Motivo 22: devolução de cheque o que fazer?

35

Um dos métodos de pagamento muito utilizados, embora não tanto quanto os cartões de crédito, são cheques, incluindo os pré datados, os quais muitas vezes acabam sendo devolvidos. Neste artigo, vamos saber mais a respeito da devolução de cheque motivo 22, o que fazer, se pode ser protestado, e outras informações relacionadas a quando cheques são devolvidos por tal causa vinte e dois, então confira tudo muito bem explicado a partir de agora!

Motivo 22 cheque devolvido

Se você está acostumado(a) a pagar no talão de cheques, é importante que você esteja ciente de que seus cheques poderão voltar por uma série de motivos, dentre os quais estão a falta de fundos, por ter sido revogado ou sustado, dentre outras razões. No caso de cheque voltado motivo 22, porém, eis aí um problema que pode ocorrer simplesmente porque você não se atentou na hora de assinar, talvez porque estava cansado(a) ou usou uma assinatura diferente ou reduzida, por exemplo.

motivo 22 cheque devolvido

Por incrível que pareça, não são poucas as pessoas que enfrentam esta situação, isto é, que pagam uma determinada dívida no cheque e após alguns dias é comunicado da devolução motivo 22, algo realmente que vem de modo inesperado já que o dinheiro está na conta e a gente fica se perguntando o porquê. Algumas razões porque cheques voltam são:

  • desprovidos de fundos
  • sustado ou revogado
  • divergência ou insuficiência de assinatura
  • desacordo com a lei
  • bloqueado pela justiça
  • dados errados

Entendamos melhor e juntos um pouco mais de como você deve proceder se o cheque voltou motivo 22, você verá que pode solucionar ao falar com seu gerente e depois o pagamento será reconhecido ou você pode pagar no dinheiro se preferir – ficando a seu critério.

PROPAGANDA

Motivo de devolução de cheque 22

Suponhamos que você teve de pagar o aluguel ou uma compra, talvez tenha feito negociação, pago as faculdade, independente do pagamento, então tirou seu talão de cheques, preencheu e assinou – tudo certo e o cliente, então, foi lá descontar o valor, mas não deu certo porque houve problema com a assinatura: o cheque será devolvido pelo motivo vinte e dois. Pode ser que você receba um telefonema ou seja informado de outra maneira, mas a questão é que a devolução ocorreu e agora será preciso resolver isso e regularizar o pagamento.

motivo 22 devolucao cheque

Aí você vai até o seu banco ou faz um telefonema e eles lhe informam o seguinte: infelizmente, o seu nome assinado está diferente ou faltando partes e, por isso, visando sua própria segurança, não descontamos, já que pelo motivo 22 devolução de cheque o pagamento é impedido de acontecer. No final das contas, você acaba entendendo que, apesar do transtorno, trata-se de uma ação em prol do seu benefício e do seu dinheiro, e agora só resta saber em relação ao cheque devolvido motivo 22 o que fazer.

Cheque devolvido motivo 22 pode ser protestado?

Sendo você quem recebeu um cheque e ele não foi aceito pelo motivo 22, pelo que entendi o ideal é conversar com o pagador e exigir novo pagamento. Porém, quando mesmo diante da devolução cheque motivo 22, a pessoa não quer reaver e está evitando pagar-lhe, você pode sim protestar este cheque porque aí você não irá receber, mas o nome do mau pagador ficará sujo no Serasa.

cheque devolvido motivo 22 pode ser protestado

Da mesma forma, supondo que a parte devedora seja você, então o correto é que pague a dívida, primeiramente por questão moral, negocie e se for preciso, parcele, do contrário, seu nome entrará para a lista do SPC, reduzindo o score a cada dia. Acredito que o pagamento seria a menor das preocupações quando a devolução do cheque é por motivo 22 e não pelos 11 (sem fundos) ou 12, quando é reapresentado e novamente está sem fundos.

Cheque devolvido motivo 22 pode ser reapresentado

Como vimos anteriormente, a devolução de cheques pelo motivo vinte e dois está relacionada a algum problema de assinatura, o que significa que se você voltar a apresentar o cheque, ele não será aceito. Assim sendo, você não pode reapresentar um cheque devolvido por motivo 22, pois não será possível verificar a legibilidade de sua rubrica ou nome por extenso assinado.

Caso você tenha dúvidas e para esclarecer-se melhor em relação à devolução de cheque motivo 22, o que fazer, ou informar sobre que atitude deve ser tomada, eu aconselho que procure uma agência física, converse com o gerente e veja direitinho como proceder.

Quem quiser conhecer, por exemplo, os demais motivos de devoluções de cheques, o Banco do Brasil tem um PDF informando (clique aqui), assim você conseguirá entender perfeitamente e estar ciente diante de outra situação em que um cheque foi devolvido, tenha ela acontecido com você ou alguém da sua família ou pessoa próxima que esteja em busca de uma explicação.

PROPAGANDA