O boleto do MEI (microempreendedor individual) tem um nome: DAS, que significa Documento de Arrecadação. O nome usado também pode ser DAS-MEI, que é o documento do Simples Nacional do MEI.
Bom, essa é a taxa mensal que o MEI precisa pagar para estar de acordo com as regras da Receita Federal. O DAS é uma forma simplificada que o microempresário tem para pagar seus impostos. Por isso, a importância de saber onde imprimir o boleto do MEI.
Mesmo porque antigamente o MEI recebia no seu endereço um carnê de pagamento do MEI. Agora, com as novas tecnologias, é possível que ele tenha que acessar as plataformas digitais para imprimir os boletos mensais. E é sobre isso que vamos falar.
O DAS
O pagamento do DAS é obrigatório para o MEI. Quando ele atrasa no pagamento, ele tem juros praticados mensalmente. E quando não quita todos os débitos não consegue encerrar o seu MEI, ficando com uma dívida com a Receita.
O pagamento do DAS garante ao MEI os seus direitos, como a aposentadoria por idade, por exemplo.
E o valor da mensalidade do MEI é de 5% do salário mínimo. O valor pode ser acrescido de R$ 1 de imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) e o mesmo valor para comércio e indústria. Já o imposto sobre serviços é de R$ 5.
Como imprimir o boleto do MEI
Para imprimir o boleto do MEI ou gerar a guia DAS, o processo é bem simples. O primeiro passo é acessar o site do Programa Gerador do DAS, que fica hospedado na página da Receita Federal.
Depois disso é preciso informar o número do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Física). E digitar os caracteres da imagem que aparece. Outro passo é optar pelo “Emitir Guia de Pagamento”. Aí vai ser só selecionar o ano-calendário de interesse.
E dentro do ano-calendário dá para selecionar um ou mais meses para emitir os boletos. Com os boletos em mãos, o próximo passo é fazer o pagamento até o vencimento para evitar as multas e os juros.
Guias atrasadas
Vale notar que para atualizar os boletos de MEIs vencidos ou emitir guias vencidas, o processo é o mesmo citado acima. Por isso, atente-se na hora de selecionar o ano e o mês relacionado ao seu pagamento do boleto do MEI.
Pagar o boleto do MEI em débito automático
O jeito mais simples e conhecido de pagar um boleto do MEI é acessando o aplicativo do banco ou o internet banking. Geralmente, lá tem a opção de DAS ou Simples Nacional, o que facilita a leitura do código de barras.
A novidade é que o pagamento do boleto do MEI pode ser feito até mesmo em débito automático. Isso porque vários bancos aderiram à funcionalidade para fidelizar clientes ou mesmo angariar novos usuários.
Entre os bancos parceiros do MEI estão: Banco do Brasil, Santander, Banestes, da Amazônia, do Estado do Rio Grande do Sul, de Brasília, Bradesco, Mercantil, Sicredi e Caixa.
Aí, para aderir ao pagamento online da DAS em débito automático vai ser preciso entrar no site da Receita, inserir o CPF, o CNPJ e o Código de Acesso. Além, claro, de ter conta em um dos bancos citados.