page contents

INVESTIMENTOS

Tipos de investimentos

Você provavelmente já deve ter ouvido alguém falar em investimento, pois atualmente essa palavra está sendo cada vez mais comum entre os brasileiros e por isso o número de pessoas que investem dinheiro está crescendo cada vez mais. Se você também deseja investir o seu dinheiro é necessário que você conheça os tipos de investimentos que existem, pois só assim será possível escolher aquele que melhor lhe atende.

A seguir nesse artigo eu irei falar um pouco mais sobre os tipos de investimentos, e se você deseja entender melhor sobre o assunto, esse artigo é para você. Confira!

Classificação

Para que você possa entender melhor sobre os investimentos é necessário que você entenda que existem várias classificações para eles, e para que você possa entender melhor o seu funcionamento é essencial conhecer essas classificações.

As principais classificações dos investimentos são:

Tipo de rentabilidade

  • Renda variável
  • Renda fixa

Prazo

  • Curto
  • Médio
  • Longo

Risco

  • Baixo
  • Médio
  • Alto

Liquidez

  • Baixa
  • Alta

Quando você pensa em fazer um investimento o primeiro passo é você analisar quais são as características desse investimento conforme os itens acima, só assim você poderá escolher aquele investimento que é mais viável a você.

Melhores tipos de investimentos

Agora que você já conhece a classificação dos investimentos eu irei falar um pouco sobre as melhores opções de investimentos para que você possa escolher aquele que melhor lhe atende.

Investimentos em títulos públicos

Um investimento que faz muito sucesso em nosso país é o investimento em títulos públicos, que consiste em um investimento de baixo risco, pois o risco de inadimplência do governo é muito baixo.

Além do mais, uma das atratividades desse investimento é que ele possui alta liquidez, pois a pessoa poderá resgatar seus títulos públicos quando precisar, mesmo que seja antes do prazo pré-estipulado.

Quem deseja investir em títulos públicos poderá fazer o investimento através do Tesouro Direto, e o valor inicial de investimento não é alto, com isso até mesmo quem deseja iniciar investindo pouco poderá escolher essa opção.

Poupança

Um tipo de investimento muito usado no Brasil é a poupança, pois é um investimento completamente sem riscos, assim a pessoa irá apenas deixar o seu dinheiro guardado e quando desejar poderá sacá-lo, sendo que mensalmente ela irá ganhar um valor sobre o capital investido.

Contudo é importante que as pessoas saibam que embora a poupança seja um investimento sem risco, ela também é um investimento que não trás muita rentabilidade ao investidor.

LCI

LCI é a sigla para Letra de Crédito Imobiliário e consiste em um título de dívida para financiar o mercado imobiliário. As pessoas que desejam investir no LCI precisam estar cientes de que esse é um investimento de longo prazo e que possui um valor mínimo exigido para que a pessoa possa aplicar.

Não incide imposto de renda sobre o LCI.

Fundos de investimentos

Mais um dos tipos de investimentos que temos são os fundos de investimentos, que consiste na união de vários investidores que juntam o dinheiro de todos para fazer as aplicações.

Quem deseja ter uma carteira de investimentos diversificada deve optar pelos fundos de investimentos. Contudo é importante alertar que quem opta por esse tipo de investimento precisa pagar uma taxa administrativa.

Ações

Também é muito comum que as pessoas invistam em ações, sendo que as ações são a menor parcela de uma empresa que faz parte da bolsa de valores, com isso quando uma pessoa compra uma ação ela se torna sócia dessa empresa.

Os preços das ações oscilam muito e por isso a pessoa pode ganhar ou perder dinheiro em pouco tempo. Além do mais, a pessoa poderá comprar a  quantidade de ações que desejar, sendo que é necessário apenas atender a um valor mínimo se a empresa desejada possuir esse requisito.

Fundo imobiliário

E é claro que não poderíamos deixar de citar o fundo imobiliário como um dos tipos de investimentos, pois essa é a forma mais barata de investir em imóveis.

Os fundos imobiliários consistem em investidores que se unem para investir seu dinheiro no setor imobiliário, sendo que nesse investimento os proventos serão divididos de maneira regular. Além do mais, não irá incidir imposto de renda.

Previdência privada

Outro tipo de investimento que existe é a previdência privada, porém esse é um dos menos usuais como aplicação de dinheiro, ele é muito visto como uma “aposentadoria”. Ele consiste em um investimento de longo prazo e a pessoa irá ter retorno sobre o valor que ela investiu no período que ela investiu, sendo que a previdência privada é usada principalmente pensando na aposentadoria.

Mas é importante que a pessoa saiba que existe um prazo de carência e precisa de se ter um valor mínimo para iniciar o investimento, além de ser necessário fazer contribuições mensais.

Ficou alguma dúvida sobre tipos de investimentos? Deixe um comentário!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
DMCA.com Protection Status