page contents

UTILIDADE PUBLICA Naiara Pinho

Tipos de Devolução de Cheque Lista Completa.

Tipos de Devolução de Cheque Lista Completa.

Receber ou emitir um cheque para pagamento de uma conta, nem sempre é garantia de que ele irá quitar a dívida. Pois, por algum motivo, ele pode ser devolvido sem descontar o valor da conta do titular do talão de cheques. Existem diversos tipos de devolução de cheque, seja por encerramento de conta, falta de saldo, inclusive mais de uma vez, entre muitos outros.

 Nesse artigo vamos apresentar uma lista completa dos motivos para se ter um cheque devolvido. Continue lendo e confira quais são eles para evitar que isso aconteça, ou para saber o que pode ser feito caso você tenha um cheque devolvido.

O que é devolução de cheque

O que é devolução de cheque

A devolução de cheque acontece quando ao descontar o cheque no banco, na data combinada para receber o valor, não é possível receber o dinheiro referente ao valor do cheque. Nesse caso, esse cheque é devolvido e é informado o motivo da devolução. Existem diversos tipos de devolução de cheque que são conhecidas pelos números que representam.

Cada número se refere a um motivo que fez com que o título não pudesse ser descontado e sabendo o número e o que ele significa fica mais fácil de tomar as medidas necessárias para receber o dinheiro daquele cheque.

Cheque devolvido suja o nome?

O que muitas pessoas procuram saber nos tipos de devolução de cheque é se terão o seu nome e cpf incluídos nos órgãos de proteção ao crédito como Serasa e SPC. Isso depende do motivo que levou a devolução do documento.

Quando ela acontece por causa de falta de pagamento, uma ou duas vezes, ou em casos de passar muitos cheques sem fundo com intenção, mesmo que o banco arque com o pagamento. Então o titular da conta terá sim o seu nome incluído nos órgãos de proteção ao crédito.

Com isso ele poderá ter problemas ao tentar um financiamento, empréstimos ou aumentar os limites de crédito que possui.

Qual tipo de devolução de cheque tem registro?

Qual tipo de devolução de cheque tem registro

Os tipos de devolução de cheque que têm registro nos órgãos de proteção ao crédito são:

Devolução Motivo 11: Falta de fundos – 1º vez

Devolução Motivo 12: Falta de fundos: 2º vez, o mesmo cheque.

Devolução Motivo 14: Quando várias folhas de cheques sem fundos são emitidas, mesmo que o banco cubra o valor aos credores, o titular tem o nome incluído nos registros, po crime de espúria.

Tipos de devolução de cheque

Os tipos de devolução de cheque são informados no momento em que se tenta descontá-lo no banco. Então ele é devolvido e carimbado o motivo da devolução. Em caso de não ter fundos na conta, ele pode ser apresentado mais uma vez e se novamente não tiver fundos é devolvido com outro motivo e mais carimbo.

Abaixo listamos todos os tipos de devolução de cheque para que você possa conferir e caso tenha algum cheque devolvido em casa, basta olhar o número do motivo carimbado e ver na lista abaixo o que isso significa.

Depois é só ir até o banco para poder pedir que sejam tomadas as medidas necessárias para que o dono desse cheque seja notificado de que ele foi devolvido.

Listas de motivos de devolução de cheques

. Confira quais são todos os tipos de devolução de cheque:

Cheque devolvido sem ter como realizar o pagamento, também conhecido como cheque sem fundos.

  • Tipo devolução 11: Cheque sem fundos para cobrir o valor da dívida – primeira apresentação
  • Tipo devolução 12: Cheque sem fundos monetários – segunda apresentação ou segunda carimbo.
  • Tipo devolução 13: Conta finalizada
  • Tipo devolução 14: Emitir várias folhas de cheques sem fundos para que o banco cubra o valor com limites de créditos.

Banco impedido de realizar o pagamento por eventualidades

Nesse tipo de devolução de cheque o banco não consegue realizar o pagamento, mesmo que exista dinheiro na conta, por causa disso, o titular não tem seu nome incluído em órgãos de proteção de crédito. Uma vez que não é sua intenção não pagar a dívida. Nesses casos encontram-se os tipos de devolução de cheques:

Tipo 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29 e 30. Que podem ser desde motivos como bloqueio dos talões por perda de malotes a sustação de cheques.

Cheques irregulares

Os tipos de devolução de cheque 31, 33, 34 e 35 se referem a erros na hora de emitir um cheque, que podem ser desde uma assinatura até mesmo uma fraude ou adulteração de valores.

Apresentar indevidamente

Se na hora de apresentar um cheque no banco ele não estiver devidamente preenchido, na moeda local, com assinatura certa e outras regras  o banco pode devolver ele e não descontar o dinheiro da conta. Nesse tipo de devolução estão os motivos 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44, 45, 48 e 49.

Emissão indevida

Emitiu o cheque indevidamente? Pois ele pode ser devolvido pelos motivos 59, 60, 61, 64 e 70.

Tipos de devolução de cheque a ser empregado direto pelo banco

  • Devolução Motivo 71: Inadimplemento contratual da cooperativa de crédito no acordo de compensação.
  • Devolução Motivo 72: Contrato para a compensação encerrado em caso de ser uma cooperativa de crédito

Posts Relacionados

Sobre o autor | Website

Estudante de Administração pela UFV, fez curso técnico em contabilidade, mas ama escrever. Trabalha como redatora há dois anos, escrevendo sobre diversos assuntos, principalmente relacionados a finanças, tecnologia e variedades.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
DMCA.com Protection Status