Saiba como evitar essas 5 desculpas que te impedem de enriquecer

12

Você sabe que existem algumas desculpas que te impedem de enriquecer? Talvez você nem tenha pensado nisso, não é mesmo? Mas, saiba que são desculpas que acontecem “automaticamente” e sim, impedem você de ficar rico. Acredite ou não, é verdade.

Por exemplo, você já falou alguma vez algo como “Se eu morrer amanhã, eu vou ter guardado dinheiro para quê”? Então, considere que você está na lista das pessoas que acabam não ficando ricas porque inventam muitas desculpas para isso.

E essa é só uma das desculpas usadas automaticamente que realmente afastam as pessoas da riqueza. Se você tem o interesse em conhecer outras das desculpas clássicas e saber como resolvê-las, continue lendo com bastante atenção.

1 – Se eu morrer amanhã, eu vou ter guardado dinheiro para quê

Essa é uma das mais clássicas e já até citamos ela acima. Agora, o que não dá é para você prever o futuro e saber quando você vai morrer, né. Por isso, assim como em tudo na vida, na área de finanças, estar prevenido também é a melhor ideia.

PROPAGANDA

Então, esqueça essa ideia de que você vai morrer amanhã ou cedo demais e comece o seu planejamento financeiro. Mesmo porque tem um outro lado da mesma moeda também. E se você gastar todo o seu dinheiro e não morrer amanhã, como vai ficar?

Como falamos, é sempre melhor estar prevenido, viu. Porque se a fatura do cartão estiver muito alta e você estiver vivo, vai ter que arrumar um bom jeito para pagar ela.

2 – Eu deveria ganhar mais. Ganho muito pouco no meu emprego

A gente não tem a ideia de contestar o seu trabalho e menos ainda o seu salário. Só que ficar reclamando disso não é o que vai fazer o seu salário aumentar. Existem outras formas de fazer isso. Portanto, essa também é uma das desculpas que te impedem de enriquecer.

E tem uma verdade que você precisa saber!

Descubra esse guia para ficar rico com um salário baixo

O mais importante, no fim das contas, não é exatamente o quanto você ganha, mas sim o quanto você gasta. Já parou para pensar nisso? Independente se ganha pouco, saiba que dá para poupar. A questão é saber viver dentro do seu padrão de vida.

Agora, se realmente acha que está ganhando pouco, busque formas de mudar isso. Talvez pedir um aumento, mudar de emprego, trabalhar mais. Cogite as possibilidades que existem no mercado. O importante é você mudar e não ficar só a reclamar.

3 – Eu já economizei tudo o que podia e mesmo assim não sobra dinheiro

Existem pesquisas que mostram que dá para economizar mais de 30% em casa quando se faz uma faxina financeira. Portanto, pare de se auto boicotar e comece a economizar de verdade, tá bom?

Quer ver só uma coisa: você tem um plano de canais de TV em casa, tem internet de quantos mega e tem um telefone fixo além do celular? Se tem tudo isso, saiba que, de alguma forma, dá para economizar sim. Porque não são gastos essenciais.

Os gastos essenciais são aqueles primordiais para a sua vida. Como é o caso da alimentação, da energia, da água e dessas coisas todas. Mas, ter milhares de canais de TV não é uma necessidade – e está longe de ser!

Apenas para provar que essa é uma das desculpas que te impedem de enriquecer, saiba de uma coisa. A Netflix custa menos do que R$ 30 e distribui muitos filmes e séries. Sendo que mesmo assim é mais barato do que o seu pacote de TV, não é verdade?

4 – No mês que vem as coisas vão ser diferentes

O ideal é que as coisas sejam diferentes desde agora! Se você fica jogando tudo para o mês que vem, saiba que isso tem nome: boicote. Porque é o mesmo que acontece quando você vê que precisa praticar esportes ou emagrecer.

Você fica jogando as coisas para frente só que não percebe que isso é um baita de um desestímulo. Cara, independente se é segunda ou fim do mês, comece agora. Arregace as mangas e vai em frente. Nada de deixar para depois.

No caso do dinheiro é a mesma ideia. Se você deixar para o mês que vem, temos certeza que vai querer aproveitar tudo agora e vai gastar muito até que o mês acabe. Então, esqueça isso. Comece agora, comece já, mude hoje, mude agora. Esse é o caminho. O melhor caminho, por sinal.

5 – Se eu parcelar em 10 vezes, o pagamento mensal fica baixinho

Essa é uma frase verdadeira. Porém, é outra das desculpas que te impedem de enriquecer. E você já deve saber os motivos, né. Obviamente, o preço do produto se manteve o mesmo ou aumentou. Então, mesmo que pague parcelado, você vai ter que pagar a conta.

Logo, não muda nada. E o fato de você não sentir tanto o peso da compra não é uma boa ideia. Sabe por quê? Porque de tanto fazer isso, uma hora a sua conta vai estar bem alta e você não vai ter como custear a fatura. O que vai ser um problemão.

Atualmente, o cartão de crédito tem o maior custo de juros do mundo. Por isso, é um risco muito grande ficar usando o cartão sempre. Porque se imprevistos surgirem e você não pagar a conta, vai acabar tendo que pagar juros também. O que é bem ruim.

Dessa forma, mais do que nunca, é hora de parar com essa desculpa de que a compra parcelada é melhor porque você paga e nem sente. Você não sente agora, mas vai sentir nos próximos 9 meses, viu.

Bônus – O importante é ser feliz

Tem muita gente que diz isso quando vai gastar dinheiro, né. Só que não entende que dá para ser feliz por mais vezes e para o resto da vida. E não apenas naquele momento. A felicidade também é para quem sabe usar o dinheiro de forma correta e consciente.

Se a sua felicidade está ligada à compras, cuidado. Pode ser que você esteja tomado pelo mal do consumo. O que acaba sendo outra das desculpas que te impedem de enriquecer!

PROPAGANDA