page contents

INVESTIMENTOS Maysa Carvalho

Quais os melhores tipos de investimentos existentes no mercado?

Quais os melhores tipos de investimentos existentes no mercado?
Quais os melhores tipos de investimentos existentes no mercado?
5 (100%) 1 vote

Hoje em dia existem muitos tipos de investimentos ofertados no mercado financeiro brasileiro. A escolha do melhor torna-se uma tarefa árdua para os investidores amadores. Se você encontra nessa situação, fique tranquilo que iremos ajudar a solucionar esse desafio.

O segredo do sucesso é diversificar o seu capital a ser investido, pois assim você consegue aumentar a rentabilidade e diminuir o risco. Vou apresentar os grupos e os tipos de investimentos existentes no mercado financeiro, assim você conseguirá definir o ideal para seu perfil. Comece a fazer com que seu dinheiro trabalhe por você, continue a leitura e mostraremos as melhores opções.

Melhores tipos de investimentos no mercado

Renda Fixa

É o grupo de investimento ideal para poupar e investir em segurança. Muito utilizado pelos perfis conservador e moderado, já que você conhece e prevê a rentabilidade no momento da compra.

Poupança

A mais conhecida e utilizada pelos brasileiros, pela facilidade, comodidade e não ter cobrança de impostos. Muito indicada pelo perfil conservador, que o objetivo é poupar para emergências. Só que é o investimento que gera menor rentabilidade, já que depende da taxa básica de juros, a Selic, sendo a rentabilidade de 0,5% ao mês e 6,17% ao ano, mais a variação da Taxa Referencial (TR).

Certificado de Depósito Bancário (CDB)

O CDB é o investimento preferido pelo banco, pois quando você investe, o seu dinheiro é emprestado para ele, que utiliza em empréstimos e financiamentos. Ele também é muito fácil de operacionalizar, precisa somente de uma conta corrente. A sua rentabilidade é calculada pelo percentual do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), deduzido os custos operacionais e tributação. Assim, é indicado para reservas de médio e longo prazo, pois é tributado pelo Imposto de Renda e quanto mais tempo deixar aplicado, menor sua carga tributária.

LCI e LCA

São as conhecidas letras de câmbio, onde a LCI são Letras de Crédito Imobiliário e LCA são Letras de Crédito do Agronegócio. Elas são utilizadas pelos bancos para utilizar nos empréstimos imobiliários e de agronegócio, sendo garantidas por seus setores. São utilizadas para reservas mais longas, pois ela possui o prazo mínimo de resgate de 90 dias e seu melhor rendimento é a partir do 18º mês de vigência. Sua rentabilidade é calculada pelo do percentual do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), ou combinado com uma taxa fixa mais o IPCA, possuindo a vantagem de não incidirem sobre o Imposto de Renda.

Tesouro Direto

São títulos públicos emitidos pelo governo federal, em que você empresta seu dinheiro para o governo e é assegurado pelo Tesouro Nacional. Ele tem maior rentabilidade, pois varia de acordo com o tipo do título escolhido (indexados ao IPCA, prefixados, indexados à Taxa Selic), é indicado para médio prazo, porém, não é flexível (só pode resgatar no fim do prazo acordado). Ele pode ser adquirido no seu banco ou por meio de corretoras, sendo que a última cobra taxas menores.

Renda Variável

É o grupo de investimento ideal para os perfis arrojado e agressivo. Ele é mais arriscado, mas gera maior rendimento, já que depende das condições do mercado.

Ações

As ações são muito conhecidas, pois são participações em empresas de capital aberto (S.A.), ou seja, você compra uma parte na sociedade de uma empresa e pode obter retorno com a distribuição de dividendos ou com a valorização das ações. Ela é negociada na Bolsa de Valores com ajuda de uma corretora, não sendo possível medir sua rentabilidade. Esse mercado é extremamente sensível, pois as oscilações variam no decorrer do dia.

Fundos de Investimentos

É quando você compra uma parte em um fundo de investimento em que os investidores se unem para aumentar o retorno e reduzir o risco. Ele é comercializado por bancos e corretoras, e possuem diversos tipos no mercado. Ele é ideal para quem não tem tempo de administrar de perto, pois você tem a comodidade de ter um profissional que faz a gestão.

Tipos de Investimentos em Ativos Reais

É a aquisição de um bem físico e concreto que pode gerar lucros futuros, como imóveis e ouro. Ou seja, quanto maior o seu patrimônio, maior a possibilidade de receita a partir dos ativos reais. Muitas pessoas preferem esse tipo de investimento pois conseguem acesso imediato ao bem. 

Dessa forma, existem vários tipos de investimentos no mercado e com inúmeras possibilidades. Defina uma estratégia com os seus objetivos, avalie seu perfil e então escolha os investimentos, lembrando sempre da diversificação.   

Se você gostou deste post sobre tipos de investimentos, então siga as nossa página no Facebook para acompanhar as nossas atualizações!

Posts Relacionados

Sobre o autor | Website

Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário UNA. Atuo nas áreas administrativa e financeira há mais de oito anos, com destaque para o desenvolvimento e coordenação de atividades de treinamento, tendo inclusive obtido a certificação ISO-9001.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
DMCA.com Protection Status