Dólar Turismo – entenda o que é

4

Quando falamos em pesquisar o dólar hoje, quase sempre estamos nos referindo ao dólar comercial. Mas, durante a pesquisa, que pode ser online, acabamos encontrando também o dólar turismo.

Afinal, qual é a diferença entre ambos? A verdade é que o dólar turismo é importantíssimo para quem está se programando para uma viagem internacional, levando em conta que o valor desse dólar é bem mais alto do que o dólar comercial. Saiba mais.

Se você nunca reparou nisso, saiba que em casas de câmbio é possível encontrar conversões feitas na compra de pacotes que resultam em uma porcentagem de 8%. Isto é, o dólar turista pode estar 8% mais alto do que o comercial.

Por que a diferença?

A diferença entre os dólares acontece desde 1999. Isso foi quando o Brasil criou o que ficou conhecido como “sistema de câmbio flexível”.

Na prática, o que temos é a mudança, já que antes o câmbio tinha um valor pré-fixado ante o real brasileiro. Dessa forma, ele era negociado por todo mundo que comprava e vendia a moeda.

Agora, existe a diferença. E, por isso mesmo, todo interessado em comprar o dólar deve fazer a cotação em várias casas de câmbio antes de efetuar a compra do dólar.

Por que é mais caro?

Você pode ter entendido a diferença, mas por que o turismo é mais caro que o comercial não ficou muito claro.

Então, vamos considerar que para se comprar ou vender o dólar de turismo, o interessado precisa ter dinheiro em mãos – e isso gera custos para as casas de câmbio.

Os custos podem vir do frete, do transporte, da manutenção, do seguro, por exemplo. E esse já é considerado um ponto importante e fundamental para que esse dólar seja mais caro – a ideia é compensar os gastos que se tem.

E antes que você pergunte, sim. O dólar comercial tem sua negociação feita virtualmente, ou seja, digitalmente através de aparelhos eletrônicos, por exemplo.

Por que não posso comprar dólar comercial?

Agora, considerando que o dólar comercial é mais barato, por que muita gente não consegue comprar o dólar comercial ao invés do turismo, que é mais caro?

É simples: o dólar comercial é negociado por instituições financeiras e é mais barato por conta também do volume de transações. Já o dólar turismo é para pessoas físicas, especialmente porque é um dinheiro em espécie.

Cartão de Crédito

Para terminar o conteúdo vale ficar uma última dica, que é muito importante para quem faz viagens internacionais.

O cuidado está no fato de que as operadoras de cartões de crédito usam a cotação que jugarem melhor para as compras feitas no exterior. Como resultado, temos o dólar Ptax, que é uma média do valor do dólar comercial e a adição de taxas.

Além disso, nem sempre se faz a conta com base no dólar turismo.

Outra coisa é que a operadora também faz as contas com base no processamento da compra. Isso pode ser importante para que cliente possa prever quanto um dólar vai custar na sua fatura do cartão.