A vontade de investir dinheiro sendo iniciante em finanças é muito real na vida de muitos brasileiros. Afinal, com tantas mudanças tecnológicas, políticas e financeiras, as pessoas querem ter melhores rentabilidades. O que quer dizer sair da poupança para uma aplicação melhor.
No entanto, elas acabam tendo dificuldades por se auto intitularem como iniciantes. A boa notícia é que mesmo que sempre esteve na poupança pode migrar e fazer escolhas mais inteligentes e com melhores rendimentos. Esse texto é para provar isso.
A gente separou vários tópicos e, no fim das contas, o que temos é um passo a passo para quem quer começar a investir melhor. E mesmo que nunca tenha feito isso antes. Até mesmo porque você já deve ter visto a importância de juntar dinheiro, né. Agora, é hora de fazer esse recurso se multiplicar.
Todo mundo pode investir dinheiro
A primeira coisa é entender que todo mundo pode investir dinheiro. Até mesmo quem é iniciante. Ou quem tem um salário baixo. Ou as mulheres e jovens. Todo mundo pode, mesmo. Então, deixe de lado qualquer preconceito que você tenha, ok?
Agora, o que você tem que considerar é que terá que fazer um pequeno esforço para poupar parte do seu salário mensalmente e investir. Isso é que não é tão simples. Mas, não porque você não pode e sim porque você pode não querer abrir mão de algumas coisas.
Entenda que a sua porcentagem do investimento tem que existir de alguma forma. Você pode cortar alguns serviços ou conforto que tem na vida. Assim como pode buscar formas de ganhar mais dinheiro mensalmente. São várias alternativas.
O fato é que você pode investir dinheiro sim, basta querer e se esforçar para isso.
É preciso começar de alguma forma
Agora que você sabe que pode investir dinheiro sendo iniciante em finanças, o próximo passo é entender que você tem que começar. Um dos maiores erros das pessoas é deixar tudo para depois, sabe? Amanhã eu faço, amanhã eu invisto. E isso acaba não acontecendo nunca, né.
Portanto, considere a importância de dar o primeiro passo além da poupança. Ou melhor, fora da poupança. A gente não vai ficar discutindo aqui sobre a poupança porque já acreditamos que você tenha visto que ela não tem o melhor rendimento que você quer ter.
Ah, e como começar a investir? A dica é começar separando uma parte da sua renda mensal para isso. O ideal, para iniciantes, é separar 10% de todo salário. Com o tempo, você deve ir subindo essa porcentagem. E o ideal mesmo é investir metade de tudo o que você ganha no mês. Mas, lembre-se: um passo de cada vez.
Onde investir o dinheiro para começo de conversa
Outra dúvida bem comum é sobre onde investir dinheiro. Afinal de contas, hoje em dia temos tantas opções que isso até deixa as pessoas mais iniciantes com dúvidas. Então, a gente explica isso de uma forma muito simples.
Se você ainda não tem uma reserva de emergência ou se está formando a sua, o ideal é sempre investir em alguma aplicação que tenha liquidez diária. Portanto, dentro dessa estratégica você poderá encontrar uma grande gama de opções.
O motivo é que a liquidez diária vai te dar facilidade e agilidade para sacar o dinheiro quando você precisar dele. Afinal, os imprevistos acontecem sem avisar antes, né. E aí pode ser um fundo de investimento ou um CDB ou um título do Tesouro, por exemplo, com liquidez diária.
Valor de R$ 1 mil – saiba qual é o rendimento na Nuconta
Por outro lado, se você está investindo para outro fim que não a reserva de emergência, como para a aposentadoria, aí muda-se a estratégia. Nesse caso, você poderá aplicar até mesmo em ações, já que estará pensando no longo prazo.
Saiba manter as suas aplicações seguras
Uma forma inteligente de manter as aplicações seguras é pensar que não se deve, nunca, colocar todos os ovos na mesma cesta, né. Portanto, investir dinheiro sendo iniciante em finanças não é complicado e nem arriscado se você sabe como fazer isso.
O que quer dizer que você precisa ir por etapas e considerar seus objetivos. Primeiro, monte a sua reserva de emergências em um produto com liquidez. Após isso, comece a juntar para a aposentadoria. Note que são aplicações diferentes, com finalidades diferentes.
Isso se chama diversificação. E é inteligente porque você está montando uma carteira de investimentos diversificada, o que significa que você está se mantendo seguro, já que todo o seu dinheiro não está em um único lugar. Entende?
Conheça o seu perfil de investimento
A para finalizar o conteúdo, saiba que você deve conhecer o seu perfil para investir dinheiro. Isso porque como falamos para cada tipo de objetivo existem muitos tipos de aplicações. Então, você deverá estudar quais as melhores para você.
E você só vai conseguir fazer essas escolhas quando souber como você se posiciona frente ao mercado financeiro. Tem gente que só quer sair da poupança, mas não abre mão da segurança. Outras pessoas até tem uma certa aptidão para o risco, desde que possam ganhar mais com a rentabilidade. E você, de qual tipo é?
Para traçar o seu perfil, acesse sites de corretoras ou bancos. Eles permitem, de forma gratuita, que você responda a perguntas para criar o seu próprio perfil de investimento. Isso vai te ajudar a tomar decisões de forma mais assertiva, com base no que você acredita.