page contents

CRIPTOMOEDAS Wilder Patrik

Iota: conheça mais sobre a criptomoeda.

Iota: conheça mais sobre a criptomoeda.
Iota: conheça mais sobre a criptomoeda.
Gostou Avalie

Um dos assuntos de popularidade enorme (e cada dia maior) em nossa era da tecnologia são as moedas criptografadas, dentre as quais se encontra o BitCoin, por exemplo, ou como também são conhecidas, as moedas virtuais/digitais. Neste conteúdo, apresentarei a você tudo a respeito da iota, como comprar, cotação, entre outras informações desta criptomoeda que vem se tornando bastante popular e na qual muitas pessoas já estão investindo, portanto confira a partir de agora!

Moeda iota: saiba mais

A criptomoeda iota foi feita para lidar com a internet das coisas, essa foi a primeira informação que eu encontrei quando estava pesquisando este assunto. Pra ser sincero, eu não tinha ouvido falar da IOT (internet of things), e precisei assistir ao vídeo abaixo para entender melhor do que se trata:

O que eu achei interessante, na verdade um diferencial, quanto à moeda iota é que apesar de ser uma criptomoeda, ou seja, descentralizada, ela custa muito barato, e a cotação da iota hoje está em R$ 1,66. Além disso, a iota não funciona igual ao Bitcoin, que passa pela BlockChain, mas antes a criptomoeda iota usa a tecnologia que se chama Tangle, e por causa disso, quando você faz alguma transação com criptomoedas iota, não precisa pagar nenhuma taxa.

criptomoeda iota

Uma grande vantagem justamente pelo fato da iota criptomoeda não funcionar por blockchain é que isso tira qualquer vulnerabilidade desta moeda e teoricamente as operações financeiras tornam-se seguras, excluindo a possibilidade de ocorrer um hard fork ou soft fork (bifurcação da blockchain). Por oferecer tal resistência ao modo computacional quântico, o usuário pode armazenar e transferir Iotas com segurança, confiança e grátis, pois os nodes são todos iguais, necessitando da prova de trabalho (proof of work), que é o algorítmo (PoW) da Iota, o que garante à rede uma expansão em escala crescente e eficiente.

Iota e a internet das coisas

Como expliquei anteriormente, estamos falando da iota, moeda criptografada criada com o intuito de ter sua utilização em prol da internet das coisas, e agora vou explicar melhor como funciona na prática o uso dessa criptomoeda iota. Da mesma forma que os aparelhos funcionam com energia elétrica, qualquer pessoa consegue usar um hardware e conectar a iota a alguma aparelho dentro de casa ou qualquer outro objeto que tenha alguma parte eletrônica.

iota internet das coisas

Os três hardwares mais conhecidos até o momento são:

  • Geekcreit® Arduino Compatible UNO R3 ATmega16U2 AVR USB Development Main Board
  • Raspberry Pi 3 Model B ARM Cortex-A53 CPU 1.2GHz 64-Bit Quad-Core 1GB RAM 10 Times B+
  • H.I.P, o primeiro computador de $9 (nove dólares), usa WiFi, Bluetooth, e sistema operacional Linux.

Lembre-se de que a moeda iota é digital e que hoje em dia já temos diversos dispositivos chamados de “smart”, funcionando pela internet, e por isso, ao implementar a iota em sua geladeira, por exemplo, você consegue programar quando estiver acabando um determinado item e automaticamente, usando a iota como método de pagamento, é feito o pedido e você recebe em pouco tempo o que estiver precisando repor no conforto da sua casa.

O que está em pauta a esta altura nada mais é do que um comércio máquina pra máquina, e todos que estiverem realizando transações com iotas nem precisam estar conectados, ou online, porque podem usar a transferência via bluetooth. Outro ponto positivo das criptomoedas iotas é que quanto à carteira digital, você não vai precisar do backup, porque não existe a possibilidade de perder suas “miotas”, então basta que os “nodes” mantenham suas senhas em segurança e está tudo bem!

Como comprar iota

Normalmente, as plataformas para compra de criptomoedas oferecem a você a oportunidade de investir em bitcoins, ou em qualquer outra moeda criptografada como a iota, por exemplo. Por assim ser, eu vou apresentar um website onde você pode realizar o seu cadastro, conferir a cotação da Iota, comprar e armazenar a partir daí em sua carteira iota.

comprar iota

No site Binance, quando eu fiz a pesquisa e conforme visualizamos na imagem acima, a cotação da iota estava em $0,45 (45 centavos de dólares), mas ela fica variando diariamente, embora de um dia para o outro a variação média seja de 0,02%. Se eu fosse um investidor, compraria algumas iotas, cerca de uns R$100 apenas, porque a gente nunca sabe se as criptomoedas iota serão de fato aceitas (embora tudo indique que sim) e quanto tempo vai demorar para que isso aconteça.

Pra concluir, gostaria só de mencionar que existe também a carteira iota Trinity, a qual muitos nodes usam e parece ser boa, mas fica a seu critério a escolha de qual a melhor carteira iota online ou para ser baixada em seu PC ou dispositivo telefônico móvel.

Posts Relacionados

Sobre o autor | Website

Wilder Patric dos Santos é Licenciado em Letras pela Faculdade de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI) e adora ler e compartilhar informações sobre investimentos, finanças e mercado financeiro em geral. Possui quase 10 anos trabalhando com sites, SEO, redação para blogs e afins. 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
DMCA.com Protection Status