page contents

UTILIDADE PUBLICA Wilder Patrik

Cartão do cnpj: como imprimir rápido e fácil

Cartão do cnpj: como imprimir rápido e fácil
Cartão do cnpj: como imprimir rápido e fácil
Gostou Avalie

Não são só as pessoas que possuem numeração como mencionei quando escrevi a respeito de descobrir o CPF de uma pessoa, mas as empresas também são obrigadas a terem um registro de pessoa jurídica seja uma grande companhia ou até mesmo micro empreendedores. Neste artigo, portanto, vou mostrar a vocês como imprimir o cartão do CNPJ, um documento indispensável e que facilita a você consultar o número do cadastro nacional de pessoa jurídica da sua empresa quando for solicitado, inclusive se alguém pedir nota fiscal e você tiver que preencher um recibo manualmente.

Emissão do cartão do CNPJ

Antes mesmo de você fazer a impressão do CNPJ, é claro que você precisa ter um, ou seja, solicitar junto à Receita Federal com ou sem o auxílio do seu contador o seu cadastro de pessoa jurídica – na verdade seria fazer a consulta do cartão CNPJ, porque se você é empresário/comerciante, já possui o seu número e só precisa mesmo de emitir o cartão, imprimindo e depois caso ache necessário, mandando plastificar.

Para que você tenha como emitir cartão do CNPJ, o primeiro passo é acessar o site da Receita Federal, instituição responsável por este tipo de documentação, no seguinte endereço virtual: idg.receita.fazenda.gov.br. Ao abri-lo em seu navegador, esteja você usando o pc ou celular, haverá um menu à esquerda com a categoria “orientação”, conforme a imagem abaixo mostra:

emissao do cartao do cnpj

Imprimir o cartão do CNPJ

Você deverá, a partir daí, escolher a subcategoria “tributária”, é a segunda opção, e após você clicar nela vai ver que serão mostradas outras subcategorias e mais doze retângulos em azul com vários tipos de serviços, dentre eles auditoria, cobranças, revisão, etc, mas o que nos interessa é a opção “cadastros”.

cartao do cnpj receita

O próximo passo para imprimir cartão do cnpj é que você clique em “cadastros”, aí a página idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros vai se abrir e haverá os seguintes links:

  • CPF
  • CAEPF
  • CNPJ
  • CAFIR
  • CEI

No caso, como estamos procurando pela consulta do cartão cnpj e impressão, então vamos escolher a terceira opção e aí se abrirá uma página onde haverá os serviços de solicitação, coletor, etc, mas a gente vai rolar um pouco a tela e clicar em “Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral, conforme mostro na imagem seguinte:

impressao do cartao cnpj

Ao seguir a orientação acima, o usuário que se encontra no site da receita federal será redirecionado para PessoaJuridica/CNPJ/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp, onde poderá fazer a consulta e emissão do cartão cnpj de acordo com a IN RFB 1634. Neste momento, será necessário que você informe o número do cadastro de pessoa jurídica e depois clique na confirmação de que você não é um robô (código captcha), veja na imagem a seguir:

cartao do cnpj imprimir

Importante: se você digitar o CNPJ com pontos e barra, vai dar o seguinte erro “o número do CNPJ não possui quatorze dígitos…”, então atente-se a isso, pois do contrário será exibida esta tela no seu computador ou smartphone:

cartao do cnpj receita federal

Uma vez que você tenha preenchido corretamente, será exibido o seu comprovante, assim digamos, de CNPJ, e aí que você mande salvar o documento ou já imprima diretamente do seu computador se quiser. Vou mostrar quando eu fiz a consulta do CNPJ de microempreendedor, aí aparecem todas as informações (número de inscrição, data de abertura, nome empresarial, nome fantasia, porte ME, código e descrição das atividades econômicas secundárias, etc.

cartao do cnpj mei

Prontinho, agora o arquivo já está preparado para ser impresso e isso você faz de duas formas, sendo a primeira clicando na opção “preparar página para impressão” (aqui pra mim apareceu no canto inferior direito da tela) ou então você simplesmente pode clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “imprimir” o cartão do cnpj da empresa.

Caso você não tenha uma impressora em casa, você pode salvar o seu certificado de pessoa jurídica em PDF em um pen drive ou enviar por e-mail e assim você terá como imprimir o cartão do cnpj quando estiver no seu escritório, no contador ou usar o serviço de impressão em uma lan house – é claro que estou apenas sugerindo, porque nesse caso fica a seu critério imprimir onde, quando e como quiser, o que importa é que você consiga executar tal tarefa com sucesso e ter o comprovante do CNPJ em mãos o quanto antes.

Agora que você já aprendeu a realizar a consulta do CNPJ e sabe o passo a passo para ter o documento impresso, a minha dica final é que você faça uma cópia pequena e mande plastificar, porque desse jeito será possível carregá-la na carteira ou bolsa. E já em relação a quando imprimir o cartão do CNPJ em folha A4 (sulfite), coloque dentro de um plástico ou pasta para conservar e não correr o risco de molhar, levando você a ter que repetir o processo.

Posts Relacionados

Sobre o autor | Website

Wilder Patric dos Santos é Licenciado em Letras pela Faculdade de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI) e adora ler e compartilhar informações sobre investimentos, finanças e mercado financeiro em geral. Possui quase 10 anos trabalhando com sites, SEO, redação para blogs e afins. 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
DMCA.com Protection Status