10 ideias de alimentos para vender no frio

12

No Brasil, ter um empreendimento comercial que venda alimentos típicos do frio pode não parecer um bom negócio. Isso porque por aqui faz calor na maior parte do ano. Isso é bem verdade, né?!

Por outro lado, você que já tem um empreendimento, já pensou em ofertar alguns pratos, bebidas ou alimentos típicos do frio nesses dias tão incomuns? Essas receitas podem estar no seu cardápio apenas em determinadas épocas do ano, como em junho e julho, por exemplo.

Abaixo, trouxemos uma ideia de pratos que podem ser vendidos nessa época do ano simplesmente porque fazem o maior sucesso de vendas. Se você já tem um bar ou restaurante pode pensar em incluir eles no seu cardápio de inverno.

Se você ainda não tem, talvez abrir uma empresa só para esta época do ano talvez não faça sentido. Exceto se for um projeto temporário, como em um food truck ou algo que dê retorno mais rápido, por exemplo.

cheese fondue on rustic background

De qualquer forma, a nossa ideia é listar essas ideias pra lá de geniais para os dias mais frios, que são incomuns, mas que aumentam a fome e que podem ser sugestões inteligentes para quem quer se esquentar e se alimentar bem, ao mesmo tempo.

PROPAGANDA

Confere aí e quem sabe surge uma luz e uma ideia para você.

1 – Caldo

O caldo é típico do frio, não é mesmo? Tanto é que sempre faz sucesso em várias quermesses que acontecem desde maio e vai até agosto em vários cantos do país.

O lado bom é que as receitas são bem fáceis e dá para variar bastante. Dá até para pensar em pratos saudáveis, com legumes ou veganos, sem carnes, por exemplo.

2 – Fondue Doce

Fondue é um prato que você já deve ter visto e experimentado, especialmente, se viajou para alguma região mais ao sul do país. É um prato típico de inverno, mas comum em todas as épocas do ano nas regiões mais frias.

Na versão doce, o sucesso é por conta do chocolate (quente, obviamente) e das frutas.

3 – Fondue Salgado

Já na versão salgada, o prato tem ingredientes simples e baratos, como pães e alguns tipos de queijos. Não tem muito o que falar, se você já experimentou, sabe bem do que estamos falando.

Agora, independente se for salgado ou doce, considere que terá que ter uma espécie de “aparelho” para manter a calda sempre quente. Porque se assim não acontecer, o prato perde todo o sentido.

4 – Sopa

Você pode achar que esse prato é simples demais. Só que saiba que atualmente, com a falta de tempo, muita gente come fora de casa. E você pode apostar em variados tipos de sopas.

Tem sopas de galinha, de carne, de legumes, verdes. Tem sopas de todos os tamanhos, com vários acompanhamentos e diversos temperos. A sopa não é apenas comida de quem está doente, é um prato muito bom para alimentar todo mundo.

5 – Feijoada

Se você é brasileiro, sabe que nem precisamos falar muita coisa, né? A feijoada é boa em qualquer época do ano, mas é no frio que faz o maior sucesso.

É só fazer um friozinho que a sua mãe, tia ou avó já comentam sobre a tal da feijoada, não é verdade? Então, se você tem um restaurante deve considerar esse prato nesta época do ano.

Geralmente, os restaurantes apresentam a feijoada aos sábados, mas você pode criar um novo dia para ela, além do sábado. Com certeza vai ter retorno se você tiver um bom tempero.

6 – Escondidinho

O escondidinho também é bem famoso no frio justamente porque ele deve ser servido quente. E os ingredientes não são dos mais caros. Aliás, tem restaurante que é conhecido pelo escondidinho.

Aí dá para pensar em pratos maiores, para a família toda ou em menores porções, individuais.

Tem escondidinho de batata, de mandioca, de mandioquinha e com vários recheios, que podem ser de carne seca, carne vermelha comum, frango e até mesmo alimentos veganos.

7 – Churrasco

Quem aqui recusa um churrasco? Apenas quem não come carne, não é mesmo? Porque quem gosta de carne, com certeza, gosta da carne do churrasco também.

E no frio, o churrasquinho quentinho é uma excelente ideia. Acompanhado de bebidas fica melhor ainda. Dá para variar e ter tipos de carnes diferentes e menos comuns também.

8 – Café

A ideia do café é sobre ter uma cafeteria. Hoje em dia, esses espaços são muito usados para reuniões, por exemplo. E o café é quente, logo, esquenta o frio. O que acaba sendo uma bebida ótima para essa época do ano.

Abuse da criatividade e crie cafés diferenciados, como os adocicados, os sem açúcar, os com ingredientes orgânicos, aqueles acompanhados e por aí vai.

O Brasil é um dos maiores consumidores de café do mundo e isso já é um ótimo dado, certo?

9 – Vinho Quente

Também é bastante comum que as pessoas tomem quentão ou vinho quente nas quermesses, né? Então, por que não pensar nisso no seu bar ou restaurante? Os vinhos quentes são bebidas alcoólicas que podem ser receitas para lá de especiais.

E eles continuem sendo bem acompanhados de queijos ou outros petiscos. Muita gente vai optar pelo vinho quente ao invés da cerveja nessa época do ano. E isso pode ser um bom negócio para você.

10 – Cerveja

Se você acha que cerveja só é boa gelada, saiba que há estudiosos e fabricantes que estão criando as cervejas que podem ser tomadas sem estarem geladas porque não perdem o gosto e nem o paladar.

Estude sobre isso, talvez seja uma boa opção para os dias mais frios.

PROPAGANDA