Descubra como resolver emergências domésticas sem gastar muito

Parece que sempre nos momentos mais inoportunos coisas ruins acontecem, não é mesmo? Se você não passou por isso ainda, saiba que pode acontecer a qualquer momento. Dessa forma, o melhor é estar sempre preparado. Por outro lado, dá para resolver emergências domésticas também. E sem precisar gastar muito dinheiro.

Abaixo, a gente separou vários problemas domésticos que costumam acontecer com frequência na vida de muitos brasileiros. Alguns deles, inclusive, podem acabar com o orçamento da família, como é o caso de um vazamento de água ou de gás. Continue lendo para saber tudo sobre isso.

O vazamento de água

O vazamento de água pode ser causado por um cano furado, por exemplo. Independente da causa, o fato é que isso pode aumentar consideravelmente a quantidade de água “consumida”. E aí a conta vai vir bem alta no próximo mês.

O problema é que nem sempre é fácil saber onde está o vazamento, né. Para isso, uma boa ideia é chamar um especialista, no caso, o encanador. Então, se você tem um disparo muito alto na conta de água pode ser porque há vazamentos.

Antes de chamar o técnico, faça alguns testes para ajudar na busca pelo vazamento. Veja se há paredes ou pisos ou tetos molhados ou úmidos, por exemplo. Observe se o vaso sanitário está disparando água sem parar ou se há pinga-pinga de água em alguma torneira.

ANÚNCIO

Até mesmo porque um único buraco de 2 milímetros pode causar um gasto de 3 mil litros de água por dia.

O vazamento de gás

Essa situação que também exige cuidado para resolver emergências domésticas é mais comum na vida de quem mora em apartamentos ou condomínios. No entanto, também pode acontecer, de forma mais rara, em lugares que usam gás de cozinha tradicional.

O fato é que ao trocar um botijão por outro, a pessoa deve se atentar ao vazamento. Se isso acontecer, saiba que pode acontecer até mesmo um incêndio e aí os custos serão bem mais do que em dinheiro, né. A dica é sempre testar muito bem se há vazamentos ou chamar um especialista para fazer a troca do produto.

O curto-circuito

Para quem não sabe, o curto-circuito acontece de forma muito comum na casa e no apartamento de muita gente aqui no Brasil. O motivo, muitas vezes, é a instalação, que acaba sendo feita de forma incompleta ou incorreta.

Portanto, é preciso muita atenção com as instalações elétricas. Elas também podem causar incêndios de forma muito extensa e perigosa.

Aí, as dicas para evitar isso são várias. E tem a ver com as emergências domésticas sem gastar muito, o que é ótimo para o seu orçamento.

Por exemplo, você pode reparar que há um problema quando o disjuntar desarma quando algum eletrodoméstico ou eletrônico é ligado na tomada. Se isso acontecer, desligue imediatamente o aparelho.

Também dá para notar quando há manchas pretas em interruptores ou tomadas. Isso é sinal de que há sobrecarga de energia. Aí, o ideal é substituir a parte danificada. E somente um eletricista deve fazer isso.

A pia entupida

Uma pia entupida também pode te trazer dificuldades. Mas dá para resolver essa próxima das emergências domésticas sem gastar muito. Para evitar esse alto custo, a saída é fazer vários testes para tentar desentupir sem a ajuda de uma empresa especializada.

Por exemplo, existem as receitas caseiras de adicionar bicarbonato no ralo e depois jogar vinagre branco e água quente. Tem ainda a receita do refrigerante, que acaba fazendo uma verdadeira limpeza nos canos.

Mas, se nada disso der certo, saiba que o melhor é chamar uma empresa ou prestador de serviço para fazer a limpeza.

Por outro lado, dá para evitar esse transtorno todo. Como? Evite descartar restos de alimentos na pia da cozinha, especialmente o óleo de cozinha. Ele pode ser descartado de forma ambientalmente correta em vários lugares de coleta. No banheiro, evite jogar cabelos.

Descubra por que ter o nome sujo pode te ajudar a mudar de vida

O vaso sanitário entupido

Entre os campeões de dores de cabeça está o entupimento do vaso sanitário. E o motivo é clássico: descarte irregular de objetos. Isso é ainda mais comum em condomínios, onde o sistema acaba sendo unificado para todo o prédio.

Então, uma boa alternativa para evitar gastar dinheiro é justamente usar o desentupidor. O vácuo dele vai te ajudar a obstruir a passagem da água. Dá ainda para improvisar o cabo de vassoura, como muita gente sabe fazer.

Por outro lado, a melhor opção também pode ser a de chamar uma desentupidora. Ela terá todos procedimentos corretos para fazer a limpeza, inclusive, poderá usar vários equipamentos que agilizam o processo.

Aliás, você também deve evitar jogar fraldas, lenços umedecidos e absorventes, além dos papéis higiênicos. Todos eles causam o entupimento do vaso sanitário. E isso poderá te custar um valor nada agradável para a manutenção.

Bônus – a reserva de emergência!

Para terminar o conteúdo, considere que esses problemas citados realmente acontecem e ninguém está totalmente isento deles. Por isso, a importância de se ter uma reserva financeira. Afinal de contas, os imprevistos sempre acontecem em momentos inoportunos.

Então, se você tem uma reserva, você poderá resolver as emergências domésticas sem gastar muito e rapidamente. Se não tiver, vai precisar pedir empréstimo, o que é muito ruim. Ou vai ter que deixar o problema se estendendo, o que é pior ainda.

Já imaginou 3 mil litros de água sendo desperdiçados todos os dias? Sua conta de água vai ficar bem cara, viu. Então, a reserva de emergência acaba sendo uma ótima ideia para evitar que esses problemas fiquem maiores ainda.

Portanto, se você não tem a reserva, talvez seja a hora de começar a pensar nisso.

ANÚNCIO