O que é score de crédito e Como consultar.

1

Quanto se pede um cartão de crédito ou empréstimo no banco e ele é negado. Muitas pessoas ficam sem entender o motivo dele ter sido rejeitado, algumas instituições alegam que é por causa do baixo score. Mas o que é score de crédito? Como funciona? Quais são os critérios para se ter uma pontuação alta ou baixa? Essas e outras perguntas nós iremos responder nesse artigo, continue lendo e confira tudo!

O que é o Score de Crédito?

O Score de Crédito é uma pontuação, que vai de 0 a 1000, criada pelo Serasa Consumidor, para avaliar o perfil dos consumidores por meio dos seus hábitos de consumo e compra. Ou seja, ele avalia quais as chances de determinado perfil em pagar ou não em dia as suas contas.

Score de Credito o que e
Score de Crédito o que é

Essas média é baseada em diversos critérios, como a idade, a média para a população daquela idade e com a pontuação semelhante. Além de também comparar a pontuação de um usuário com a média de outros que estão no mesmo grupo que ele.

Em resumo o Score de crédito é a chance que um consumidor de determinado perfil tem de pagar suas contas em dia nos próximos 12 meses. Baseado em suas compras anteriores e também na média de outros consumidores com perfil semelhante ao seu.

Como consultar o Score de crédito?

A consulta do Score de crédito é totalmente de graça e muito simples, pois é feita pelo site do Serasa Consumidor. Basta acessar o site →  www.serasascore.com.br e criar um usuário. É necessário informar o seu CPF e criar uma senha, esses dados serão necessários para que você consulte o seu score outras vezes se desejar.

Assim que você entrar no site já ter as informações com a sua pontuação que pode ser de 0 a 1000. Além da sua pontuação, estará a informação do seu perfil de acordo com a sua idade em comparação com a de outros consumidores. Por exemplo, qual a média dos consumidores da mesma idade que a sua, e se você está acima ou abaixo da média.

Lembrando que, quanto maior o seu Score de Crédito, mais são as chances que você tem de conseguir empréstimos, financiamentos, cartão de crédito e outros benefícios em instituições financeiras.

O que é score baixo

O Score de Crédito baixo é quando o consumidor é considerado, de acordo com os critérios das instituições financeiras e o perfil de compras, como alguém que poderá não cumprir em dia com o pagamento das suas compras. Por causa disso, pode ser tenham limites de créditos rejeitados.

Não existe exatamente um valor a ser considerado como Score Baixo, uma vez que tabela de Score vai de 0 a 1000 e pessoas que estão na média, podem ter um comportamento de pagar as contas em dia, mas já foram negativadas. Então elas possuem um Score Baixo, mas podem manter o pagamento das suas contas, dessa maneiras algumas instituições podem oferecer crédito a elas. Isso vai variar mais de instituição para instituição.

Como aumentar o Score?

Agora que você já sabe o que é o score de crédito é normal que esteja se perguntando como fazer para aumentar o score e assim conseguir melhorar as suas chances de ter um financiamento, um empréstimo, limites de crédito, entre outros.

O processo para aumentar o Score começa gradativamente, pois você precisa pagar as suas contas em dia, e de preferência não deixar que elas vençam. Além disso, se você tiver alguma dívida que faça com que o seu nome esteja negativado é necessário quitá-la o quanto antes, pois isso é um dos principais motivos para o score baixo.

Aumentar o score de crédito é a união de diversos fatores, que são o nome limpo, pagamento de contas em dias, ter os dados pessoais atualizados no site da Serasa e ter o cadastro positivo também podem ajudar nesse processo.

Limpei o nome, mas não aumentei o Score

É comum que muitas pessoas regularizem pendências no CPF e logo depois façam consultas de seu Score de Crédito e vejam que ele continua com a mesma pontuação. Isso se deve ao fato de que o aumento do Score não é automático, mas sim aos poucos e ele leva em consideração o seu histórico de consumo ao longo dos meses.

Então são avaliados como você se comporta nos últimos meses em relação as suas contas, se estão sendo pagas em dia, se você possui cartões de créditos ou financiamentos, etc. Não basta limpar o nome para aumentar o score, é preciso ter hábitos que façam aumentar o score de crédito.

Mas é preciso ressaltar também que mesmo com um score alto, fornecer crédito a um consumidor, ainda é critério da instituição. Por isso, ela pode aceitar ou negar utilizando critérios próprios que não são o Score.

Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário!