Na maioria das vezes em que vou redigir sobre um assunto determinado, eu primeiro pesquiso o significado etimológico da palavra, pois assim a gente consegue saber o que significa empreendedorismo, por exemplo: aquele que inicia a briga. Achei bem interessante tal conceito, e vou explicar melhor o que é empreendedorismo social, corporativo, digital, cultural, e a ideia em si ligada ao ato de empreender, então atentemo-nos à leitura e descubra você o que é ser um(a) empreendedor(a)!
O que é o empreendedorismo
Como eu disse-lhe acima, ao pesquisar quanto a o que é empreender, etimologicamente, o termo tem relação com uma pessoa que começa a brigar, ou seja, no meu ponto de vista, imagino alguém que se sente desafiado e dá início à luta por aquilo que deseja defender e/ou conquistar. Assim sendo, ao tratarmos de o que significa empreendedorismo corporativo, exemplificando, basta imaginar um funcionário, ou melhor, colaborador, que surge com uma nova ideia e inova as atividades e todo o setor onde trabalha, sendo promovido por esse ato empreendedor.
Acredito que você já deve estar tendo uma noção do conceito de empreendedorismo, o processo pelo qual alguém decide inovar, correr risco, lutar por um objetivo de ir em frente, ser bem sucedido ao realizar novas tarefas, trilhar um novo caminho e crescer profissionalmente, por exemplo. Nos tópicos seguinte, veremos juntos os tipos de empreendedorismo e explicarei cada um detalhadamente, porque assim ficará fácil compreendermos o que um empreendedor faz e tirarmos possíveis dúvidas nesta área!
O que é empreendedorismo corporativo
Pelo que li e posso dizer por experiência própria já que sou um microempreendedor individual, em se tratando de o que é empreendedorismo corporativo, temos duas formas de acontecer, sendo as seguintes:
- abertura de empresa, um novo negócio
- inovação de um setor dentro da corporação
No meu caso, após estagiar em uma empresa de otimização de sites, aprendi o serviço e decidi empreender por conta própria, criando meus próprios sites, tornando-me um MEI e o meu próprio patrão. Precisei me organizar já que optei pelo empreendedorismo por oportunidade, correndo o risco de não ter um salário fixo ou carteira assinada, mas o fato de não ter um patrão e trabalhar conforme quero foi o que me motivou.
Na situação secundária, por assim dizer, é quando a empresa, em busca de melhores resultados, inova todo o processo de trabalho, delega novas funções, atualiza o sistema para uma nova gestão, deixa o velho e traz o novo, alcançando resultados de sucesso.
Como começar a empreender
Eu acredito, sinceramente, que qualquer pessoa tem a capacidade de empreender seja a própria vida ou um negócio que venha a se tornar lucrativo, basta entender como ser um empreendedor. Portanto, se você deseja trabalhar por conta própria, o primeiro passo é decidir em qual área vai atuar, preferencialmente que seja onde você sente-se bem, pois assim terá como empreender com sucesso.
A quem deseja descobrir como ser um bom empreendedor, seguem algumas características da pessoa empreendedora:
- sua motivação vem da vontade de realização, fazer acontecer
- não arrisca ao impossível, mas com viabilidade
- é capaz de analisar a si mesmo e a situação
- tem necessidade de fazer ações e criar objetivos sem estar sob pressão
- tem consciência para onde vai e de o que é ser empreendedor
- possui autoconfiança (e não prepotência)
- aceita trabalhar em equipe embora não dependa de terceiros para tomar decisões
- enfrenta os problemas com firmeza e resistência (determinação)
- sabe usar de flexibilidade quando necessário e o que um empreendedor faz
- não fica frustrado nem é dominado por circunstâncias ruins
- consegue aceitar e é aberto(a) ao aprendizado quando erra e outros erram também
- começa de novo se for preciso
Além disso, quanto a o que é empreendedorismo, estão envolvidas atitudes tais quais:
- usar de criatividade para solucionar um problema
- zela por qualidade e não quantidade
- tem fé na ação corporativa em prol do bem da sociedade
- sente-se bem ao trabalhar e ver que está crescendo, desenvolvendo
- faz boa administração do tempo
- não foca por ser reconhecido na empresa ou socialmente
- trabalha com independência, segurança e confiança em si próprio
- vai atrás do que precisa para chegar onde necessita
Realmente, muito interessantes as características de alguém que deseja empreender. Finalizando, então, vejamos algumas perguntas respondidas relacionadas ao empreendedorismo.
Dúvidas Frequentes
O que é empreendedorismo social? é quando uma empresa, por exemplo, ou um micro empreendedor age a favor do benefício social, impactando positivamente a comunidade onde vive seja com produtos renováveis ou biodegradáveis.
O que é empreendedorismo digital? são atividades feitas online também chamado de empreendedorismo virtual, que trazem benefícios aos internautas, algum tipo de serviço que beneficia quem estiver usando a internet.
O que é empreendedorismo cultural? é toda ação empreendedora que beneficia culturalmente, por exemplo, proporcionado leituras, músicas, visitas a museus quando você usar o serviço ou produto de tal empresa empreendedora.