5 passos para divulgar o seu salão de beleza e ter mais vendas

2

A internet possibilitou a divulgação online, que é mais barata e mais objetiva. Com isso, os empresários conseguem colher resultados rápidos e de forma mais econômica. Para quem tem um salão de beleza, a ideia é a mesma.

Só que você sabe o que é preciso para divulgar o salão de beleza na internet, visando o aumento de público, de vendas e de lucro? Isso tudo pode parecer difícil ou complicado demais, mas não é.

Hair Salon design over purple background, vector illustration

Tudo parte do conhecimento que você tem ou vai buscar ter sobre o assunto. Entender o marketing digital, os tipos de mídias e o público é um ótimo começo para você se dar bem com isso.

Abaixo, separamos os principais passos para quem vai divulgar o salão e não sabe muito bem por onde começar. A ideia é que você vá atrás de conhecimento. E aqui estão os 5 passos mais importantes para você fazer isso do jeito certo.

1 – Marketing Digital

O marketing digital, nos dias atuais, é importante para todo mundo que tem um salão de beleza e quer aumentar o número de clientes, que quer fidelizar os clientes ou mesmo que quer promoções ações sem gastar muito.

Portanto, o primeiro passo e talvez mais importante é saber o que é e como funciona o marketing digital atualmente.

Isso porque ele pode trazer resultados importantes para o seu negócio. Existem estratégias eficientes atualmente que fazem toda a diferença. E o melhor: sem que você tenha que gastar muito dinheiro.

Para entender a importância desse ponto, tente notar que antigamente a gente deveria investir em anúncios de jornais ou em outdoor. Assim, atingíamos gente de todo tipo e com um investimento caro.

Hoje, a gente pode gastar menos nesse investimento e focar no nosso público. Se o seu salão de beleza é para o público masculino, por exemplo, não tem porque você atingir mulheres, concorda? Essa é uma das ideias e vantagens do marketing digital.

2 – Orçamento

Agora, não é porque o marketing digital possibilita um investimento mais barato que você deve fazê-lo de qualquer jeito, sem fazer contas.

A regra de ouro para todo mundo que vai divulgar algum produto ou serviço é fazer as contas para ter um orçamento embasado.

Por exemplo, é errado você “achar” que vai ter um aumento de 50% no número de clientes e, por isso, você decide investir R$ 5 mil na internet.

Na verdade, o seu orçamento para investimentos tem que ser com base no que você tem hoje, seja de clientes ou de expectativa.

Existem investimentos que são diários, semanais, mensais ou anuais. E você pode controlar isso com base no resultado que tem nessas campanhas. Essa é outra das vantagens do marketing digital para os salões de beleza.

3 – Persona

Se você ainda não está habituado aos assuntos de marketing digital, talvez não conheça a palavra persona. Mas, é bem simples entender: é o seu público alvo bem delimitado.

Como citamos anteriormente, a sua persona podem ser homens que tem entre 20 e 40 anos e morem na cidade de São Paulo. Essa é uma ideia, um protótipo, de uma persona.

E antes que você pergunte, note que construir uma persona é importante porque os investimentos em anúncios são mais focados hoje em dia. Como falamos, você não vai disparar e-mails ou mensagens para todo mundo – apenas para o seu público.

É claro que sua divulgação pode chegar em um grande número de pessoas. E isso até pode ser bom. No entanto, estamos prezando pela qualidade da sua divulgação.

Por exemplo, não adianta chegar em 10 mil pessoas se somente 10 entenderem. Por outro lado, vale mais a pena chegar em 2 mil pessoas e 200 darem retorno. Compreende isso?

4 – Mídias

Outra dica para quem quer divulgar um salão de beleza é entender a diferença entre uma mídia paga e uma mídia orgânica. Ambas podem funcionar muito bem, diga-se de passagem. No entanto, elas são diferentes em vários pontos.

A mídia paga é aquela que permite a você fazer anúncios pagos e que geram retornos mais rápidos para o seu negócio. Quanto mais se investe, mais retorno se tem, obviamente.

Existem várias maneiras de se fazer isso, como através do Google Adwords, por exemplo. Nesse caso, você opta por anúncios vinculados nos mecanismos de buscas.

Já o tráfego orgânico é gratuito. Só que, por outro lado, ele demora mais para mostrar os resultados. Aqui dá para usar estratégias de marketing de conteúdo, como a produção de e-books ou mesmo as estratégias de SEO, que também são para os mecanismos de busca.

5 – Planejamento

Com os tópicos citados acima, agora você tem praticamente tudo o que precisa para começar o seu planejamento. Sim, o planejamento é essencialmente importante para que sua divulgação seja bem feita e com os melhores resultados.

Você viu a importância do marketing digital, da sua persona e das mídias. E você sabe também quanto você tem disponível para investir na sua marca e no seu negócio. Agora, é hora de misturar todos os ingredientes.

O resultado é o seu planejamento. Comece a pensar em quais estratégias vai usar, com qual frequência, na onde e os motivos para isso.

O planejamento no marketing digital é essencial porque temos custos totais e custos individuais. Porque temos público-alvo, personas, regiões e estratégias. Há uma variação enorme de opções.

Então, crie o seu planejamento para divulgar o seu salão de beleza porque essa é uma das formas mais inteligentes de alavancar o seu salão de beleza.