Saiba como ter o Cartão do SUS no celular e como imprimir a 2ª via

162
PROPAGANDA
PROPAGANDA

O Cartão do SUS é um documento muito importante para quem usa o Sistema Único de Saúde (SUS). Ele registra os atendimentos médicos, uso de medicamentos e tudo mais que é particular de cada paciente.

Atualmente, muito tem se falado sobre a opção ter o Cartão do SUS no celular. Abaixo, descubra como fazer para ter o documento digitalmente e aprenda também o que é preciso fazer para emitir uma nova via do documento, que pode ser impresso gratuitamente.

PROPAGANDA
PROPAGANDA

O que é o Cartão do SUS

O próprio Ministério da Saúde afirma que o Cartão Nacional de Saúde (CNS), conhecido como Cartão SUS, é um documento de identificação do usuário do SUS (Sistema Único de Saúde).

Assim, ele funciona como um registro que possui todas as informações dos pacientes da rede pública de saúde no Brasil inteiro.

PROPAGANDA
PROPAGANDA

Para o Governo, isso é bom porque possibilita a criação de um histórico de atendimento dos pacientes. Para os pacientes, isso também é bom porque ele mantém os seus registros de atividades dentro do SUS.

Tudo é feito pela Base de Dados dos sistemas do SUS.

Para que serve o Cartão do SUS

A utilidade do Cartão do SUS está, principalmente, no fato de que o próprio usuário pode ter acesso às informações relevantes do seu estado de saúde.

Mas, além disso, há serviços disponibilizados gratuitamente para quem tem o Cartão do SUS, isto é, o número de registro de paciente do SUS.

Entre os serviços estão: informação de alergias, aviso se faz uso de medicamentos contínuos, contatos de emergências e até mesmo o nome dos médicos que acompanham o paciente.

Toda essa geração de dados permite “montar” um diagnostico mais completo de cada paciente. Claro que isso pode ser usado, posteriormente, para um tratamento mais adequado.

Como imprimir uma via física do Cartão do SUS

O cidadão que quer ter o Cartão do SUS físico, para deixar na carteira ou para usar em atendimentos médicos, deve seguir alguns passos.

Primeiro, é preciso acessar o Portal do Cidadão. Depois, preencher os dados que são solicitados. Por fim, vai ser gerado um protocolo. Aí, é só imprimi e guardar o documento, que é válido por 3 meses.

Já no caso de quem já tinha o documento, mas precisa emitir uma 2ª via do Cartão do SUS, aí são outros passos. Dá para fazer isso indo até uma Unidade Básica de Saúde, levando o RG e o CPF. Ou, também, pelo Portal do Cidadão.

Cartão do SUS no celular

Uma das novidades mais recentes é que agora dá para ter o Cartão do SUS no celular. Isso é possível através um aplicativo gratuito, chamado DigiSUS. Atualmente, ele está disponível de graça nos sistemas iOS e Android.

Por meio dele, todo mundo pode acompanhar, através do celular, as consultas médicas e os exames ambulatoriais. Ele também tem outras funcionalidades, como a posição na fila do Sistema Nacional de Transplantes.

Para saber mais, veja o vídeo institucional do Meu DigiSUS:

PROPAGANDA
PROPAGANDA