Descubra o que é a Tabela Fipe e quando ela é usada

4

Atualmente, é só falar que vai vender ou tem o interesse em comprar um veículo, que logo vem à cabeça a consulta na Tabela Fipe, não é mesmo?

Mas, você sabe o que é a Tabela Fipe e quando ela pode ser usada? A Tabela Fipe é realmente muito usada no Brasil, inclusive, é uma linha de referências na comercialização de carros e motos novos e usados.

O que é a Tabela Fipe

Fipe vem de Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Assim, a Fipe é uma organização sem fins lucrativos, que existe desde 1973 e tem o apoio do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Logo, a Tabela Fipe é uma tabela de preços médios de veículos, que serve como parâmetros para negociação de veículos no Brasil.

A Tabela Fipe, atualmente, também é usada pelas corretoras de seguros. Lembrando que a tabela é atualizada mensalmente, portanto, em casos de roubos, por exemplo, o valor pode se alterar, mês a mês – assim como para casos de vendas e compras.

O preço na Tabela Fipe

A Tabela Fipe tem o objetivo de mostrar os preços médios dos veículos anunciados pelos vendedores em todo mercado nacional.

Assim, é a tabela mais usada por quem vai comprar ou vender um carro ou uma moto ou outros veículos. Sendo um dos parâmetros nacionais mais conhecidos.

O que a Tabela Fipe considera é o ano do veículo, o modelo e os valores. Por isso, ainda que seja muito útil, a Tabela Fipe não considera o estado de conservação do veículo, nem mesmo a região ou a cor ou os acessórios dele.

Os valores da Tabela Fipe estão de acordo com o preço e o ano de referência. Portanto, se você tem rodas diferentes e mais caras ou se tem um som alternativo, saiba que isso não é considerado na Tabela.

Seguros com mais de 100% da Tabela Fipe

Aqui, vale trazer uma curiosidade. Para veículos que tenham adicionais, como os citados sons diferenciados ou mesmo as rodas de liga leve, existe a opção de contratar seguros que pagam acima de 100% à Tabela Fipe.

Assim, conforme a seguradora, dá para escolher valores que partem de 101% acima da Tabela e podem ir até 110% do valor total.

Como consultar a Tabela Fipe

Para saber o valor do seu veiculo na Tabela Fipe saiba que existem 2 caminhos oficiais. O primeiro deles é acessar a plataforma online da Tabela.

Outra opção também é baixar o aplicativo no celular, sendo que ele está disponível para iOS e também para Android.

Em qualquer um desses canais, a consulta na Tabela Fipe é gratuita. E o usuário vai precisar apenas informar alguns dados de interesse, como a marca do veículo, o modelo do veículo e o ano do veículo.

A partir disso, o site ou o aplicativo mostra os resultados, sendo o mês de referência da pesquisa, o código da Tabela, a marca do veículo, assim como o modelo e o ano, além do preço médio do veículo.