page contents

CRÉDITO E DÉBITO Naiara Pinho

Dígito verificador da conta corrente o que é, Para que serve?

Dígito verificador da conta corrente o que é, Para que serve?
Dígito verificador da conta corrente o que é, Para que serve?
Gostou Avalie

Quem possui uma conta corrente em qualquer banco, em algum momento já se deparou com a pergunta sobre qual é o dígito verificador da conta. É nessas horas que paramos para pensar que pouco usamos esse dígito e por isso algumas vezes esquecemos qual ele é e para que ele serve.

Para esclarecer essa questão e lembrar o que é o dígito verificador da conta corrente, para que serve, onde encontrar e todas as informações sobre ele. Preparamos esse artigo completo para você. Confira!

O que é?

Toda conta possui alguns número e depois de um hífen mais números e alguns casos pode até ser substituído pelo X. Esse é o dígito verificador da conta corrente e exatamente para isso, verificar se a conta realmente pertence a aquela agência e ao titular daquele CPF.

o que é o dígito verificador da conta corrente

O número antes do hífen pode variar de acordo com cada banco ou instituição financeira, mas todos depois, são sempre chamados de código verificador e podem ser até dois número ou representados pela letra X.

Em qualquer transação, seja pela internet, caixa eletrônico ou até mesmo um depósito na boca do caixa, é preciso informar o número da agência e o dígito juntos. Pois sem ele não é possível confirmar a conta.

O dígito verificador tem esse nome exatamente por servir como uma autenticação de que a conta informada realmente existe. Por isso, é extremamente importante que se informe não só o número da agência e conta corretamente, mas também do código verificador durante as transações.

Para que serve o dígito verificador da conta corrente

Todas as transações da conta corrente são feitas com o dígito verificador, por causa dele é possível atestar que aquela conta realmente pertence àquela agência. E assim é possível continuar a operação. Se informar o código errado, no mesmo instante é informado que algo está incorreto e a operação não pode ser concluída.

Qualquer tipo de transação, seja depósito, transferência, consulta de saldos, acesso a extratos, etc, precisam do código verificador da conta corrente. A única operação que é realizada sem esse código é o saque, porém é preciso do cartão do banco para sacar dinheiro e nele estão todas essas informações.

Como descobrir o dígito verificador da conta corrente?

O dígito verificador da conta corrente é muito fácil de ser descoberto, pois ele está junto com o número da sua conta, fica logo após o hífen. A maioria dos cartões de banco trazem essa informação impressa, alguns na parte da frente, e outros na parte de trás.

Mas na abertura da sua conta, você também tem a informação sobre qual é a sua conta, com o dígito verificador da conta corrente. Outra maneira de saber qual é esse código é entrando em contato com a central de atendimento do seu banco, basta informar o seu CPF e data de nascimento que você terá essa informação.

Conta poupança tem dígito verificador?

O dígito verificador não é algo exclusivo para a conta corrente, quem possui conta poupança, pode notar que também possui o dígito após o número da sua conta. Ele tem a mesma função do verificador da conta corrente. E visa deixar as operações mais seguras e assim autenticar que aquela conta realmente existe e pertence aquela pessoa que passou os dados.

Existe conta sem dígito verificador?

Não, todas as contas possuem o código verificador. Caso você receba uma conta sem a informação do dígito confirme novamente, pois tem alguma coisa errada. As contas que não possuem essa informação não podem realizar transações, receber ou realizar transferências ou outros serviços bancários.

Então sempre confira qual o dígito verificador da conta corrente quando lhe informarem uma conta, ou quando você abrir uma conta e lhe passar as informações sobre ela.

Dígito da Agência

As agências bancárias também possuem dígito verificador. Porém esse não é tão utilizado quando o dígito verificador da conta corrente. O dígito das agências também serve para verificar e autenticar determinada agência, porém, ele não é obrigatório em todas as transações.

Mas é bom que você saiba qual é o dígito verificador da sua agência, pois alguns bancos só permitem que se façam transferências bancárias para outros bancos com a informação do DV da agência para a qual será realizada a transferência.

Então, apesar de não ser tão utilizado ou tão frequente quanto o dígito verificador da conta corrente, é sempre bom saber qual é o da sua agência. Essa informação também está disponível no seu cartão bancário, no contrato de abertura de conta, ou você pode ligar na central de atendimento do seu banco e solicitar a informação.

Esclarecemos o que é o dígito verificador e para que ele serve? Nos conte o que achou nos comentários!

Posts Relacionados

Sobre o autor | Website

Estudante de Administração pela UFV, fez curso técnico em contabilidade, mas ama escrever. Trabalha como redatora há dois anos, escrevendo sobre diversos assuntos, principalmente relacionados a finanças, tecnologia e variedades.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
DMCA.com Protection Status