3 conselhos financeiros para não ter medo de perder o emprego

27

Você tem medo de perder o emprego? Saiba que isso é normal, mesmo que não seja nada bom. É como ver o tanto de gente endividada no país: é comum, mas não é bom!

Então, pensando nisso, trouxemos aqui 3 conselhos financeiros para você não ter mais medo de perder o emprego. Mesmo que isso tenha sido comum nos dias atuais.

E ninguém aqui está dizendo que você não vai perder o emprego ou que vai perder o emprego. Isso pode acontecer mesmo que você seja o melhor funcionário da sua empresa ou o melhor funcionário do mundo.

Agora, se você estiver preparado para isso, então, você poderá ver na perda do emprego uma chance de alavancar a sua vida financeira, a chance de abrir um negócio, a chance de dar mais valor à família… Só que para ver o lado bom, você deve considerar os conselhos.

O Medo de Perder o Emprego

PROPAGANDA

Você já parou para se perguntar por que tem medo de perder o emprego? A gente costuma achar que é porque é quando a gente mais precisa que as coisas ruins acontecem, certo?

E pode até ser verdade.

Agora, você também deve concordar que se estiver preparado, então, nunca vai dar chance para o azar, correto? E a nossa ideia é justamente essa: estar preparado, ao menos, financeiramente para se um dia isso acontecer.

Basicamente, existem 3 motivos financeiros que podem agravar o seu medo de perder o emprego. Quer ver só? Se você tem compras parceladas no longo prazo dá medo. Assim como se você tem dívidas. E se você estiver sem nada na conta também.

Por isso, esses são os conselhos que trouxemos aqui que te farão estar mais preparado para uma demissão. Dessa forma, você não vai ficar dependendo do seguro-desemprego.

Ele é um direito seu e pode te ajudar e muito com esse momento difícil. Mas, se for a sua única renda, talvez não dê para pagar todas as contas, né?

Os 3 conselhos

  • Se você não tem compras parceladas, ótimo.
  • Se você não tem dívidas, melhor ainda.
  • Se você tem uma reserva, perfeito.

É simples assim. É dessa forma que você diminui, muito, o seu medo de perder o emprego. Então, o ideal é começar a fazer isso agora mesmo, antes que o pior aconteça, não é mesmo?

1 – Evite as Compras Parceladas

O cartão de crédito é o vilão? Nem sempre. Só que você não deve usá-lo como se o mundo fosse acabar amanhã. Porque amanhã, possivelmente, você pode ser demitido, né.

Então, evite parcelar as compras. Ainda mais parcelamentos longos, como de financiamentos de veículos ou imóveis. Uma boa ideia é juntar o dinheiro antes e comprar à vista – até mesmo porque isso garante descontos.

Agora, se você acha que não tem dinheiro suficiente para comprar à vista. Então, também não deveria parcelar a compra.

Mesmo que seja um celular, roupas, supermercado. Porque você vai ter que ganhar muito dinheiro no mês que vem para pagar a conta. E se não fizer isso, vai começar a ter dívidas.

2 – Evite as Dívidas

As dívidas são aquelas contas que acabamos não dando tempo de pagar… Logo, ficamos devendo, somos devedores, possivelmente, com o nome sujo no SPC ou no Serasa.

Então, como evitar as dívidas? São vários os jeitos, a se começar por evitar as compras parceladas. Mas, também dá para ter outras atitudes inteligentes.

Por exemplo, tem muita gente que tem dívida porque compra por impulso, sabia? Tem aqueles que tem dívidas porque gostam de ostentar e ter uma vida que não é a sua real vida. Outra forma é parar de comprar produtos que você não precisa.

Aí, tem uma dica inteligente aqui: sempre que tiver uma dívida, faça tudo para quitá-la o quanto antes. Mesmo que isso significa se esforçar muito, trabalhar muito, dormir pouco… Porque quanto maior a dívida e mais tempo demorar para pagar, pior será.

As dívidas têm juros que se acumulam. E ficam altos, insuportáveis, enormes. Então, evite-as ou se tiver, quite o quanto antes.

3 – Tenha uma Reserva de Emergências

Por último, saiba que essa dica aqui é o que realmente vai te fazer dormir bem todas as noites, sem o medo de perder o emprego.

E é bem simples entender os motivos.

Por mais que você tenha direito e receba o seguro desemprego, pode ser que ele não seja suficiente para arcar todos os gastos do seu dia a dia. E não é só isso.

Se você tem uma reserva, você pode se auto custear por mais tempo, além dos 6 meses que são pagos pelo seguro do governo.

Então, isso vai te fazer ter menos medo de perder o emprego. E mesmo que você tenha gastos mensais, como de água, luz e telefone, você conseguirá pagar as contas sem atrasos e sem entrar em dívidas.

Entendeu por que é tão importante ter a reserva?

E considere que essa reserva não precisa ser um valor milionário. Nada disso. Os especialistas recomendam que você tenha, ao menos, 6 vezes o seu gasto mensal.

Então, se você tem um salário de R$ 2 mil, saiba que ter um patrimônio de R$ 12 mil já é suficiente para dormir tranquilo todas as noites.

Agora, claro que se tiver mais do que isso, melhor ainda. Afinal, com mais segurança você vai estar se perder o emprego ou se algum imprevisto acontecer, como os casos de doenças graves, acidentes e outras coisas além da perca do emprego.

PROPAGANDA