page contents

UTILIDADE PUBLICA Wilder Patrik

Gerar NIT: número de inscrição do trabalhador

Gerar NIT: número de inscrição do trabalhador
Gerar NIT: número de inscrição do trabalhador
Gostou Avalie

Você que está trabalhando atualmente, já trabalhou e agora se encontra desempregado(a) ou você que em breve estará atuando no mercado de trabalho, algo que precisará ter é o número de inscrição do trabalhador. Por isso, hoje você vai aprender o passo a passo de como gerar NIT, a fim de que você possa usufruir futuramente dos benefícios trabalhistas (auxílio doença, FGTS, etc), assim dizendo, dentre os quais posso destacar os diversos tipos de seguros sociais!

Gerar NIT: como fazer?

Bom, antes de mais nada, vamos já deixar esclarecido aqui que estamos tratando de algo relacionado ao INSS, ou seja, você vai contribuir tendo um desconto no salário (e lembrando que aqui no Brasil, o salário mínimo é uma miséria), e aí quando for aposentar, por exemplo, poderá contar com o suposto benefício do nosso querido Governo Federal.

Assim sendo, você deverá gerar NIT o quanto antes, porque qualquer pessoa pode contribuir no inss.gov.br desde que já tenha dezesseis anos, e alías, pode até ser que você já possua o número de inscrição do trabalhador caso tenha trabalhado com carteira assinada, e aí terá que entender como consultar NIT INSS.

gerar nit

Como saber o NÚMERO do BENEFÍCIO do INSS.

A inscrição para obter o número do trabalhador, portanto, é feita no site do instituto nacional de seguro social, mas atente-se ao fato de que quem já possui NIS, PASEP ou ainda o PIS, esse processo de gerar NIT é desnecessário já que os documentos citados possuem a mesma numeração do NIT. Outro ponto importante é a condição de quem pode fazer o NIT:

Filiação: aquele que vai se tornar contribuinte obrigatoriamente ou opcionalmente de forma facultativa, e nesse caso entra cidadãos a partir dos dezesseis anos de idade.

Sem filiação: aqui estão incluídos aqueles com idade inferior à citada, e também qualquer pessoa que necessita de gerar NIT, mas que não tenha a intenção de se tornar contribuinte do INSS.

Fazer NIT: Passo a Passo

Se você é microempreendedor (MEI) ou mesmo não sendo, mas que pode contar com o auxílio de um(a) contador(a), o primeiro passo é perguntar a ele(a) como descobrir meu NIT, porque se você já tiver um número de inscrição do trabalhador, não precisa fazer outro.

Todavia, tendo necessidade de gerar NIT já com a certeza de não possuir ainda, o passo inicial é acessar inss.gov.br/servicos-do-inss/inscricao-na-previdencia-social/ e seguir as instruções. Haverá então a opção aos que vão se filiar ao INSS, e quando você clicar nela, será redirecionado ao endereço eletrônico cnisnet.inss.gov.br/cnisinternet/faces/pages/perfil.xhtml conforme mostrado na imagem abaixo:

fazer nit

O próximo passo é escolher entre as opções que se encaixam no seu perfil, mas provavelmente vai ser a primeira ou terceira, sendo que as alternativas disponíveis para gerar NIT são:

  • cidadão
  • entidades representativas
  • INSS
  • FUNAI
  • federações e confederações

Fique atento(a) aos seguintes requisitos no caso de quem estará se filiando ao INSS, lembrando que a primeira exigência é consultar numero NIT pelo cpf ou outro meio a fim de saber se já tem ou não o número de inscrição do trabalhador.

  • estar na faixa etária a partir dos dezesseis, portanto, quem tem menos idade que isso, terá que gerar NIT pela não filiação.
  • dar a informação de onde está categorizado (seguro especial, empregado(a) domiciliar, facultação, contribuição individual) e o que faz profissionalmente.

Escolhendo a opção “cidadão”, a tela seguinte se abrirá, pedindo o nome do filiado, da genitora, data em que nasceu, o número do cadastro de pessoa física, e confirmar o código captcha, clicando em seguida no botão “continuar”.

inscricao do nit

Ao informar tudo, pode ser que apareça a seguinte mensagem “já há uma inscrição para este cadastro de pessoa física” e aí você terá que consultar NIT pelo CPF ou simplesmente olhando a numeração da sua carteira de trabalho, onde há onze dígitos e costuma ser exatamente o número de inscrição do trabalhador.

Bom, agora você só deverá prosseguir, preenchendo tudo o que for solicitado e ao final conseguirá gerar NIT online, depois basta anotar ou imprimir o comprovante de inscrição e deixar guardado em sua carteira ou até mesmo fazer o upload no Gdrive ou outro armazenamento virtual.

Aqueles que vão fazer a consulta benefício inss pelo NIT ou se inscreverem como não filiados, precisarão ligar no telefone 135 (um, três, cinco), e passando suas informações pessoais conforme lhe pedirem, já poderá gerar NIT por telefone, algo que parece, na teoria, ser bastante prático já que não será necessário o envio de nenhum documento, só de informar tudo de modo correto.

Concluindo, eis aí o passo a passo de como gerar NIT, basta que você siga cada etapa apresentada e em breve já terá o seu número de inscrição do trabalhador para poder solicitar o cartão cidadão e resgatar quaisquer benefícios concedidos por direitos trabalhistas.

Posts Relacionados

Sobre o autor | Website

Wilder Patric dos Santos é Licenciado em Letras pela Faculdade de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI) e adora ler e compartilhar informações sobre investimentos, finanças e mercado financeiro em geral. Possui quase 10 anos trabalhando com sites, SEO, redação para blogs e afins. 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
DMCA.com Protection Status