A Caixa Econômica Federal é um banco muito conhecido no país porque é um dos maiores e mais antigos. Os principais produtos são financiamentos, empréstimos e cartão de crédito. Além de a Caixa ser responsável pelo pagamento de benefícios sociais também.
Só que nem todo mundo sabe o que é preciso fazer para solicitar o financiamento, por exemplo. O financiamento é um crédito que pode ser usado para comprar veículos ou imóveis, por exemplo. Saiba mais sobre os financiamentos da Caixa.
E leve em conta que a Caixa tem parceria com o programa Minha Casa Minha Vida, por isso, possui taxas de juros diferenciadas.
Financiamento da Caixa
Entre os financiamentos disponíveis na Caixa, um dos mais comuns é o de veículos. Ele permite ao cidadão brasileiro o acesso à um crédito que pode financiar a compra de um carro.
Uma das condições é que o financiamento cobre 80% do valor total do veículo. Sendo que a outra parte, os 20%, devem ser custeados pelo comprador, como uma entrada.
Além disso, para solicitar o financiamento, o ideal é ter um bom score financeiro, como vamos ver abaixo.
Outra opção muito conhecida pelos brasileiros é o empréstimo de imóveis da Caixa. Ele é o mais conhecido do país e pode ser contratado, inclusive, junto com o programa Minha Casa Minha Vida, que permite benefícios financeiros aos brasileiros.
E vale lembrar que também existem financiamentos para o campo, para a educação (como o FIES) e para o seu negócio (como o Microcrédito Crescer).
Solicitar o Financiamento
A Caixa é um ótimo banco porque oferece confiabilidade ao consumidor brasileiro e porque tem muitas opções de produtos e serviços.
No entanto, quando se trata de financiamento de veículos ou de imóveis, o mais recomendável é que o solicitante tem um bom score financeiro, isto é, uma boa pontuação em órgãos como SPC e Serasa.
Isso porque a Caixa não tem ainda programas que aprovam os pedidos para quem está com o nome sujo no mercado, isto é, para quem está inadimplente.
Além disso, seguindo a regra do Banco Central, o interessado deve ter mais de 18 anos completos. E, para a Caixa, também é necessário comprovar renda e apresentar o comprovante de residência.
Depois que considerar tudo isso, aí sim já é possível solicitar o financiamento na Caixa. E para isso basta ir até a agência bancária mais próxima ou ir até um correspondente do banco.
Taxa de Juros
A Caixa não deixa claro qual é a taxa de juros cobrada em cada um dos tipos de empréstimos que o banco tem. No entanto, é possível conferir alguns dados na Tabela de Tarifas da Caixa, que fica publicado online.
Para se ter uma ideia da importância de consultar a tabela antes de pedir o financiamento, saiba que quem não é cliente pode ter uma cobrança de R$ 30, que é destinado para o cadastro.
Em caso de dúvidas, considere que a Caixa tem o seu canal de comunicação direto com o consumidor. Ele pode ser acessado gratuitamente, através do 0800-726-0101.