Sebrae dá 5 dicas para quem vai contratar um funcionário novo

Você sabe o que deve ser analisado na hora de contratar um funcionário novo? Parece uma pergunta meio simples e boba demais, só que não é. Isso porque hoje em dia temos muitos empresários e empreendedores no Brasil… E há dificuldades em contratar pessoas certas.

Em 2018, o Sebrae fez uma pesquisa com mais de 6 mil empreendedores e viu alguns resultados. Entre eles, o de que a maioria (52%) possuem dificuldade na hora de contratar novos funcionários, o que é chamado de mão de obra qualificada.

Se você também está com essa dúvida e não sabe muito bem por onde começar, continue lendo.  Isso porque a gente vai falar hoje justamente sobre alguns tipos de contratações que podem ser feitas nos dias atuais para que o seu negócio tenha valor do ponto de vista interno.

E a nossa lista é bem simples. Assim, vamos comentar sobre o assunto pensando na contração de pessoas com carteira assinada, de menores aprendizes, para vagas temporárias e também um pouco sobre a terceirização. Todas são alternativas e uma delas pode ser o ideal para você.

ANÚNCIO

Fique atento a isso porque são necessários alguns critérios e cuidados para contratar um trabalhador e estar dentro da lei. Está bem? Vamos lá!

Saiba mais sobre o NIT – número de inscrição do trabalhador

1 – Confiança e Competência

O Sebrae diz que o ideal é que todos os colaboradores do empreendimento, mesmo no caso de uma microempresa (MEI), sejam profissionais confiáveis e competentes.

Isso porque muitas vezes a falta de transparência entre os envolvidos e a falta de critério na seleção pode gerar problemas futuros. Então, deve-se ter profissionais em quem possa confiar e que, ao mesmo tempo, executem seus trabalhos de forma competente.

2 – Valores Éticos

O Sebrae também cita os valores éticos do candidato como fator importante na hora de contratar um profissional.

Assim sendo, considere ser importante avaliar a integridade dos valores éticos. E caso contrário nem perca tempo. Já que o seu candidato ao emprego pode ter um excelente currículo, mas se não tiver integridade pode ser um tiro no pé, viu.

3 – Aprendizado

Após a contratação é necessário que a pessoa tenha motivação para trabalhar, sempre melhorar, sempre alcançar metas e estar disponível para aprender coisas novas o tempo todo. Isso vale sem depender do cargo que está sendo oferecido.

O Sebrae garante que é fundamental que o candidato a uma vaga tenha vontade e também facilidade para aprender.

E segundo uma pesquisa que eles fizeram em março deste ano, considere que mais de 80% dos empresários preferem capacitar o seu futuro funcionários do que contratar novos trabalhadores, viu.

4 – Experiência

A 4ª dica do Sebrae é sobre a experiência prévia. O que a instituição diz é que isso pode até ser algo visto como “desejável”. Então, você pode dizer que é desejável que a pessoa tenha experiência prévia. Só que nunca se deve considerar isso como um pré-requisito obrigatório.

O motivo é que se essa pessoa for íntegra e tiver vontade de aprender tudo se resolve. E, de fato, dela pode ser muito melhor do que uma pessoa experiente, mas “engessada” demais com o que aprendeu no mercado de trabalho.

Dessa forma, é sempre bom que um empresário ter em mente o perfil do profissional que deseja selecionar e que deve estar de acordo com os valores do seu negócio. Isso é mais importante do que a experiência propriamente dita.

5 – Demissão

Por último, a dica do Sebrae para quem vai contratar um funcionário novo é: “não contrate alguém que você não pode demitir”. Essa é uma questão bastante delicada considerando a grande quantidade de empresas familiares existentes no Brasil.

Portanto, para o bom empreendedor, a dica é não contratar alguém que você não pode demitir. Afinal de contas, ninguém pensa em dar emprego a alguém pensando que vai manda-lo embora em algum momento, não é mesmo?

Só que se o empresário contrata a sua sogra, por exemplo, ou até mesmo um grande amigo de infância ou um familiar de modo geral, saiba que isso dificulta demais o processo de demissão.

Assim, se por algum motivo essa pessoa não mostra os resultados desejados, como é que você vai ter a coragem de demitir essa pessoa depois? Por isso, se possível, não caia nessa cilada de contratar parentes ou amigos próximos demais. Use a expressão “negócios a parte”, como já é conhecida.

Bônus – o tipo de contrato de trabalho

Para finalizar este conteúdo que é sobre como contratar um funcionário novo, saiba que atualmente existem vários tipos de contratação. Um MEI (microempreendedor individual), por exemplo, pode contratar uma pessoa para trabalhar com ele. E isso está dentro da lei.

Nesse caso especifico, o ideal é procurar ajuda do Sebrae, que vai poder indicar os melhores caminhos para a contratação. Já em casos de empresas maiores, onde se tem mais funcionários, o ideal é ter uma contabilidade ou gestora por trás para não ter problemas fiscais, por exemplo.

Lembre-se que uma contratação com carteira assinada envolve o pagamento de tributos, impostos e direitos trabalhistas. Agora, também existe a opção de contratar empresas terceirizadas ou prestadores de serviços, que tem sido uma alternativa mais barata para muitos empreendedores.

No entanto, e diferente do que muita gente acha, isso também requer contratos de trabalho. Logo, saiba que o formato é bem diferente da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), da Carteira Assinada. Ainda assim, é preciso estar atento aos parágrafos e assinaturas.

ANÚNCIO