Saiba se tem como consultar o CNPJ pelo CPF

24

Muitas vezes, quando queremos saber da veracidade das informações de uma pesquisa, o que fazemos? Consultamos o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) dela. Ao menos, é isso que sempre deveríamos fazer.

Aliás, até mesmo as empresas de crédito fazem isso. A consulta do CNPJ é como a consulta do CPF, só que a diferença é que estamos falando de empresas e não de pessoas.

Só que antes de saber se tem como consultar o número do CNPJ e a situação de uma empresa através do CPF de uma pessoa física, vamos entender exatamente o que é o CNPJ e os motivos da pesquisa.

O CNPJ das empresas

O CNPJ é um documento básico de uma empresa. É como se fosse o CPF de uma pessoa física, só que, no caso, é de uma empresa.

PROPAGANDA

Toda empresa deve ter um CNPJ ativo para poder executar seus serviços. Inclusive, atualmente, existem os MEIs (microempreendedores individuais), que também possuem um número de CNPJ.

Esse documento é importante para identificar as empresas e também pelo fato de as tornarem reconhecidas pelo Estado. Isso porque o CNPJ está ligado à Receita Federal. A partir daí, a empresa pode ter vários serviços disponibilizados.

Como o serviço de emitir notas fiscais e até mesmo prestar trabalhos para o governo. Inclusive, isso facilita a declaração dos impostos.

Consultar o CNPJ pelo CPF

Só que muita gente não se lembra do número do CPNJ da empresa. Aí, neste caso, o que fazer? Será que dá para saber o número do CNPJ pelo CPF? Na verdade, não dá – exceto para MEIs, como vamos mostrar abaixo.

Até hoje, por medidas de segurança, ninguém consegue consultar o CNPJ pelo número do CPF do dono da empresa ou dos sócios. O motivo é que as informações de pessoa física são diferentes das informações da pessoa jurídica.

Para quem não sabe o número do CNPJ da empresa, a tarefa é simples: basta procurar pelo nome da empresa.

A Redesim é a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. Por lá, dá para você descobrir o número do CNPJ através do nome empresarial ou do nome fantasia.

E como consultar a situação da empresa

Depois de descobrir o número do CNPJ da instituição, as pessoas e outras empresas podem consultar a situação cadastral e as atividades dessa instituição.

Assim, o passo a passo é outro. E existem vários caminhos para essa consulta online do CPNJ da empresa e da situação atual. Inclusive, essa pesquisa permite saber quando a empresa foi aberta, qual é o capital social e os nomes dos sócios.

São pesquisas simples e gratuitas. Uma delas é pelo site do Serasa, que tem o serviço do “Você Consulta Empresa”.  Basta inerir o número do CNPJ da empresa que você quer consultar e informar os seus dados pessoais.

Agora, a forma oficial de pesquisar o CNPJ é através do site da Receita Federal, que também é gratuito. Por lá, também basta inserir o número do CNPJ com 14 dígitos e sem pontuação.

Por fim, para os MEIs, outra opção é verificar o certificado de microempreendedor individual. Isso pode ser feito, além dos sites citados, através do Portal do Empreendedor. Nesse caso sim dá para usar o número do CPF e a data de nascimento.

PROPAGANDA