A Caixa Econômica Federal é uma instituição financeira preocupada com o bem-estar dos seus clientes. Inclusive, por ser um banco representativo no país, ela sofre com temas como as fraudes. Ao passo que criou uma lista com os golpes bancários mais comuns. Conheça-os.
E leve em conta que existem ótimas dicas para evitar tais golpes, como as que vamos citar baixo. Para quem não sabe, todos os clientes da Caixa e de outros bancos estão suscetíveis a esses golpes bancários. Portanto, a melhor maneira de evita-los é justamente se prevenir.
Para terminar a introdução, saiba que não importa se você paga as suas contas em dia, se acabou de abrir uma conta na Caixa ou se só tem o cartão de crédito… Os golpes acontecem a partir de qualquer momento e são de vários tipos, como vamos ver a seguir.
1 – FALSO LINK
O primeiro dos golpes bancários mais comuns que a Caixa traz a tona é o chamado “Falso Link”. Ele tem sido bem comum mesmo por conta de ser praticado nos meios digitais, que tem sido um uso crescente na vida dos correntistas do banco.
A dica da Caixa é: “não clique em links enviados em nome da Caixa”. E o motivo é bem simples, a Caixa diz que não envia links por e-mail, nem mesmo por WhatsApp ou SMS. Assim sendo, a saída é ignorar tais mensagens que você recebe.
“Esses links podem ser vírus que podem contaminar o seu dispositivo com objetivo de roubar as informações pessoais ou bancárias do usuário”.
2 – COMPRA EQUIVOCADA
O próximo dos golpes é o da “Compra Equivocada”. Geralmente, por telefone, os golpistas se fazem passar por funcionários da Caixa informando sobre a compra equivocada de um valor elevado no cartão de crédito.
“Ao tentar confirmar os seus dados pessoais, a pessoa acaba dando ao golpista um número de cartão e o código de segurança, por exemplo”. E isso acaba sendo um grande problema porque o “bandido” acaba tendo tudo o que precisa para fazer uma clonagem do seu cartão.
3 – BOLETO FALSIFICADO
O “Boleto Falsificado” é outro golpe que nunca sai de moda, né. E a Caixa explica que “os códigos de barras de títulos de cobranças podem ser alterados pelos golpistas”. Assim sendo, as vítimas acreditam se tratar de uma cobrança real, o que não é verdade.
A dica é ficar bem atento aos boletos bancários que você recebe no e-mail e até mesmo pelos Correios. O ideal é sempre que desconfiar entrar em contato com a sua agência.
4 – EMPRÉSTIMO COM PAGAMENTO ANTECIPADO
Outro dos golpes bancários mais comuns é o do “Empréstimo com Pagamento Antecipado”. Nesse caso, as maiores vítimas são as pessoas que estão passando por dificuldade financeira e querem obter um empréstimo.
“A vítima é orientada a depositar um determinado valor em uma conta bancária”. No entanto, isso é proibido por lei e nem a Caixa e nem outro banco podem pedir depósitos antecipados para empréstimos. O Banco Central, inclusive, é quem proíbe a prática.
5 – BILHETE PREMIADO
Esse talvez seja o golpe financeiro mais antigo do mundo, né. Mas, vamos falar dele porque ele ainda acontece e mais comumente do que você poderia imaginar. Como funciona? A vítima é informada que ganhou em algum concurso ou sorteio.
Só que aí o golpista pede um valor para pagar impostos ou taxas antes de dar o crédito. Isso não existe, né. É preciso desconfiar, sempre, de situações como essa. Na dúvida, não excite em falar com o banco ou com a loteria que você jogou.
6 – DOAÇÃO IRREGULAR
Ainda que você não tenha falado desse golpe, saiba que ele também está entre os golpes bancários mais comuns. E por isso mesmo merece a sua atenção. É comum que golpistas se passem por ONGs ou creches para solicitar doações.
Se você pretende ajudar alguma instituição, a dica é ver a veracidade da conta bancária.
7 – FALSAS CENTRAIS
O 7º golpe que a Caixa cita é o das “Falas Centrais”. “Os golpistas entram em contato com os correntistas se passando por centrais de cartões ou do banco”. No entanto, as centrais verdadeiras jamais vão pedir senhas ou números de cartões, ok?
8 – GOLPE DO CARTÃO
Um dos golpes bancários de cartões é quando o criminoso oferece ajuda em autoatendimentos e troca, sem que o cliente perceba, os cartões. Para evitar isso, a única saída é evitar ajuda de estranhos.
E tem também o golpe da retenção do cartão. É quando o cartão fica preso em terminais como esses. E aí, o cliente acaba aceitando ajuda dos golpistas. O jeito é sempre ligar diretamente na Caixa, e o número certo é o 0800-726-0505.
9 – GOLPE DA TELA ABERTA
Acontece em caixas eletrônicos também. É comum que o cliente acabe não notando que alguém do seu lado pode estar vendo a sua senha que é digitada. Os criminosos, muitas vezes, se passam por atendentes da Caixa, inclusive.
10 – GOLPE DO MOTOBOY
O último dos golpes bancários mais comuns é o do Motoboy. “A Caixa não reconhece cartões destruídos. E se alguma empresa se oferecer para isso, não aceite porque é golpe”.
Em casos de suspeitas ou de golpes…
Se você foi uma vítima de algum golpe bancário com a sua conta da Caixa, o ideal é entrar em contato com o banco agora mesmo. O melhor canal é a central de atendimento ou a ouvidoria, que funciona através do 0800-725-7474.
Ou você também pode ir até uma agência da Caixa perto de você, sendo que dá para encontrar todas as agências do Brasil nessa página do banco.