Bolsa de Valores – veja o que é, como funciona e como investir

7

A Bolsa de Valores, mesmo que ganhou popularização nos últimos anos, ainda é considerada um mundo à parte nos investimentos financeiros do país.

Mas, a verdade é que é sim a forma que mais permite ganhos, ao menos, ganhos expressivos. Agora, o inverso também é válido: dá para perder muito dinheiro na bolsa de valores.

Businessman checking stock market data. He using a mobile phone. Analysis economy data on forex earn graph.

Por isso, antes de tomar qualquer decisão, o ideal é entender o que é a Bolsa de Valores, como ela funciona e o que fazer para começar a investir.

O que é a Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores é um lugar onde ações são negociadas. Isso quer dizer que é lá que as pessoas (investidores) podem comprar ou vender papéis de empresas. Para isso, os papéis precisam ser públicos, podendo ser mistos ou privados também.

O processo acontece embasado em corretoras de valores. Por isso, ninguém consegue investir na bolsa sem estar cadastrado em uma corretora se quiser investir na Bolsa.

PROPAGANDA

Para facilitar a compreensão sobre o que é uma bolsa de valores e como ela funciona, os especialistas gostam de usar a comparação com uma feira livre.

Na feira, os feirantes põem os produtos à venda para os clientes comprar. A bolsa tem essa ideia de ser uma vitrine de ações – para quem quiser comprar também.

Agora, outro detalhe é que uma ação é uma “fatia da pizza” e não a pizza toda, ok? Por isso, quando se compra uma ação de uma empresa, você compra uma parte dela e se torna sócio dela também.

Como funciona a Bolsa de Valores

Geralmente, uma empresa abre capital na Bolsa para angariar recursos financeiros ou simplesmente para se tornar pública.

Essa entrada no mercado acionário se chama IPO – Initial Public Offering. E a partir daí os papéis da companhia são divididos, precificados e vendidos.

Agora, a bolsa tem um funcionamento simples: existem números de ações negociadas. Enquanto uns compram, outros vendem. A diferença é que o preço da ação oscila muito. E essa oscilação pode ser para mais ou para menos.

Isso é o que permite ganhar dinheiro na bolsa ou perder dinheiro na bolsa.

Por isso, todo mundo que vai investir em ações tem que tomar alguns cuidados. O Ideal mesmo é estudar o mercado, as empresas, as ações… Tudo para ter os melhores resultados financeiros possíveis.

Como investir na Bolsa de Valores

Depois do estudo e quando se sentir preparado para a bolsa de valores, que é um mercado de investimentos variáveis, o investidor pode começar a sua negociação.

E não há valor mínimo para investir na bolsa. Com R$ 100 já dá para fazer isso. E cada compra pode custar até R$ 20, com base na corretora.

Por isso, é preciso considerar não apenas o custo de uma ação, mas também os custos da corretora de valores. E cada corretora tem os seus valores. Existem até mesmo aquelas que fazem pacotes fechados para determinadas quantidades de negociações diárias.

Portanto, todo interessado em investir na bolsa, primeiramente, deve procurar uma corretora de valores. Depois de cadastrado, aí sim, já dá para investir em ações.

PROPAGANDA