page contents

FINANÇAS Wilder Patrik

Como funciona a previdência privada e vantagens.

Como funciona a previdência privada e vantagens.

Do jeito que o país anda, o melhor a se fazer em relação à área financeira é investir seu dinheiro em algo que gere lucros a longo prazo, então hoje vamos saber como funciona a previdência privada, se vale a pena fazer a sua e todas as vantagens. Neste artigo, vou explicar a você de forma clara e objetiva tudo o que pude coletar de informações acerca de o que é previdência privada, como funciona os tipos PGBL e VGBL, dentre outras dicas bem bacanas e úteis a você que procura por boas oportunidades de investimento!

O que é previdência privada

Pelo que pesquisei na web, a previdência privada é um tipo de aposentadoria que complementa a contribuição do INSS, também chamada de previdência complementar aberta, ou seja, não se trata de algo obrigatório e sim de um plano que qualquer pessoa pode fazer após ser informado como funciona a previdência privada e ter decidido por tal método de investimento. A previdência privada, no meu modo de ver, seria um jeito de guardar seu dinheiro e usufruir do que você economizou seja em qual for a agência bancária, tendo um salário de aposentado(a) quando a velhice chegar.

previdencia privada o que e

Previdencia privada o que e

Nada melhor do que, caso você esteja interessado(a) em saber mais o que é previdência privada e como funciona do que procurar seu banco e tirar as dúvidas, mas não vá simplesmente se deixando levar pelo que o gerente do banco disser. É importante pesquisar direitinho como fazer uma previdência privada que compense e seja, de fato, vantajosa, inclusive verificar as taxas de juros e demais informações relacionadas, porque assim você não corre o risco de investir esperando lucros altos, por exemplo, e ter suas expectativas frustradas por alguma cláusula do contrato.

Como funciona a previdência privada

Bom, de modo geral, não achei que seja difícil de entender este meio de investimento previdência privada, pois como eu te disse acima, é um tipo de contribuição por conta própria visando sua aposentadoria.

Existem dois tipos de previdência privada, que são:

  • PGBL (plano gerador de benefício livre)
  • VGBL (vida gerador de benefício livre)
como funciona a previdencia privada

Como funciona a previdencia privada

Continuando a te explicar como funciona a previdência privada, vamos às diferenças entre os dois tipos que citei acima:

PGBL: é indicada a quem tem uma renda mensal alta ou seja pessoas de classe média alta e que preferem que a quantia a ser depositada nos fundos da previdência aberta pessoal sejam abatidos quando declararem o imposto de renda. Neste caso, quando for o tempo em que o indivíduo ou investidor se aposentar e for receber o que investiu na previdência privada irpf, será cobrado um imposto em cima da quantia total que estiver guardada.

VGBL: seria o melhor plano de previdência privada a quem ganha menos e pode contribuir com pequenas quantias, inclusive indivíduos que não declaram imposto de renda devido a terem um salário baixo mensal. As vantagens da previdência privada VGBL é que você colabora com quanto pode e depois quando for usufruir do seu investimento a longo prazo, o imposto cobrado será apenas no que você investiu e não na quantia total acumulada.

Taxas da previdência privada

Normalmente, quando você vai contratar sua previdência complementar aberta, serão cobradas algumas taxas por este serviço (e não poderia ser diferente já que estamos falando de bancos, né):

Taxa de carregamento previdência privada (aporte): é cobrada a cada depósito que você fizer, então se você deposita R$500, por exemplo, deste valor será extraída uma porcentagem e, portanto, o ideal é você conseguir uma previdência privada isenta de taxa de carregamento.

Taxa de administração ou gestão de fundos: é um valor que a instituição financeira onde você está investindo seu dinheiro vai cobrar e é assim como funciona a previdência privada, cheia de taxas, pois os bancos são os mais beneficiados.

Taxa de resgate previdência privada vgbl ou pgbl: quando você for retirar seu dinheiro, após um período de décadas investindo, lá vem mais taxas em cima do valor que estiver disponível na sua conta. Toda essa tributação previdência privada não é de se surpreender, pois quando é que alguma entidade bancária vai, realmente, pensar nos investidores ao invés de si mesma?!

Previdência privada vale a pena?

Na minha opinião, eu acredito que valha a pena sim porque, afinal de contas, após saber como funciona a previdência privada, vemos que é um investimento, então é melhor do que nada. No meu caso mesmo, preciso pensar no futuro e vou procurar uma agência bancária para ver como fazer previdência privada seja na caixa econômica, Banco do Brasil, Mongeral, ou no Icatu Seguros.

previdencia privada vale a pena

Previdencia privada vale a pena

Li que existem algumas “armadilhas” da previdência privada e, no vídeo abaixo, tem uma entrevista da BTG Pactual previdência privada, na qual o entrevistado diz que eles não cobram taxa de carregamento nem de entrada nem de saída.

Uma boa ideia é usar um simulador de previdência privada antes de decidir qual escolher, e os bancos normalmente disponibilizam esse recurso online.

•  Previdência privada simulação Caixa

• Previdência privada simulação Itaú

• Previdência privada simulação Santander

Posts Relacionados

Sobre o autor | Website

Wilder Patric dos Santos é Licenciado em Letras pela Faculdade de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI) e adora ler e compartilhar informações sobre investimentos, finanças e mercado financeiro em geral. Possui quase 10 anos trabalhando com sites, SEO, redação para blogs e afins. 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
DMCA.com Protection Status