Como consultar e sacar fgts inativo.

13

E o assunto desta matéria, com certeza, é do interesse de muitas pessoas que trabalharam com carteira assinada há mais de três anos, pois tem a ver com um benefício que você pode estar perdendo sendo que é seu direito receber: o fundo de garantia por tempo de serviço. Confira hoje algumas dicas muito importantes sobre como consultar e sacar FGTS inativo caixa, afinal de contas uma graninha extra é sempre bem-vinda, ainda mais quando está lá na sua conta e você nem imaginava!

Veja como consultar e sacar fgts inativo.

FGTS inativo: o que é?

Pra gente abordar o assunto de forma bem, assim, clara, eu acho importante entendermos como funciona o FGTS e porque ou quando esse benefício do trabalhador entra no que chamamos de inatividade. No início deste artigo a respeito de consulta do fgts inativo 2017 (ou outro ano qualquer), mencionei o termo “fundo de garantia por tempo de serviço” e isso nada mais é do que uma porcentagem do seu salário (8%) que é paga mensalmente pelo patrão e aí quando você sair do serviço sem justa causa, tem o direito de sacar o valor do FGTS total acumulado.

fgts inativo o que e
Como consultar e sacar fgts inativo

O FGTS inativo é o dinheiro que fica guardado na conta por mais de três anos após a sua demissão sem justa causa e é justamente devido a este período de 36 meses que o fundo de garantia por tempo de serviço fica em inatividade, ou seja, em outras palavras temos o seu saldo fgts inativo. Nos tópicos seguintes, veremos juntos o passo a passo para que, se você tiver direito, resgate fgts inativo e usufrua da renda extra que pode estar lá, guardadinha, à sua espera!

Como saber se tenho fgts inativo para receber

Bom, eu vou te mostrar como eu faço para consultar saldo fgts inativo na minha conta poupança da Caixa Econômica Federal – e eu acredito que o procedimento é o mesmo a todos já que é um custo do lotérico pago pelo empregador. O primeiro passo é acessar o site banking line da Caixa, pelo endereço internetbanking.caixa.gov.br, usando seu número do PIS, NIS ou PASEP – no computador e aí a tela será a seguinte:

fgts inativo consulta

Existe também a possibilidade de você consultar fgts inativo 2017 e demais períodos caixa pelo aplicativo FGTS da CEF, não é dos melhores (tem uma péssima classificação, aliás), mas eu uso normalmente para conferir o saldo da conta – veja imagem abaixo:

pesquisar fgts inativo caixa app

O segundo passo é fazer o seu login no site da caixa para, posteriormente, fazer sua consulta de fgts inativo – no pc, será necessário usar o teclado virtual e inserir a sua senha, conforme a imagem seguinte:

caixa economica fgts inativo

Nesta etapa, você terá feito seu login com sucesso e já poderá ver fgts inativo, pelo menos teoricamente (isso se o site ou o app não travar). Será exibida a mensagem no topo de boas vindas e alguns ícones (minha conta, cartões, transferências, crédito, pagamentos, investimentos, loterias, caixa seguradora, minhas transações, etc, além da cotação do dólar e euro no câmbio em espécie).

saldo inativo fgts

Você deverá clicar em “serviços ao cidadão”, e aí serão mostradas as categorias FGTS (extrato, créditos complementares, e contas inativas MP 763/16), INSS (demonstrativo de benefícios, extrato previdenciário, extrato IR beneficiário), PIS e Seguro Desemprego.

fundo inativo fgts

Agora, para que você tenha como consultar fgts inativo, é só clicar em uma das opções na categoria FGTS mostrada na imagem acima, e além disso será possível também ver questões relacionadas ao fgts inativo extrato. Você tendo dificuldades em usar o app, por exemplo, recomendo que recorra aos terminais da caixa econômica federal, pois lá certamente te ajudarão a entender como consultar e sacar fgts inativo dentre outros esclarecimentos.

Como sacar fgts inativo

Quem foi demitido até o último dia do ano de 2015 (31 de dezembro) tem direito a realizar o saque fgts inativo (isso com base na data de quando escrevi este artigo), mas para que você se informe melhor com relação a fgts inativo como sacar, assista ao vídeo a seguir:

Perguntas Frequentes

Como saber se tenho direito ao fgts inativo? basta seguir o passo a passo explicado acima, acessando o site da caixa econômica federal ou aplicativo e se tiver dúvida quanto a como receber fgts inativo, informe-se clicando aqui.

Quem pode sacar o fgts inativo? qualquer cidadão que tenha direito ao fundo de garantia por tempo de serviço e que a demissão ocorreu em trinta e um de dezembro de dois mil e quinze pode usufruir da liberação do fgts inativo.