Descubra como fazer a consulta do CNPJ grátis na Receita Federal

50

Assim como existe a opção de fazer consultas do CPF, que é de utilidade para a empresas que vão ceder crédito no mercado, também existe como consultar o CNPJ de uma empresa.

O CNPJ é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. E funciona como o CPF de uma pessoa física, só que para empresas. Assim sendo, a consulta do CNPJ é importante para quem vai ceder crédito para empresas também.

Além de que os próprios empresários podem comprovar sua atuação no mercado com esse certificado da Receita Federal. Aprenda como consultar o CNPJ grátis na internet.

Por que fazer a consulta do CNPJ

A consulta do CNPJ online tem sido um tema muito importante porque hoje em dia temos muitos empresários no país. Isso se alavancou ainda mais com os MEIs – Microempreendores Individuais.

PROPAGANDA

Lembrando que um MEI também é um empresário regular, por isso, suas empresas devem estar com um CNJP válido. Assim como um ME (microempresário), uma EPP (empresa de pequeno porte) e até as grandes empresas.

O uso desse comprovante pode ser útil para vários fins, como para confirmar o cadastro ao fazer acordos com outras empresas, prestar serviços e até mesmo na hora de buscar direitos, como ter um plano de saúde empresarial.

A consulta online do CNPJ

A Receita Federal tem uma página online específica que é para as consultas gratuitas do CNPJ. Assim, vários empreendedores e até mesmo as empresas de defesa ao crédito podem consultar pela internet e de graça.

A página também é útil para a emissão de “comprovante de inscrição” ou de “situação cadastral” de uma empresa. Ao passo que o empresário pode emitir o comprovante para garantir que sua empresa está aberta, ativa e regularizada.

Vale lembrar que o site está em conformidade com a Instrução Normativa RFB 1.863 de 2018.

Essa é a instrução que dispõe do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) no Brasil. E a instrução diz quais as empresas e em quais casos é preciso ter um CNPJ válido, como os órgãos públicos, os condomínios, os consórcios, os serviços notariais, etc.

Como fazer a pesquisa

Ao entrar na página da Receita Federal do Brasil, o usuário precisa, inicialmente, inserir o número do CNPJ a ser pesquisado. Depois, passa pelo “não sou um robô” para comprovar que a pesquisa é pessoal e não computadorizada.

Se o número for digitado incorretamente, haverá uma mensagem para que se digite novamente. Isso é importante porque o número de ter 14 dígitos e não incluir pontos ou hifens.

Aí, ao digitar os dados corretos, o usuário poderá ver a situação do CNPJ. E a Receita ainda informa que se “houver divergências, o próximo passo é providenciar a atualização cadastral junto à RFB”.

Ao fim da pesquisa, a Receita também comprova a data da emissão e o horário. E, também ao final, dá para ver o quadro de sócios e administradores da empresa, além do capital social.

Certificado de MEI

Vale lembrar que a consulta acima é online e gratuita e tem aprovação da Receita Federal. Agora, considere que o MEI também pode imprimir o seu certificado de empreendedor.

Aí, o passo a passo também é simples, sendo preciso ir até o Portal do Empreendedor. Por lá, dá para “emitir o comprovante de MEI”. Sendo que é só preencher os dados solicitados.

PROPAGANDA