Aprenda como economizar dinheiro com atletas de alta performance

3

Você se considera alguém que gasta muito dinheiro à toa? Você se acha alguém que não consegue economizar dinheiro por algum motivo maior? Você sabe que economizar dinheiro é importante, mas não arruma jeito de fazer isso?

Saiba que tem algumas formas de conseguir ter êxito nesse objetivo. E olha que não estamos falando de cursos para comprar, nem de livros para ler. Se você parar para observar alguns atletas de alta performance vai ver que tem uma coisa que ajuda muito.

E esse detalhe ajuda mesmo: isso permite a melhor tomada de decisão. E a tomada de decisão é importante durante os jogos esportivos assim como para ter uma vida financeira mais equilibrada.

Você já parou para pensar que a todo momento a gente toma uma decisão que influencia ou vai influenciar no nosso bolso e no nosso orçamento? A compra de produto mais barato, o parcelamento, a escolha do transporte, o tipo de alimentação, tudo.

Portanto, se você sofre porque não consegue economizar dinheiro, saiba que tem uma maneira muito inteligente de começar a virar o jogo. Se você gosta de esportes, ótimo, vai aprender isso muito mais facilmente.

O treino

É por conta do treino que os atletas de alta performance conseguem lidar melhor com as situações adversas que acontecem nos jogos. Claro que eles também tem suas capacidades individuais, mas o treino é determinante.

Já foi até comprovada que a história de que o Romário não treinava e mesmo assim jogava bem não é totalmente verdade. Ele mesmo já listou várias jogadas que deram certo porque foram treinadas antes.

Trazendo isso para os dias atuais, especialmente para o futebol europeu, o que a gente vê é que o treino é uma forma inteligente de traçar estratégias de jogo. E isso vale para vários momentos da partida.

Se o time estiver ganhando vai fazer isso. Se estiver perdendo aquilo. Se estiver empatado, aquela outra ideia. O lateral pode ser improvisado de ponta e o volante cai para a cobertura. Até o goleiro pode ir para a área – mas só se souber cabecear.

Entende que o treino é importante.

Isso vale para outros esportes também, claro. Um nadador consegue contabilizar, inclusive, quantas braçadas ele dá durante um tiro de 50 metros. Aí, ele consegue perceber qual é o momento ideal para dar a virada na piscina.

O que queremos dizer é uma coisa só: o treino faz toda a diferença.

O planejamento

Trazendo isso para o assunto das finanças, a gente só se chega à um lugar: o planejamento. O planejamento financeiro tem o mesmo ideal e característica de um treino: você vai estudar as suas estratégias de jogos para os próximos dias.

O planejamento é exatamente como um treino de futebol.

Você vai treinar cobranças de falta, treinar a marcação, o posicionamento e estudar também o time adversário. Você vai focar na parte física ou psicológica. Você vai imaginar formas do que pode fazer no jogo.

Nas finanças, você tem que saber quanto você tem de dinheiro esse mês e quanto pode gastar. Tem que saber o que é prioridade de compra e avaliar quais as formas de pesquisar isso. Você pode, inclusive, projetar um investimento ou uma compra à prazo.

Vamos usar um exemplo mais prático: o planejamento de uma viagem.

Quando se planeja uma viagem, você procura saber sobre o destino e o custo dele. Assim como os preços das passagens. E considera também o que vai gastar lá com hospedagens, passeios e alimentação.

Quando a viagem acontece, que é o dia do jogo, você sabe exatamente quanto tem para gastar e quanto tem disponível para cada área da viagem. Certo? Isso porque você treinou (planejou) a viagem.

Logo, temos a importância de se fazer um bom treino para termos um bom jogo. Ou melhor: de termos um ótimo planejamento para termos, também, um ótimo resultado financeiro no mês.

A economia de dinheiro

A economia de dinheiro que você não consegue fazer, muito provavelmente, passa por essa falta de planejamento. Quando a gente não tem um foco, um objetivo, uma estratégia… A gente acaba usando o dinheiro de forma errada e até mesmo despretensiosa.

Isso é um erro. Afinal, sem treino, nenhum time ganha.

Comece a treinar e se planejar. Assim, você pode saber quanto ganha, quanto ganha. E pode saber também quais são as suas prioridades: comprar uma casa, um carro, estudar, viajar, se aposentar bem, ficar rico, etc.

Somente com esse planejamento vai ser possível ter mais condições de tomar as melhores decisões financeiras. Especialmente no que diz respeito à economia de dinheiro que deve ser feita mensalmente.

Lembra que a gente falou da viagem, pois bem. Saiba que se você tem um custo para viajar e você sabe disso, a partir de agora, você vai começar a repensar os seus gastos. Talvez, você opte por comer em um lugar mais barato, por exemplo.

Mas, note que você só vai ter a mudança de hábitos e de comportamento quando você tiver se planejado para isso. E para ter um bom planejamento é preciso uma boa estratégia. Concorda?

Então, agora, só resta você por as mãos na massa. Do planejamento para a economia os passos são mais curtos. Se você se planejar para isso, você só vai precisar ter força de vontade para cumprir a estratégia de jogo.

Ah, e lembre-se de uma coisa importante: na maior parte das vezes você vai ter que atacar. Mas, em todo jogo, também é muito importante saber se defender, ok?