Dólar Turismo – entenda o que é

Quando falamos em pesquisar o dólar hoje, quase sempre estamos nos referindo ao dólar comercial. Mas, durante a pesquisa, que pode ser online, acabamos encontrando também o dólar turismo.

Afinal, qual é a diferença entre ambos? A verdade é que o dólar turismo é importantíssimo para quem está se programando para uma viagem internacional, levando em conta que o valor desse dólar é bem mais alto do que o dólar comercial. Saiba mais.

Se você nunca reparou nisso, saiba que em casas de câmbio é possível encontrar conversões feitas na compra de pacotes que resultam em uma porcentagem de 8%. Isto é, o dólar turista pode estar 8% mais alto do que o comercial.

Por que a diferença?

A diferença entre os dólares acontece desde 1999. Isso foi quando o Brasil criou o que ficou conhecido como “sistema de câmbio flexível”.

ANÚNCIO

Na prática, o que temos é a mudança, já que antes o câmbio tinha um valor pré-fixado ante o real brasileiro. Dessa forma, ele era negociado por todo mundo que comprava e vendia a moeda.

Agora, existe a diferença. E, por isso mesmo, todo interessado em comprar o dólar deve fazer a cotação em várias casas de câmbio antes de efetuar a compra do dólar.

Por que é mais caro?

Você pode ter entendido a diferença, mas por que o turismo é mais caro que o comercial não ficou muito claro.

Então, vamos considerar que para se comprar ou vender o dólar de turismo, o interessado precisa ter dinheiro em mãos – e isso gera custos para as casas de câmbio.

Os custos podem vir do frete, do transporte, da manutenção, do seguro, por exemplo. E esse já é considerado um ponto importante e fundamental para que esse dólar seja mais caro – a ideia é compensar os gastos que se tem.

E antes que você pergunte, sim. O dólar comercial tem sua negociação feita virtualmente, ou seja, digitalmente através de aparelhos eletrônicos, por exemplo.

Por que não posso comprar dólar comercial?

Agora, considerando que o dólar comercial é mais barato, por que muita gente não consegue comprar o dólar comercial ao invés do turismo, que é mais caro?

É simples: o dólar comercial é negociado por instituições financeiras e é mais barato por conta também do volume de transações. Já o dólar turismo é para pessoas físicas, especialmente porque é um dinheiro em espécie.

Cartão de Crédito

Para terminar o conteúdo vale ficar uma última dica, que é muito importante para quem faz viagens internacionais.

O cuidado está no fato de que as operadoras de cartões de crédito usam a cotação que jugarem melhor para as compras feitas no exterior. Como resultado, temos o dólar Ptax, que é uma média do valor do dólar comercial e a adição de taxas.

Além disso, nem sempre se faz a conta com base no dólar turismo.

Outra coisa é que a operadora também faz as contas com base no processamento da compra. Isso pode ser importante para que cliente possa prever quanto um dólar vai custar na sua fatura do cartão.

ANÚNCIO