maus pagadores do SPC, do Serasa e outros órgãos.

Sem contar que isso também gera multas e o motorista não vai conseguir licenciar o seu veículo até que quite o atraso. Mas, o lado bom é que mesmo atrasado, dá para você pagar o imposto seguindo a tabela do IPVA do ano.

PROPAGANDA

O parcelamento do IPVA

Uma boa notícia para quem se aperta todo início de ano é a opção de parcelar a conta do IPVA. Todo Estado possibilita isso, no entanto, sem descontos. Os descontos são apenas para quem paga à vista.

O que é importante considerar é que existem etapas para esse parcelamento.

O proprietário do veículo deve ter em mãos os documentos: RG, CPF, CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). Depois, deve conferir as possibilidades de pagamento e de parcelamento do imposto. Por fim, basta imprimir os boletos.

Como pagar o IPVA

Independente se você atrasou no pagamento do IPVA ou se vai optar pelo parcelamento do IPVA, saiba que vai ter que seguir a tabela do IPVA. A diferença é que no caso de atraso tem multas e se for parcelamento não tem desconto.

Mas, o passo a passo é o mesmo. Geralmente, se recebe uma carta com os boletos em casa. Só que muitos Estados não tem feito mais isso nos últimos anos devido às fraudes. Então, há outras opções, sendo que a mais simples é consultar o site da Fazendo do seu Estado.

Outra forma é ligando no telefone da prefeitura. Em São Paulo, por exemplo, o número de ligação gratuito é o 156 e a opção 3.

Se o documento não tiver atrasado, dá para pagar o IPVA até mesmo pelo banco. Hoje existe a opção online nos bancos também, como o internet banking e os aplicativos gratuitos.

E essa tabela do IPVA?

A tabela do IPVA é um documento muito importante porque dá orientações essenciais para os donos de veículos. Por ele dá para ver, por exemplo, quando vence a primeira parcela ou a parcela única.

Para se ter uma ideia, podemos ver a tabela do IPVA do Rio de Janeiro, que fica online aqui.

Dá para notar, por exemplo, que quem tem carros com placa final 0 deveria ter pago o IPVA em 21 de janeiro deste ano. Para quem parcelou, além da primeira parcela, tem a segunda (que venceu em 20 de fevereiro) e também a terceira (em 22 de março).

Geralmente, os descontos para pagamentos à vista são de 3%.

PROPAGANDA