Número de Operação Caixa: O que é, E quais são:

19

Os bancos estão sendo cada vez mais populares na vida das pessoas, pois com eles é possível realizar vários tipos de transações. Um banco que faz muito sucesso atualmente é a Caixa Econômica Federal, mas para que as pessoas possam fazer suas transações com esse banco precisam conhecer o número de operação Caixa.

Você sabe quais são os números de operação Caixa e para que eles servem? Ainda não? Pois então esse artigo é para você, continue conosco e confira!

Número de Operação Caixa o que é?

Número de Operação Caixa o que é?
Número de Operação Caixa o que é?

O número de operação Caixa é um número que designa o tipo de conta que o cliente Caixa possui, assim é possível diferenciar a pessoa que tem conta física da pessoa que tem conta jurídica, conta salário e outras.

Esse número está contido na frente do cartão Caixa da pessoa, e sabe-lo é muito importante para realizar as suas transações. O número de operação Caixa contém 3 dígitos e fica escrito no cartão após a agência e antes da conta.

Quais são?

Para que você possa realizar suas transações na Caixa é necessário que você conheça melhor quais são os números de operação Caixa, pois com ele é possível que você realize depósitos, transfira recursos, pague ou receba salário, solicite talão de cheques e várias outras coisas.

A seguir eu separei os dez números de operação que esse banco possui para que você possa entender cada um deles.

001 – Conta Corrente pessoa física

O código 001 é o número de operação da conta corrente, assim todas as pessoas físicas que abrirem essa conta poderão emitir cheques, transferir dinheiro, solicitar empréstimos, realizar saques e depósitos quando quiser.

002 – Conta Simples de pessoa física

Esse tipo de conta é a conta salário, ou seja, é uma conta que a pessoa poderá usar para receber salário, sendo que não é possível realizar deposito por envelope nem emitir talões de cheque.

003 – Conta Corrente pessoa jurídica

Essa conta é um tipo de conta corrente que foi desenvolvida especialmente para pessoas jurídicas, assim ela só pode ser aberta com um CNPJ.

006 – Entidades públicas

Esse número de operação Caixa é o número da conta do governo federal, estadual e municipal.

007 – Depósito instituições financeiras

Esse código é para que outros bancos possam fazer depósitos em outras contas da Caixa.

013 – Poupança pessoa física

A poupança é a conta da Caixa onde as pessoas podem guardar dinheiro e ganhar juros sobre esse dinheiro, sendo que o valor dos juros é estabelecido pelo Governo Federal.

022 – Poupança pessoa jurídica

Quem possui CNPJ também poderá usar uma conta poupança da Caixa, porém ao contrário da citada acima, o código é o 022. Assim as empresas, associações, entidades etc. poderão guardar seu dinheiro  e ainda fazer com que ele renda.

023 – Conta Caixa Fácil

E os clientes que desejarem ainda poderão optar pela Conta Caixa Fácil, que consiste em uma conta especial na qual o cliente não precisa ir até uma agência Caixa.

Para abrir essa conta é necessário apenas que a pessoa vá a algum dos correspondentes Caixa Aqui ou casas lotéricas. Essa conta é destinada a quem não possui conta corrente e com ela não é preciso pagar tarifas. Contudo o cliente só poderá realizar 4 saques mensais.

028 – Crédito imobiliário

Aos clientes da caixa que possuem investimento em crédito imobiliário é utilizado o número de operação  da Caixa 028. Essa conta é exclusiva para quem deseja já é cliente da Caixa Econômica Federal.

043 – Depositários Lotéricos

E por último temos o número de operação Caixa 043 que consiste em uma operação de uso das Loterias da Caixa para que seja possível realizar depósitos e compensações financeiras.

Como funciona a Caixa Econômica Federal?

número de operação  da Caixa
número de operação  da Caixa

A Caixa é um banco que consiste em uma empresa pública, pois ela é de propriedade do Governo Federal e por isso possui a natureza de Caixa Econômica.

Assim é possível que esse banco misture suas operações com as operações de serviços públicos, sendo é por ele que a pessoa física recebe e benefício bolsa família e o FGTS.

Dicas úteis

E se você tem uma conta Caixa é importante que você passe todos os dados da sua conta para qualquer pessoa que for realizar depósitos ou transferências para você, principalmente o número de operação Caixa, pois sem os dados completos não é possível realizar as transações.

Além do mais, caso o número da agência, operação ou conta possuam menos números do que o que é solicitado na hora de realizar as transações a pessoa deverá utilizar os zeros para completar todo o campo.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os tipos de contas da Caixa é só escolher a que melhor lhe atende e abrir já a sua conta!

Ainda tem alguma dúvida sobre o número de operação Caixa? Deixe um comentário que responderemos em seguida!