page contents

CRÉDITO E DÉBITO Jornalista - Tamara Pinho

Diferença Entre DOC e TED, Tarifas e Documentos.

Diferença Entre DOC e TED, Tarifas e Documentos.
Diferença Entre DOC e TED, Tarifas e Documentos.
Gostou Avalie

Quem precisa de realizar transferências de valores entre bancos, com certeza já ouviu falar das tarifas que devem ser pagas pela transação. DOC e TED são apenas algumas das siglas que muitos escutam, mas na verdade não sabem o que significam e muito menos conhecem a diferença entre DOC e TED e por que em alguns casos elas têm valores diferentes.

Nesse artigo vamos esclarecer o que é cada uma delas para que você saiba qual a melhor lhe atende em cada ocasião. Confira!

O que é DOC

Um DOC, significa documento de crédito, e é uma operação que pode ser realizada entre diferentes bancos. Quando se realiza essa transação é preciso de um dia útil para que o dinheiro esteja disponível na conta enviada.

doc e ted diferença

Essa operação, na maioria dos bancos, pode ser realizado todos os dias da semana até as 22 horas. Então além de contar com o dia útil, é preciso estar atento com a hora enviada, pois fora do horário comercial, pode levar até dois dias úteis para o dinheiro ser creditado. Além de levar em consideração que os fins de semana e feriados não são dias úteis.

Ou seja, se realizar um DOC em uma sexta-feira o dinheiro só estará disponível na segunda feira, caso seja o primeiro dia útil após a transação.

O que é TED

Transferência Eletrônica Disponível, ou simplesmente TED, é uma transação realizada quando se tem urgência em enviar e receber valores. Essa operação permite que o dinheiro esteja disponível no mesmo dia, em questão de alguns minutos. Mas com a ressalva de que só pode ser realizada até as 17 horas.

Mesmo fazendo um TED, se for realizado após esse horário, os valores só estarão disponíveis no próximo dia útil.

Em alguns casos, o valor do TED pode ser mais caro que o do DOC, pois existe a necessidade de que o valor seja creditado no mesmo dia.

Documentos para fazer DOC e TED

Apesar de ter diferença entre Doc e Ted, existem algumas similaridades entre as duas transações, como os documentos e informações necessárias para se fazer a transferência.

Documentos para fazer DOC e TED

Se você irá fazer um DOC ou TED para contas de titularidade diferentes então você precisará de:

  • Nome completo do destinatário
  • CPF ou CNPJ
  • Número do banco de destino
  • Número da conta e agência

Sem essas informações você não consegue realizar a transferência em nenhuma das modalidades. Por isso, ao transferir valores para contas de outras pessoas, certifique-se de que você possui todos os dados corretos dela.

Principais diferenças entre DOC e TED

Você já entendeu que a principal diferença entre doc e ted são os dias que para que o valor seja creditado na conta de destino. Enquanto no DOC leva-se em pelo menos um dia útil, as transferências via TED são creditadas na hora ou se já tiver passado do horário, na primeira hora útil do dia seguinte.

Mas além disso, existem outras diferenças entre DOC e TED como:

  • O TED não tem limite de valor para ser transferido.
  • Cada transferência via DOC não pode ultrapassar R$ 4.999,99 reais
  • As transferências via TED devem ser feitas até as 17 horas para serem creditadas no mesmo dia.
  • As transferências via DOC podem ser realizadas até Às 21:59h e serão compensadas na manhã do próximo dia útil

Qual o valor de tarifa para DOC e TED

A maioria dos bancos adota valores parecidos ou iguais nas transações por DOC ou TED realizadas no mesmo terminal. A maior diferença, na maioria dos casos, fica por conta do local onde você faz a transferência.

As operações realizadas na internet no geral são as mais baratas, mas os valores variam de banco para banco. Já as transações feitas na “boca do caixa” são mais caras, pois tem a necessidade de que um funcionário faça a operação.

Qual o valor de tarifa para DOC e TED

Para saber exatamente quais os valores das tarifas e se há diferença entre DOC e TED, confira diretamente no seu contrato com o banco ou na aba de serviços da sua conta. Essas informações estão sempre disponíveis para a consulta do cliente.

Como realizar transferências sem pagar?

Além do DOC e TED, que são transferências de valores para outros bancos e por isso existem taxas. Também é possível fazer transferências para a mesma instituição bancária e dessa maneira não pagar nenhuma tarifa.

As transferências de valores entre o mesmo banco são feitas sem a cobrança de taxas, mas alguns bancos pode limitar o número de transações por dia. Essas operações podem ser realizadas para o mesmo titular ou até para terceiros sem nenhuma cobrança. Desde que seja para o mesmo banco.

Ainda tem dúvidas sobre a diferença entre DOC e TED? Nos pergunte nos comentários!

Posts Relacionados

Sobre o autor | Website

Mineira e sempre em busca de aprender mais. Trabalha como Redatora em diversos segmentos há 4 anos. Sempre em busca de aprender novas técnicas para realizar um bom conteúdo. Nas horas vagas é escritora e colunista escrevendo crônicas sobre o cotidiano, relacionamentos e vida.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.
    DMCA.com Protection Status