Saiba como consultar o CNPJ do MEI pelo CPF

3

De maneira geral, as empresas não podem ter o seu número de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Física) consultado pelo número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) do dono da empresa.

Mas, no caso do MEI (microempreendedor individual) isso pode acontecer. O motivo é que o MEI tem um certificado online que permite a busca facilitada. Além de ser gratuita.

Nas próximas linhas, saiba um pouco mais do certificado do MEI e como é possível fazer a consulta do CNPJ através do CPF e da data de nascimento do sócio da empresa.

Por que consultar o CNPJ do MEI

Atualmente, existe um grande número de MEIs em todo país. De forma que nunca aconteceu antes. Isso porque o MEI é uma forma regularizada de ter uma empresa de micro porte, o que tem beneficiado milhões de brasileiros.

Com essa crescente, também cresceu o número de consultas do CNPJ do MEI. O motivo é que hoje em dia todo mundo quer validar a informação do MEI para saber se ele está ativo e pode prestar serviços no mercado.

Além disso, ao pedir um empréstimo ou crédito, o MEI tem o seu CNPJ avaliado pela empresa cedente do recurso. Isso faz com que um MEI possa ter o seu CNPJ avaliado e estudado várias vezes durante o tempo de existência.

E o grande diferencial é que, diferente das empresas de outros portes, dá para pesquisar o CNPJ do MEI através do número de CPF do empresário. Descubra como fazer isso de forma gratuita.

A consulta do CNPJ pelo CPF

No caso de MEIs, para fazer a consulta do CNPJ pelo número do CPF, saiba que o primeiro passo é acessar o site do Portal do Empreendedor.

Esse é um site que é base para toda consulta do MEI atualmente. Enquanto o site da Receita Federal é o mais usado para consultar dados de empresas maiores, como Empresas de Pequeno Porte, o Portal do Empreendedor é usado pelos MEIs.

Aí, na página de comprovante de MEI, basta digitar alguns dados para ter acesso ao CNPJ de MEI, sendo: o número de CPF do dono da empresa, a data de nascimento dele e também alguns caracteres que aparecem na página.

A pesquisa não é feita diretamente no site da Receita Federal, no entanto, tem o aval desse órgão. Portanto, as informações são corretas e confiáveis.

Os resultados

Após essa consulta online e gratuita, dá para ter acesso à várias informações do MEI. Inclusive, dá para saber se o MEI já teve alguma empresa aberta e que foi fechada anteriormente.

Como resultado vão aparecer informações que são importantes para certificar o MEI. Por exemplo, tem o nome empresarial e o nome do empresário. Tem o nome fantasia também. O capital social, o número da identidade do empresário.

Inclusive, a situação cadastral vigente (que deve ser ativa para a empresa estar válida). E tem ainda a data de início das atividades, o número do NIRE, o endereço comercial e as atividades exercidas pelo MEI.

Após verificar os resultados da pesquisa do CNPJ do MEI, a pessoa pode fazer o download do certificado no formato de PDF. Sendo que a data que vai constar é a data da pesquisa.