Aplicativo FGTS – aprenda como baixar gratuitamente e como consultar o saldo

16
PROPAGANDA

Você tem vários jeitos para consultar o seu saldo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) hoje em dia. Só que uma das formas mais simples, mais usadas e mais versáteis é através do Aplicativo FGTS. Ele foi desenvolvido pela Caixa Econômica Federal.

E, para quem não sabe, a Caixa é o banco responsável pelo pagamento desse benefício atualmente. Agora, apesar de facilitar a vida de muitos beneficiários, a verdade é quem nem todo mundo sabe como baixar o aplicativo no celular. E, por isso, criamos este conteúdo.

A nossa ideia é falar um pouco mais dessa forma tecnológica que a gente tem hoje em dia para acessar ao extrato do FGTS. Assim como também dá para ver se a empresa está fazendo os depósitos mensais corretamente. E ainda dá para ter uma ideia se vale a pena fazer o Saque Imediato.

O assunto tornou-se ainda mais importante após o anúncio do governo federal sobre a liberação de recursos do FGTS para algumas pessoas. Só neste ano, muita gente vai ter como tirar R$ 500, no máximo, para usos pessoais. No ano que vem também vamos ter regras para saques. A ideia do governo é incentivar a economia do país.

PROPAGANDA

Por que acessar o app FGTS?

São muitos os benefícios de acessar o aplicativo FGTS, mas o mais buscado é a pesquisa pelo saldo do fundo. Tem gente que não sabe quanto tem no fundo e nem sabe se tem algum recurso por lá. Então, dá para fazer isso com alguns cliques no app.

Outra coisa é que também dá para saber se a empresa está fazendo os depósitos mensais, como é de direito dos trabalhadores. E, com base na novidade do governo, agora dá para ver sobre as possibilidades de saque do FGTS, através do Saque Imediato ou do Saque Aniversário.

Outra coisa é que a pessoa ainda contribui com o meio ambiente. Isso porque evita ter que ir até o caixa eletrônico e imprimir papéis. O acesso online é confiável porque o app é da Caixa, com informações do governo federal.

Para terminar a lista de vantagens, saiba que esse aplicativo gratuito está disponível para todos os celulares novos e smartphones do país. Desde que tenham sistemas como o Android, iOS e o Windows Phone.

Como acessar o Aplicativo FGTS

No site da Caixa, dá para ver como é possível acessar o aplicativo, que é gratuito, do FGTS. Você pode clicar aqui se quiser ver esse passo a passo. Mas, a gente também vai explicar de forma muito simples, confira!

A primeira coisa é instalar o aplicativo (vamos falar sobre como baixar e instalar no último tópico). E, depois disso, você tem que abrir ele para fazer o seu cadastro. O cadastro também é gratuito e vai ser importante a partir do envio de informações pessoais, como nome, CPF, etc.

O interessado vai criar uma senha de acesso com 6 dígitos. Depois é preciso informar que “você não é um robô”. E aí, tem que confirmar a informação por e-mail. Vale a dica de ficar atento à caixa de Spam ou lixo eletrônico, se não receber o e-mail de confirmação.

Após isso, o interessado já está cadastrado. Aí, é só usar o CPF e a senha para acesso ao aplicativo.

Mas, atenção! Após fazer o login vão aparecer algumas perguntas adicionais sobre a vida funciona do interessado. E é preciso acertar elas para usar o app. Também é preciso ler as condições do uso do programa. E aí sim, dá para desfrutar dos benefícios da tecnologia.

Para quem vai fazer o primeiro acesso e ainda tem dúvidas, a Caixa tem um vídeo que ensina. Você pode ver abaixo.

Problemas no Acesso?

Muita gente ficou com dúvidas e com problemas no acesso depois que a Caixa atualizou o app. Mas, isso foi necessário para inserir novas funções, como a consulta para o Saque Imediato, por exemplo. Além do Saque Aniversário. E da consulta dos créditos complementares.

Assim, o próprio banco dá algumas dicas para quem está com problema pós atualização do Aplicativo FGTS. Entre elas, temos: “Proceda o processo de limpeza de dados de armazenamento do seu celular”.

Para fazer isso, basta acessar configurações, aplicativos, gerenciador de aplicações, escolher o app do FGTS, ir em armazenamento, limpar dados e limpar cachê.

Outra coisa é que muita gente tem reclamado de informações inconsistentes. Quando isso acontece é preciso ir presencialmente até a Caixa. E o motivo é que pode haver dados desatualizados, seja no CPF, RG, documentação ou carteira de trabalho.

Em casos de novas dúvidas, a Caixa garante que tem um canal de atendimento aberto, que é o e-mail. Assim, o interessado pode enviar a sugestão ou dúvida no [email protected]. E também tem o canal de atendimento por telefone, que é o 0800-726-0104.

Como baixar o aplicativo FGTS

Para baixar o aplicativo do FGTS não se tem muitas dúvidas hoje em dia. Já que o procedimento é exatamente igual para quando se vai instalar outros apps. O ideal é considerar, inicialmente, o tipo de sistema do seu celular.

Assim, quem tem um celular Android (como em Samsung, Nokia, Asus, Motorola), o processo se inicia com a busca do app no Google Play. Para quem tem um iPhone, o processo é no App Store. Já para o Windows Phone, é preciso entrar na Windows Store.

A partir daí basta ter espaço para o armazenamento do programa e fazer o download. Lembrando que deixamos os links diretos para cada sistema para que você não baixe o app errado. Se tiver dúvidas, considere que o aplicativo do FGTS é da Caixa e fica na categoria de “finanças”.

PROPAGANDA