Conta conjunta como funciona, vantagens e desvantagens.

26

As contas em banco são muito importantes para que as pessoas possam realizar vários tipos de transações, inclusive guardar ou investir o seu dinheiro. É muito comum também que algumas pessoas optem por abrir uma conta conjunta, assim mais de uma pessoa poderá fazer movimentação na conta, o que é muito satisfatório, pois facilita os processos burocráticos.

No entanto, esse tipo de conta ainda causa muitas dúvidas e pode gerar conflito, por isso o ideal é que você conheça bem o seu funcionamento. Se você deseja saber um pouco mais sobre a conta conjunta, esse artigo é para você, continue conosco e tire todas as suas dúvidas!

O que é?

A conta conjunta é um tipo de conta em que duas ou mais pessoas são titulares pela conta, assim todas terão os mesmos direitos e obrigações perante ela.

Para abrir esse tipo de conta é necessário que todos os titulares apresentem os mesmos documentos e assinem o contrato.

Conta conjunta como funciona
Conta conjunta como funciona

 Melhores Cartões de Crédito Sem Anuidade.

PROPAGANDA

Como funciona?

A conta conjunta funciona de forma muito semelhante a uma conta normal, sendo que pode ser aberta uma conta corrente, poupança ou até mesmo as duas juntas, porém é necessário escolher entre conta conjunta solidária ou não-solidária para efetuar sua abertura.

Quando é escolhida a conta solidária, qualquer titular poderá realizar movimentações sem a autorização do outro, no entanto, quando é não-solidária um titular só poderá realizar uma transação se ele tiver a autorização de todos os outros titulares.

Na maioria dos casos é utilizada a conta solidária.

É importante ressaltar que não importa quantos titulares a conta terá, será sempre cobrada apenas uma anuidade. A conta só será encerrada com o comparecimento de todos os titulares.

Quais são as vantagens e desvantagens?

Vantagens conta conjunta

 Cartão de Crédito Santander Free faça o seu agora.

Agora que você já entende um pouco mais sobre como funciona a conta conjunta é importante que você saiba quais são as vantagens e desvantagens dela para que você  não seja surpreendido no futuro.

Vantagens conta conjunta

Quando os titulares optam pela conta solidária eles tem mais praticidade para realizar suas transações, pois um poderá movimentar a conta sem a necessidade que o outro vá ao banco junto para conseguir concluir a transação. Assim essa conta é ideal para titulares que possuem uma relação de confiança.

Além do mais, quando os titulares optam pela conta não-solidária eles poderão ficar tranquilos quanto ao uso da conta, pois um titular não poderá realizar nenhum tipo de transação sem a autorização dos outros. Essa conta é ideal para casos onde não existe plena confiança entre os titulares, pois todos poderão fiscalizar toda a movimentação da conta.

Mais uma vantagem que não podemos deixar de mencionar é que quando um titular emite e assina um cheque sem fundo, apenas o seu nome será incluído no Cadastro de Emitentes de cheque sem fundo – CCF, assim os demais titulares da conta não ficarão prejudicados com essa ação.

Desvantagens

Mas assim como a conta conjunta traz muitas vantagens, ela também traz desvantagens.

Com a conta conjunta não é possível ter privacidade financeira, pois  todos os titulares tem acesso as informações e movimentações da conta. Além do mais, quando a conta é não-solidária existe muita burocracia para movimentá-la, pois qualquer ação só pode ser feita com a assinatura de todos os titulares.

Quais documentos precisam para abrir a conta?

documentos para abrir a conta conjunta

 Quais os melhores tipos de investimentos existentes no mercado?

Se você vai abrir uma conta conjunta precisa saber quais são os documentos necessários, assim não precisará ir ao banco várias vezes por que esqueceu de leva-los.

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de renda
  • Comprovante de residência

Devem ser lavados os documentos acima de todos os usuários.

Por que abrir uma conta conjunta?

Se você está se perguntando por que abrir uma conta conjunta, saiba que ela pode ser muito útil em várias situações do seu dia a dia, pois pode facilitar para que você e demais pessoas do seu convívio tenha facilidade na hora de realizar transações.

Veja abaixo os principais casos em que abrir a conta conjunta é a melhor opção:

Casais

Para que o casal possa ter uma vida financeira organizada e junta, abrir a conta conjunta é uma ótima opção, pois assim os dois poderão movimentar a conta para o que for necessário e ainda poderão economizar com tarifas, pois irão pagar apenas uma tarifa, ao invés de ter duas contas separadas para duplicar os gastos.

Pai e filho

Também é muito comum que os pais e filhos possuam uma conta conjunta, pois assim é possível que um cuide das finanças do outro. Mas nesses casos é necessário que tenha muita confiança na relação.

Comissões de formatura

Também é comum a conta conjunta em comissões de formatura, pois assim todos os participantes da comissão terão acesso as movimentações, e como geralmente a confiança nesses casos é menor, não corre o risco de um titular fazer as coisas escondidas dos demais.

Ainda tem dúvida sobre a conta conjunta? Deixe um comentário!

PROPAGANDA