Atualmente, o carro é um dos itens que mais representam gastos no fim do ano para o consumidor brasileiro. Por isso, estudar o carro é uma forma de pensar na economia de dinheiro, também.
Este conteúdo foi feito para você que está buscando formas de economizar dinheiro com o seu carro. São dicas simples, fáceis e que não exigem nada mais do que algumas mudanças de hábitos.
Antes de tudo, considere que é importante conhecer os gastos que se tem o veículo. E esse é o nosso primeiro ponto deste conteúdo. Continue acompanhando para aprender como economizar dinheiro com o seu carro.
1 – conheça os gastos
O primeiro ponto é você fazer uma análise e anotar todos os gastos que se tem com o carro. Todos mesmos.
Então, vamos lá, o que dá para incluir aqui: aqueles mais comuns, como o combustível e o seguro. Mas, também tem aqueles periódicos, como alinhamento, troca de pneus e de óleo e tudo mais que tem a ver com a manutenção.
E ainda temos os impostos, que são bastantes comuns aqui no país, o tal do IPVA. Ele é mais falado no início do ano, claro, mas ainda assim é um gasto anual que temos, portanto, tem que ser anotado na sua planilha.
Ah, tem gente que tem gasto com o estacionamento quando vai trabalhar, com pedágios e ainda com a lavagem do veículo, já que muitos condomínios atualmente não permitem a lavagem e aí o condutor te que pagar pelo serviço.
Então, o que é importante é que você anote tudo: dos mais baratos aos mais caros, dos mais comuns aos mais imprevisíveis também, como um conserto, por exemplo.
A partir desse controle financeiro que se tem fica mais fácil saber onde você tem muitos gastos com o carro. E, a partir disso, fica mais fácil também
2 – economizar no transporte
Agora sim começamos com as dicas de verdade.
E a primeira delas é você dar um jeito de economizar com o transporte. Por exemplo, se você tem o hábito de ir trabalhar todo dia de carro, isso vai fazer todo sentido para você.
A dica é começar a estudar as possibilidades que se têm para ir ao trabalho, para a escola ou outros lugares. Será que dá para ir de ônibus e quanto isso custa? Será que dá para ir de pé e quanto isso custa?
Em muitos casos, a solução é ainda mais simples: fazer um rodízio entre os amigos do trabalho. Cada semana é com o carro de um que você vai. Assim, você reduz o gasto mais que pela metade. Vale a pena buscar essa solução.
Há muitas históricas verídicas de pessoas que trabalham no mesmo lugar e conseguem fazer isso: que dá a ideia de carona sustentável. Aliás, mesmo que não dê para ir com carros diferentes, tem outro jeito.
Dá para as pessoas darem uma ajuda financeira para o colega do trabalho que dá carona. Assim, ele consegue te rum gasto menor com o combustível, por exemplo, o que já é bom.
3 – faça mais cotações do seu seguro
Outra dica muito bacana é fazer cotações online do seu seguro do carro. Porque muitas vezes você pode estar pagando por serviços que não fazem muito sentido para você. E hoje em dia as cotações são gratuitas, o que permite o estudo.
Vale a pena você cotar em seguradoras diferentes, adicionar condutores mais velhos, pensar em deixar o veículo em estacionamentos fechados, evitar deixar que passe a noite na rua e por aí vai. Até usar um rastreador pode baratear o seu custo com o seguro, também.
4 – tenha uma reserva para imprevistos
Agora, essa dica talvez seja a das mais incríveis que você vai ler hoje.
Todo mundo que tem um carro sabe que imprevistos podem acontecer. E mesmo que você tenha um seguro, às vezes, você tem que arcar com alguns gastos. Aliás, tem serviços que não são cobertos.
E isso inclui o alinhamento, balanceamento, rodízio de pneus, troca de óleo. Portanto, o dono do veículo deve ter uma reserva destinada para os gastos com o carro.
E por que isso ajuda a economizar dinheiro? Porque quando se tem o dinheiro à vista, para o pagamento à vista, você consegue obter desconto no pagamento.
Já no contrário, se não tem dinheiro, ou você terá que parcelar a compra ou vai ter que pedir empréstimo, o que seria péssimo para você, não é mesmo?
Por isso, ter um dinheiro reservado para os gastos do carro é sim uma ideia inteligente que se deve ter hoje em dia e isso pode representar uma boa economia de dinheiro, também. Inclusive, para os gastos com os impostos.
5 – análise qual carro você tem
Por último, a dica é você fazer um estudo para saber qual carro você tem. Alguns são mais luxuosos, espaços, bonitos e cômodos. No entanto, gastam mais combustível e tem impostos maiores, também.
Por isso, talvez não seja a melhor opção para você.
O que se deve considerar é que você pode ter um carro que seja útil para você, como para te guiar até o trabalho, por exemplo. Mas, para isso, não tem que ser um carro que gasta muito ou que corre muito ou que é lindo demais, precisa?
Você pode ter um carro popular, que geralmente é mais econômico e isso vai fazer diferença no fim do mês, quando você for abastecer o seu veículo.
Então, comece a estudar a possibilidade de ter um novo carro, que tenha um melhor custo-benefício.