Simulador SISU – descubra como ver as notas de cortes das edições passadas

18
PROPAGANDA
PROPAGANDA

O SISU é uma das principais formas de ingresso no ensino superior público atualmente disponíveis no país. Dessa forma, milhares de estudantes concorrem às vagas abertas nesse processo e, portanto, existem as notas de corte.

Essas notas de cortes são médias de pontuação que cada curso tem. Elas são criadas com base nas provas feitas pelos estudantes em cada ano. Atualmente, dá para usar o simulador do SISU para simular os pontos necessários para determinados cursos e faculdades. Saiba mais.

PROPAGANDA
PROPAGANDA

O que é o SISU

O SISU é um programa do Governo Federal que seleciona estudantes para as faculdades públicas do país. Dessa forma, todos os anos saem as notas de cortes, que é uma base da pontuação daqueles que foram selecionados.

Aí, o que acontece é que quem está planejando passar em uma universidade pública através do SISU pode simular as notas de corte para ter uma base das possibilidades de ingresso.

PROPAGANDA
PROPAGANDA

Claro que essa é uma simulação, sendo que os resultados podem mudar. Inclusive, as notas de corte para cada curso também podem mudar.

De qualquer maneira, é uma forma inteligente de traçar planos estratégicos de estudo e até mesmo rever as possibilidades com base nas instituições educacionais, nos cursos, etc.

Requisitos

Vale lembrar que podem participar do SISU os alunos que fizeram o ENEM e que não zeraram a nota da redação. Eles também não podem ter tido benefícios anteriores desse processo. E algumas instituições possuem notas mínimas para ingresso através do SISU.

Como usar o Simulador do SISU

Para usar o simulador do SISU no site do Descomplica você vai precisar seguir alguns passos. Todos fáceis. Primeiro, você preenche o seu perfil, onde vai informar dados individuais, como a sua nota do Enem passado e o nome completo.

Aí, depois, você escolhe o seu curso e a modalidade que tem interesse. Também é preciso preencher o campo do estado. Isso é importante para gerar as suas chances de aprovação com base nas notes de cortes do SISU.

Por último, você pode optar por navegar por entre os conteúdos disponibilizados no site. Isso é legal porque é gratuito e dá para criar uma estratégia de inscrição com base nos resultados.

Além do mais, os conteúdos podem te ajudar a encontrar formas de aumentar as chances de aprovação. Para acessar a página e simular o SISU, clique aqui.

Simulador do SISU do MEC

O MEC (Ministério da Educação e Cultura) também tem o seu próprio simulador do SISU, que também é confiável e pode ser acessado gratuitamente.

Você tem que inserir as suas notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) com base em cada área: ciências da natureza, ciências humanas, linguagem, matemática, redação. Aí, você consegue filtrar com base no seu perfil.

E depois você vê, como resultado, as notas de cortes. Faça isso e veja uma simulação com base nas edições passadas do SISU.

E tem também o documento impresso. Só que nesse caso, o interessado deve baixar um documento. E para fazer o download é preciso ter a versão gratuita do Microsoft Power Bi para desktop. Para saber mais, clique aqui.

PROPAGANDA
PROPAGANDA