page contents

FINANÇAS Wilder Patrik

Como organizar as finanças: tenha controle do seu dinheiro!

Como organizar as finanças: tenha controle do seu dinheiro!
Como organizar as finanças: tenha controle do seu dinheiro!
Gostou Avalie

O controle financeiro é algo que grande parte dos brasileiros não consegue ter e, por isso, muita gente, principalmente da classe C, fica estagnada ou a cada dia mais endividada. Neta matéria, veremos juntos como organizar as finanças pessoais, de forma que você conheça algumas atitudes que podem e vão te ajudar a poupar grana suficiente para investir seu dinheiro futuramente, então aprenda com as dicas a seguir!

O que é finanças pessoais

Uma rápida pesquisa nos motores de busca nos mostra o conceito ou significado da palavra “finança”, normalmente relacionado à função de gerir nossa renda, sem entrar em dívida, e controlando o dinheiro, não fazendo despesas que vão além do salário, veja só:

financas o que e

Assim sendo, para que eu e você tenhamos como organizar as finanças, é importante que saibamos exatamente do que se trata e a partir daí possamos contar com algum auxílio, seja de um curso de finanças pessoais ou até mesmo de um contador. Dito o que é finanças pessoais, nos tópicos a seguir você poderá descobrir, ou melhor, se informar quanto às melhores dicas para controle de finanças e saber exatamente onde seu dinheiro está sendo gasto, pois só assim será possível fazer economia e não passar apertado financeiramente dizendo.

Como organizar as finanças pessoais

Se você não tem controle de suas finanças, saiba que pode alcançá-lo e, para isso, basta ser orientado e estar decidido(a) a se envolver com o planejamento financeiro de sua família ou individual, o importante é desenvolver e cumprir o orçamento planejado.

como organizar as financas pessoais

Alguns passos essenciais de como organizar suas finanças pessoais são:

  • Educar-se financeiramente
  • Aprender a orçar as despesas
  • Planejar sua vida financeira
  • Saber como investir e lidar com crédito

Agora vamos aprender o passo a passo do controle de finanças, começando com a parte mais importante, que é planejar com o que o dinheiro será gasto e seguir tal planejamento, mantendo-se disciplinado(a) a fim de que tudo caminhe bem!

Planejamento Financeiro

Caso você venha tentando guardar uma parte de sua renda todo mês e nunca consegue, provavelmente está faltando que você tenha suas finanças pessoais controladas e isso começa fazendo seu orçamento financeiro. Nesta etapa, duas ações que te ajudarão a como organizar as finanças são:

  • anotar todo dinheiro entrando
  • anotar tudo o que você gasta

Talvez você não dê tanta atenção assim a estes detalhes, mas comece a praticá-los, atentando-se mesmo quando for comprar um doce barato ou deixar uma gorjeta e também quando encontrar uma moeda caída ao chão: anote tudo!

Para que seu planejamento financeiro dê certo, é essencial que você crie uma planilha para organizar finanças pessoais, pois é nela onde você anotará suas rendas e gastos, sem esquecer de nenhum deles (renda da família, custos do imóvel, gastos com saúde, transporte, carro/moto, lazer, outras despesas).

planilha de financas pessoais

Na imagem acima você vê essa tabela para organizar finanças feita no Excel, mas você também pode fazê-la usando as planilhas do GDrive, pois assim você tem acesso às suas finanças usando o celular e/ou o computador. Você pode optar por um bom aplicativo para organizar finanças se preferir porque aí as tabelas para anotar despesas e ativos (ganhos) já vêm prontas. Alguns apps de controle financeiro são:

Guiabolso

Organizze

Mobills

Wisecash

Minhas Economias

Orçamento Fácil

Lembre-se de que toda a família deve ser comunicada e participar do planejamento financeiro, pois somente assim vocês conseguirão juntos uma organização financeira de sucesso e que vá para a frente. Façam esse fluxo de caixa, certificando de que as receitas são maiores que os gastos e vocês conseguirão guardar dinheiro, sem passar apuros!

Como organizar minhas finanças

Agora que você já aprendeu a fazer seu orçamento financeiro, seria interessante fazer um curso de finanças pessoais e eu já vou te indicar um que eu mesmo comecei a cursar, oferecido pela escola virtual da Fundação Bradesco. Ao se cadastrar, você receberá seu nome de usuário e senha, então poderá conferir na guia “catálogo”, na categoria de “desenvolvimento pessoal e profissional”, o curso grátis de como organizar as finanças pessoais.

curso de financas pessoais online

Veja na imagem acima que o curso para controle de finanças é gratuito e online, tendo carga horária de apenas 7 horas, ou seja, você faz em apenas 1 dia se quiser, mas o ideal é ir estudando com calma a fim de absorver bem o conteúdo.

Bom, então essas são as informações a respeito de como organizar as finanças que eu encontrei e compartilho com vocês. Qualquer dúvida, deixe um comentário!

Posts Relacionados

Sobre o autor | Website

Wilder Patric dos Santos é Licenciado em Letras pela Faculdade de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI) e adora ler e compartilhar informações sobre investimentos, finanças e mercado financeiro em geral. Possui quase 10 anos trabalhando com sites, SEO, redação para blogs e afins. 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
DMCA.com Protection Status