Senha eletrônica e assinatura eletrônica o que é, e como fazer.

29

Quem tem uma conta no banco e utiliza o internet banking ou o aplicativo do celular sabe que é preciso de uma senha eletrônica para acessar a sua conta. Essa senha geralmente é diferente da senha do cartão, para evitar fraudes e pode até mesmo possui letras e números. Mas algumas vezes também é solicitado, para algumas transações, a assinatura eletrônica, e muitas pessoas não sabem que são coisas diferentes.

 Por isso, nesse artigo vamos explicar o que é como fazer a senha eletrônica e a assinatura eletrônica. Além de falar a diferença de cada uma delas. Confira!

O que é a senha eletrônica?

O que é a senha eletrônica

 Como Cancelar uma Compra no Cartão de Crédito.

A senha eletrônica é a sua segurança para poder utilizar os serviços do internet banking ou do aplicativo de celular. É com ela que você vai ter acesso a sua conta para poder consultar os saldos, extratos, gerenciar os seus gastos e outros serviços que ali são disponíveis.

PROPAGANDA

Essa senha pode ser solicitada para o acesso a conta pelos terminais digitais e também para transações pelo telefone. Por isso é importante memorizar ela, pois ao perder, muitas vezes é demorado para se ter uma nova senha. Tendo, na maioria dos casos, ter de ir até o banco onde se tem conta para solicitar uma nova senha eletrônica.

A senha eletrônica varia de banco para banco, em alguns ela pode ter 4 dígitos, em outros 6 ou 8. Assim como pode ser composta apenas por números ou por uma combinação alfanumérica, que são letras e números combinados.

 Isso tudo é com a finalidade de garantir mais segurança para você e evitar que ela seja facilmente descoberta. Por isso, alguns bancos não permitem que ela seja igual a senha do cartão.

Como fazer a senha eletrônica

Como fazer a senha eletrônica

Ao abrir a sua conta no banco, você já pode fazer a sua senha eletrônica antes mesmo de receber o cartão em casa. O atendente irá te ajudar a fazer a senha e ensinar a utilizar os terminais eletrônicos onde ela é utilizada.

Mas caso você já tenha uma conta, mas ainda não tem senha eletrônica pode fazer em casa mesmo. Basta entrar no site do seu banco, pelo computador, e então clicar em cadastrar senha eletrônica. É necessário informar os dados da sua conta e alguns dados pessoais. Para confirmar que você realmente é o dono da conta, alguns bancos solicitam que seja feito um desbloqueio da senha em um caixa eletrônico do seu banco. Então você precisa realizar este desbloqueio, antes de utilizar todos os serviços do internet banking utilizando a senha eletrônica.

Perdi a senha eletrônica

Caso você perca a sua senha eletrônica ou digite errado mais de 4 vezes o seu acesso é bloqueado, nesses casos você deve ir pessoalmente a um banco para desbloquear e gerar uma nova senha.

Alguns bancos permitem que o desbloqueio seja feito no caixa eletrônico, mas para isso você precisa do cartão principal da conta e a senha dele. Já outros bancos só permitem o desbloqueio da senha eletrônica na própria agência com um atendente.

Nesse momento será gerado uma nova senha, que você deverá memorizar, pois a antiga não irá mais servir para acessar a sua conta.

E a assinatura eletrônica?

Muitas pessoas confundem a assinatura eletrônica com a senha eletrônica. Mas fato é que elas são coisas diferentes. Pois a senha eletrônica é utilizada para que acesse a sua conta enquanto a assinatura eletrônica é utilizada para que você confirme transações financeiras como transferências e pagamentos.

Ela é diferente da senha eletrônica e cada banco pode definir a melhor maneira que ela é ativada e o seu tamanho. A segurança da assinatura eletrônica é maior do que a senha eletrônica, pois para fazer ela é necessário uma autorização direta do banco, que confirme que realmente ela pertence ao titular da conta.

Apesar de ser chamada de assinatura ela é composta por números que que autorizam a transação desejada.

Como fazer a assinatura eletrônica?

Para fazer a assinatura eletrônica pela primeira vez, alguns bancos possibilitam que ela seja feita pelo próprio internet banking, porém, ela deve ser confirmada no caixa eletrônico ou com um token de segurança. Mas alguns bancos, apenas liberam a assinatura eletrônica para ser feita diretamente com um gerente em uma agência.

Por isso, o titular da conta deve ir a agência mais próxima, mesmo que não seja a sua agência, e solicitar a assinatura eletrônica que é criada na hora e ele já pode começar a fazer as transações pela internet.

Mas caso você perca ou digite errado a sua assinatura eletrônica e ela fique bloqueada, não é possível desbloquear pelo caixa eletrônico, sms ou internet banking. O desbloqueio de assinatura eletrônica é feito apenas na agência onde agência da conta, ou seja, se você não estiver na cidade da sua agência, não é possível desbloquear a assinatura em qualquer agência.

Então fique atento e não esqueça a sua assinatura eletrônica!

Conseguiu entender o que é a senha eletrônica e o que é a assinatura eletrônica? Tem dúvidas? Deixe nos comentários!

PROPAGANDA