Está sem dinheiro? Aprenda fazer pizza em casa

A verdade é que fazer pizza em casa é uma ótima ideia para todos os momentos. Mas, especialmente, para quando se tem muitas contas a pagar, dívidas ou quando o dinheiro está curto, como acontece em todo fim de mês.

Além do mais, esse processo de produção pode ser bem legal porque você poderá reunir amigos e familiares. Aí, a brincadeira vale a pena. Sem contar que vocês ainda podem usar ingredientes que mais gostam e montar uma pizza que tenha a ver com vocês.

Está curioso para saber como fazer a montagem de uma pizza sem sofrer muito? Continue lendo que o passo a passo está abaixo. E saiba que isso é bem mais simples do que você poderia imaginar. Ah, sem contar que é bem mais barato também.

Como fazer pizza em casa sem gastar muito

Bom, se você está interessado nesse conteúdo, saiba que não vamos enrolar. Mas, no final do conteúdo temos um tópico bem legal para contar a história da pizza. Essa curiosidade vai te deixar de queixo caído. Por isso, leia o conteúdo integralmente.

No caso da pizza econômica, o que devemos considerar é que precisamos pensar na massa da pizza, antes de tudo. Inclusive, o melhor de tudo é que isso não exige que você tenha muitos ingredientes em casa. Alguns já tornam a produção da massa possível.

ANÚNCIO

E acredite: você vai ficar bem bravo de não ter descoberto isso antes. Depois, temos o recheio, mas isso também é simples. Até mesmo porque você pode usar aquilo que tem no armário, sem precisar gastar mais no mercado.

Descubra 3 aplicativos gratuitos para controlar as finanças pelo celular

O preparo da massa tradicional

Vamos listar os ingredientes da massa em tópicos para facilitar a sua compreensão e anotação. Inclusive, a gente vai dar uma variação de itens que podem ser mais saudáveis para você ter uma pizza econômica e fitness, ao mesmo tempo.

Depois, já vamos partir para o modo de preparo. Então, fique atento.

  • 1 quilo de farinha de trigo (você pode usar a integral também)
  • 30 gramas de fermento biológico em pó (de potinho ou comprado em padarias)
  • 3 xícaras de chá de água morna
  • ¾ de xícara de chá de óleo (pode ser o de milho, de canelo, além do de soja)
  • 1 colher de chá de sal (que pode ser o sal rosa, do Himalaia)
  • 1 colher de chá de açúcar (sendo que você pode usar xilitol)

Aí, para fazer pizza em casa a gente tem que juntar os ingredientes, né. Então, vamos lá.

Primeiro, misture o fermente, o sal e o açúcar com metade da água morna. Tudo precisa estar dissolvido. Após isso, adicione metade da farinha de trigo, o óleo e mexa até que se forme uma pasta. Em seguida, adicione o restante da farinha e da água.

Quando a massa estiver desgrudando da mão, você deve adicioná-la em um recipiente. Aí você cobre com um pano e deixa descansar por 30 minutos para que ela cresça. Após esse tempo, corte a massa em partes iguais, abra em discos, fure a massa com um garfo e leve ao forno.

Ela deve ficar no forno por 15 minutos a 180 graus. Isso é necessário para que ela fique pré-assada. Após isso, tire e faça o seu recheio. Depois, é só voltar ao forno para terminar de assar.

O preparo da massa de liquidificador

Aqui também vamos listar, primeiramente, os ingredientes. Para depois ensinarmos o modo de preparo. É outra maneira de fazer pizza em casa, que é bem mais prática. Porém, não agrada todos os paladares. O jeito é testar e experimentar.

  • 1 xícara de chá de leite
  • 1 ½ xícara de chá de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1 colher de sopa de margarina
  • 1 colher de sobremesa de fermento químico em pó

O preparo, como mencionamos, é bem mais simples. Então, bata tudo no liquidificador até que ele fique incorporado. Depois, coloque a mistura em uma forma de pizza untada com margarina. Aí, leve ao forno por 20 minutos. Espalhe o molho de tomate, recheie e volte ao forno por mais 15 minutos.

Os recheios

Quanto aos recheios, eles são bem mais fáceis de serem feitos. Na verdade, tudo depende da sua escolha. Você pode fazer de calabresa, portuguesa, frango, queijos, entre tantas outras.

Bônus – a história da pizza!

E como prometemos aqui temos um pouco da história da pizza. O surgimento dela tem várias versões. Mas, de modo geral, acredita-se que ela venha dos povos egípcios e hebreus. Eles dominavam a produção de pães e também criaram a receita da pizza.

O fato é que no Brasil, a pizza chegou com a imigração italiana mesmo. Por isso, a gente tende a achar que a pizza é um prato italiano. Hoje em dia, São Paulo é considerada a capital nacional da pizza.

E a curiosidade está no fato de que a cidade criou a data que comemora o dia da pizza. Isso foi em 1985, quando surgiu o Festival da Pizza, com um concurso estadual para eleger as melhores pizzas de muçarela e marguerita. Assim, 10 de julho tornou-se o dia da pizza.

Só mais uma coisa! Atualmente, o Brasil consome 1 milhão de pizzas por dia. Sendo que existem 50 mil pizzarias funcionando e metade delas estão no estado de São Paulo.

ANÚNCIO