Nem sempre comprar uma geladeira nova vai ser uma decisão fácil de ser tomada. Se você tem muito dinheiro guardado na sua reserva de emergência e a sua geladeira queima, com certeza, é mais fácil tomar uma decisão.
Agora, se você não tem dinheiro guardado, é bem provável que você vai buscar alternativas mais econômicas do que comprar um produto novo. Talvez, uma ideia inteligente seja a de procurar o conserto dela, não é mesmo? E você está certo em pensar assim.
Mas, será que tem uma hora certa para saber quando é o momento de trocar a geladeira antiga por um produto mais novo? O que existem são indícios de que essa pode ser uma boa escolha e a gente vai te explicar como estudar a questão, acompanhe!
Por que comprar uma geladeira nova?
Se você está estudando a possibilidade de comprar uma geladeira nova é porque a sua antiga deu pau, né? No mínimo, ela quebrou, queimou, não gela mais e por aí vai.
Então, inicialmente, considere que é realmente preciso ter um bom motivo para pensar em trocar de geladeira. E uma boa pergunta a se fazer é sobre o tempo de uso e de vida desse produto que você tem em casa ou na sua empresa.
De um modo geral, as geladeiras não duram pouco, sendo um dos eletrodomésticos com maior qualidade de vida. Por outro lado, uma atualização de um produto antigo para uma mais novo também pode ser uma boa ideia para você.
Isso porque os modelos mais antigos gastam mais energia, por exemplo. Enquanto que os novos ainda possuem formas de refrigeração diferenciada.
Bom, o que queremos dizer é que, mesmo que a sua geladeira não esteja quebrada, você, ainda assim, pode ter um ótimo motivo para querer trocar ela. O importante é ter o motivo e não sair por aí comprando geladeiras sem precisar, né.
Quanto vai te custar uma nova geladeira?
A segunda pergunta que se deve fazer é sobre o valor desse novo produto. Obviamente, se você está com dívidas, em uma situação financeira nada agradável ou sem emprego, é muito claro notar que não é a hora certa de trocar de geladeira, né.
Isso porque independente do modelo que você tenha escolhido ou da promoção que alguém te fez, saiba que comprar uma geladeira nova vai existir de você um investimento financeiro. Sim, você terá um gasto.
Portanto, além de ter um motivo para trocar de produto, estude também as suas condições financeiras. E aqui a gente faz um adendo importante, viu. Ter uma reserva de emergência é ótimo para evitar problemas maiores quando imprevistos acontecem.
Mas, o valor não deve ser usado para novos investimentos. Calma que a gente explica. Por exemplo, se você tem uma reserva de emergência, ótimo porque vai poder usar o recurso para mandar consertar a sua geladeira quebrada.
No entanto, nem sempre ele vai ser suficiente para comprar um modelo mais novo, que tende a ser mais caro, entendeu? Aliás, esse é o assunto do próximo tópico.
Prazo para pedir a troca do produto com defeito – descubra qual é!
Qual é a relação entre o valor do conserto e do produto novo?
Com base em tudo que falamos acima, chegamos a esse ponto, que é muito interessante. Se você tem um motivo para trocar de geladeira, ótimo. Se você pesquisou a sua situação financeira, ótimo também. Agora, resta saber se vale a pena, né.
Vamos trazer o assunto para o mundo real, com números reais também. Isso deixa a compreensão melhor. Então, vamos supor que uma geladeira nova e moderna custe R$ 2 mil. Agora, vamos supor a parte do conserto da sua velha geladeira.
Imaginado que a sua velha geladeira tenha mais de 10 anos de vida útil e o serviço tenha ficado em quase R$ 1 mil… Você vê que mandar arrumar sai mais barato, né? No entanto, há outro detalhe.
Se você tem recursos na sua reserva, pode estudar a compra de uma nova. E isso será importante ao você analisar que o seu produto antigo está gastando energia demais e não tem o sistema frost free, por exemplo.
Então, nesse caso, a gente não avalia apenas o custo do conserto e do produto novo. Mas, sim a relação entre ambos. E é exatamente isso que você tem que fazer na hora de comprar uma geladeira nova.
Agora, se a sua geladeira nem está tão velha assim, saiba que você dificilmente vai ter motivos para comprar uma nova. Isso porque o serviço dela vai ficar mais barato e você ainda tem um produto que atende às suas necessidades, né.
A importância da reserva financeira!
Para concluir o pensamento, vamos considerar que mandando consertar a sua geladeira quebrada ou estudando as formas de comprar uma geladeira nova, você estará mais bem preparado se tiver algum recurso guardado, né.
E esse recurso é chamado de reserva financeira. Inclusive, é para isso mesmo que ela serve. Também pode ser usada para consertar o carro, comprar remédios em casos de doenças imprevisíveis e urgentes, em caso de desemprego e por aí vai.
Agora, pense no contrário: e se a sua geladeira quebra e você não tem a reserva? Aí, a sua situação vai se complicar muito porque você não terá como comprar um produto novo. E nem mesmo mandar arrumar o quebrado. E hoje em dia é bem complicado ficar sem geladeira, né.
Portanto, pensar sobre a compra de um novo produto é sim inteligente. Mas, ter uma reserva de emergência para evitar complicações em casos de imprevistos, porque eles sempre vão acontecer, é algo visto como muito inteligente!