Saiba como fazer o seu 13º salário render mais

Nem todo mundo sabe o que fazer para o 13º salário render mais. E você, sabe? Se não sabe, não tem problema. A nossa ideia aqui é te mostrar alguns caminhos e algumas ideias para isso. Afinal, se o dinheiro extra já é bom, imagina fazer ele se multiplicar de valor, né.

E para que a gente tivesse um artigo bem legal e fácil de ser entendido, a gente criou tópicos. O foco é mostrar que dá sim para usar o dinheiro do 13º salário de forma inteligente. E isso pode ser feito de maneira razoável, sem muitos extremos ou exageros.

Portanto, cada tópico deste conteúdo foi pensando especialmente nesse dinheiro extra, que muita gente recebe do governo, como direito trabalhista. Continue lendo com bastante atenção e comece a pensar duas vezes antes de sair por aí comprando coisas com o dinheiro!

PRIORIDADES

A palavra de ordem aqui é prioridade. E prioridade você sabe o que, não sabe? É ter coisas importantes para fazer antes de cosias sem importância ou menos importantes. Na hora de fazer o dinheiro do o 13º salário render mais vale a pena pensar assim, também.

ANÚNCIO

Então, antes de qualquer coisa ou qualquer tópico, vamos pensar sobre as prioridades. Se for o seu caso, por exemplo, elas devem ser as dívidas. Se você tem dívidas, portanto, saiba que elas são sim a prioridade. E isso porque tem juros embutidos e podem te trazer problemas sérios.

Talvez você não saiba, mas as dívidas estão entre as principais causas de divórcios, por exemplo. Por isso, o assunto é muito importante e deve sim ser um sinal de alerta para você, ok?

Assim sendo, o primeiro tópico é se atentar ao que é prioridade. Bom, para terminar o assunto disso, saiba que dívidas são prioridades frente à compra de imóveis, troca do carro ou mesmo viagens de fim de ano. Pode ser?

Saiba quanto economizar do seu salário para investimentos

RESERVA DE EMERGÊNCIA

Um segundo ponto a ser tratado é a reserva de emergência. Essa pode ser uma das melhores ideias de uso para o seu 13º salário se você não tem dívidas. Isso porque ter uma reserva financeira deixa a sua vida melhor e você toma melhores decisões depois.

Assim, somente com uma reserva você vai conseguir amenizar imprevistos. E entre eles, nós temos a quebra e o conserto de um carro, uma infiltração em casa que exige pedreiros, uma doença grave que necessita de remédios caros, entre outros.

E saiba de uma coisa: todo mundo vai ter problemas com imprevistos. Independente de quando ou onde, eles vão acontecer na sua vida. Mesmo que você seja uma pessoa muito calma, paciente, preparada. Os imprevistos acontecem uma hora ou outra.

Dessa forma, pode ser que a sua prioridade seja ter uma reserva de emergência. Comece a pensar nisso. Ah, e não tem regra ou fórmula para saber qual é o valor ideal da reserva, viu. Mas, acredita-se que juntar entre 6 meses e 1 ano de quanto você ganha no mês é uma boa ideia.

OBJETIVOS

Se você tem prioridades na vida e tem uma reserva de emergência, agora é hora de começar a realizar sonhos. Isso tem a ver com os seus objetivos de vida, ok? Aqui entram detalhes e metas grandes ou pequenas. Desde uma viagem de férias até a compra do próprio imóvel.

O fato é que você pode fazer o seu 13º salário render mais pensando nisso também. O dinheiro é seu e você usa como quer, obviamente. E tem muita gente que usa como oportunidade para conhecer países diferentes ou comprar um automóvel para ir para o trabalho.

O importante aqui, no entanto, é saber que você tem objetivos e que eles podem ser custeados com esse dinheiro. Agora, atenção. Saiba que todo tipo de compra pode ter alguns efeitos colaterais. A compra de um carro pode ter custo com combustível, por exemplo.

RENDER MAIS!

Por último, agora que você viu tudo isso deve estar se perguntando: “mas, ainda não aprendi como fazer o 13º salário render mais”. Então, esse tópico para responder a isso mesmo. Saiba que com base nas suas respostas anteriores você vai saber como investir o seu dinheiro.

Por exemplo, se você vai comprar uma casa própria deve considerar que tem que ter um bom valor de entrada. Aí, você tem que ter um prazo para montar esse patrimônio. Talvez, 5 anos? Com base nisso, você busca os investimentos para 5 anos, como o Tesouro IPCA .

Mas, se você vai usar a grana para começar a guardar dinheiro para montar a sua reserva de emergência, aí você tem que pensar em outras coisas. O seu foco não é o tempo e sim a liquidez. Porque a liquidez vai garantir o seu uso do dinheiro imediatamente.

Então, uma boa ideia é pensar em CDB com liquidez diária, por exemplo, para juntar dinheiro.

Em casos mais longos, em termos de tempo, como aposentadoria, saiba que você tem um mar de opções de aplicações. Isso porque quase todos os investimentos são bons para o longo prazo. Mas, precisam ser pensados com carinho.

A renda variável, por exemplo, não é boa para quem é mais conservador e não quer correr riscos. Já o Tesouro Direto é ótimo para quem quer ter segurança. E assim você vai estudando as possibilidades que o mercado financeiro te oferece.

Porém, considere ser importante pensar no seu objetivo, na sua prioridade e na sua reserva de emergência, como estão nos três tópicos iniciais deste conteúdo.

ANÚNCIO